28 de janeiro de…
1786 Antônio Vilaça da Incarnaçam comparece à Câmara de Taubaté e recorre de despacho que a mesma proferia sobre águas-ardentes, referindo-se ao estanqueiro Salvador Moreira de Oliveira. (Atas I, 149).
1808 Carta Régia abre os portos do Brasil ao comércio direto com as nações amigas. Foi assinada na Bahia pelo Príncipe-Regente D. João, depois rei D. João VI. (Rio Branco, Ef. p. 56).
1842 Portaria do governo estadual determina as divisas do Bairro Alto (Capela Curada) no município de São Luís do Paraitinga, limites esses confirmados pela Lei n.º 16 de 04/03/1842 que criou o respectivo distrito de Paz.
1883 Diante da notícia de que se pretende construir uma ponte sobre o Rio Paraíba em Quiririm a imprensa local bate-se pelo local chamado “Porto do Meio” que já foi local de travessia e fica mais próximo do centro da cidade, lembrando que se não deve descurar da manutenção da ponte de Tremembé que nos liga ao ubérrimo sul de Minas.
1883 Autoridades de Taubaté a que o Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Sobrinho serviu como escrivão e que lhe passam atestação de boa conduta: Dr. Emílio Theodoro Winther, delegado e sub-delegado de polícia; Joaquim Antônio de Camargo, delegado de polícia; Jordão Pereira de Barros, delegado de polícia por mais de uma vez; Francisco de Almeida Cabral e Francisco Augusto de Andrade Rosas, delegados de polícia, Mariano José de Oliveira Costa (Barão do Pouso Frio? Vulgo Mariano Moreira?) delegado de polícia, Antônio José Moreira de Castilho, delegado de polícia; Caetano José do Amaral, 1.º suplente de sub-delegado de polícia cargo que assumiu; José Guahyba Marcondes Varella, sub-delegado de polícia; José Rodolpho Monteiro, juiz de paz e sub-delegado de polícia; Victoriano Eugênio Marcondes Varella, delegado de polícia. Há ainda atestados passados pelos srs. Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves, formado em medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro e José Thomaz de Aquino que não indicam a função que exerceram.
1883 No Theatro São João realiza-se o concerto promovido pelo vereador bel. Joaquim Antônio de Camargo, com o concurso de D. Maria Sertan, maestro pindense João Gomes de Araújo, prof. José Bernardino e orquestra da Philarmônica Taubateense. Programa executado: 1 – Ouverture da ópera Muda de Portici; 2 – Aria “Corilla” de Campanone pela sra. Sertan (cantora); 3 – Aria alemã de Boehen executada a flauta pelo bel. Camargo que executou ainda variações da Marth de Reichert e uma fantasia de Folz sobre a ópera Moysés. A orquestra executou ainda um pot-pourri do Rigoletto, a ouverture de Nabucodonozor. A Senhora Sertan cantou ainda uma aria de “I due Foscari” e outra do Barbeiro de Sevilha. Em flauta os srs. bel. Camargo e Carlos de Campos executam variações para flauta e clarinete do Carnaval de Veneza. O maestro João Gomes de Araújo executa em violino a Sonâmbula de Lingelée. Na trompa o Sr. Justiniano Cézas executa variações e solos delicados de O Trovador, arranjos do bel. Camargo. A orquestra foi regida pelo prof. Bernardino Júnior, músico e violinista que muito tem cooperado pelo progresso musical da cidade (sic). Nos intervalos a banda dos menores executa peças de seu repertório no salão do Teatro.
1890 Chega a Taubaté o seu novo juiz de direito Dr. Virgílio Cardoso.
1891 É lavrada a escritura de compra pela Companhia Norte Paulista do patrimônio da Empresa Hidráulica Taubateana da sociedade Fernando de Mattos & C.ia a que sucede na exploração do serviço de abastecimento de água de Taubaté que está sendo instalado. A nova empresa foi fundada a 21 do corrente. Preço pago: 362:000$000.
1895 Morre, em Taubaté, o Sr. Thomaz de Paula Nogueira, filho do Sr. Paulino Nogueira, e de D. Maria Rosa Augusta Nogueira.
1905 Segue para São Paulo a fim de assumir o cargo de Ecônomo do Seminário Episcopal o sacerdote taubateano Mons. João Alves Coelho Guimarães.
1906 Contando apenas 45 anos de idade, Mons. José Marcondes Homem de Mello, vigário do Brás em São Paulo e que desempenhava ultimamente o cargo de vigário geral do bispa-do, é nomeado bispo da diocese do Pará. Nasceu em Pindamonhangaba e ordenou-se as-cerdote em 1883 no Seminário de São Paulo ao mesmo tempo que D. José.
1912 Na Catedral de Taubaté realizam-se os imponentes atos de ordenação sacerdotal dos diáconos Antônio de Almeida Lustosa e Vicente Prianti e a de diácono ao subdiácono Theodoro Kulczychy.
1913 O Sr. Manoel José de Mattos previne publi-camente os incautos contra o curandeiro Benedito de tal que trata curas, recebe adian-tadamente metade dos honorários e não aparece mais na casa do doente.
1913 No Taubaté Cinema da Praça da Catedral realiza-se espetáculo em benefício do Sr. Machado Conte conhecido por “Machadinho”, antigo empregado da Empresa de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé. Nos intervalos das sessões cinematográficas realizam-se renhidos combates de lança-perfumes entre rapazes e senhoritas da elite local.
1914 Noticia-se em Taubaté para o começo de fevereiro próximo o início do tráfego de bondes elétricos entre Guaratinguetá e Aparecida do Norte.
1914 Morre em Taubaté o Sr. Alberto Lorena, conferente da Estrada de Ferro Central do Brasil, irmão das Ex.mas Prof.as D. Marieta e D. Maria José Lorena.
1942 São rompidas as relações diplomáticas entre o Brasil e os países do Eixo (Berlim, Roma e Tóquio). (Folhas, encadernação).
1945 Divulga-se em Taubaté a recente nomeação do Dr. Paulo de Oliveira Costa para desem-bargador do Tribunal de Apelação do Estado, assinalando brilhantemente a nossa 1.ª representação na mais alta corte de justiça do Estado. O ilustre Dr. Paulo Costa formou-se em 1908 pela Faculdade de Direito de São Paulo. Foi promotor público em Bananal, Juiz de Direito em Iguape e Jacareí e Juiz de Direito Presidente do Tribunal do Júri.
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
Revejam ano de 1842, em relação ao rompimento diplomático, que ocorreu em 1942. Prof. Gilberto.
Comments are closed.