1888 A Câmara Municipal de Taubaté prorroga até 30 de junho próximo o prazo do art. 3.º da Resolução n. 35 de março de 1887 que obriga à colocação de calhas nos beirais de telhados; no mesmo prazo deverão ser construídas ou reconstruídas as calçadas. (O Liberal Taubateense).
1891 Recém-chegado do Rio de Janeiro, morre em Taubaté, vítima de febre amarela, o cidadão português Sr. Eduardo José de Souza, em casa do Sr. Germano de Vasconcelos, à Rua Visconde do Rio Branco, 80, cujo prédio é interditado por 3 dias. O sepultamento reali-zou-se com as devidas cautelas às 11 e meia da noite. Comparecem ao local autoridades policiais, presidente e médico do Conselho de Intendência Municipal que mandam proceder rigorosa desinfecção tanto no interior como fora do prédio. O óbito foi atestado pelo Dr. Winther. (Jornal do Povo).
1895 Na Festa de São Sebastião da capela do Tremembé transferida do dia 20 para hoje devido às chuvas oficia a banda de música “Lyra Taubateana”. (O Imparcial).
1895 Circula em Taubaté o 1.º número do jornal “O Popular” de propriedade do Sr. José Cândido Antunes de Toledo. Na redação está o Prof. Antônio José Garcia. (O Imparcial).
1895 No exercício do cargo de delegado de polícia de Taubaté acha-se o capitão Manoel Alves Moreira da Costa. (O Imparcial).
1897 É nomeado correspondente consular da França em Taubaté para a região compreen-dida entre Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes o Sr. Jorge Cahen, negociante nesta cidade. (Diário de Taubaté).
1897 Na alfaiataria da firma Morelli & C.ia é exposto um retrato do falecido cidadão taubateano Sr. José Gabriel Monteiro, progenitor do c.el Augusto César Monteiro, obra do laureado artista Luiz Teixeira. (Diário de Taubaté).
1898 À mesma hora e lugar do costume realizam-se eleições da Loja Maçônica Triunfo, Honra e Verdade de Taubaté. (Diário de Taubaté).
1898 O venerando Visconde de Aguiar Toledo, abastado fazendeiro e capitalista em Bananal, visita em Taubaté o seu genro Barão de Almeida Valim. (Diário de Taubaté).
1901 Realizam-se as solenidades de inauguração do Jardim Público do Largo da Estação que passa a se abrir (cercado como é de grades de ferro) ao público das 4 h. da manhã às 7 da noite, ao som do Hino Nacional executado pelas duas Corporações Musicais “João do Carmo” (Paraguaio) e “Philarmônica Tauba-teense” (Ursos) que depois passam a tocar alternadamente. (Jornal de Taubaté).
1910 Vão adiantados os serviços de construção de sarjetas na Rua Duque de Caxias com o seu novo alinhamento entre a Rua Jacques Félix e Praça Mons. Silva Barros. (O Norte).
1914 Morre, em Taubaté, D. Thereza Etelvina Machado, sogra do Sr. Daniel Martuscelli. (O Norte).
1946 Tomam posse na Catedral Provisória de Taubaté (Igreja do Rosário) os membros da nova diretoria da Federação das Congregações Marianas da diocese: Assistente do P.e Diretor Sr. Evandro Campos; Presidente: Anselmo F. de Moura; vice: Benedito Silveira Morais, secretário José Augusto Luz; Tesoureiro: Pedro da Silva Peixoto. Do Conselho fazem parte todos os presidentes das Congregações Marianas da diocese. (Taubaté Jornal).
3 Comments
estou à procura de exemplares (microfilmes, etc.) do jornal “O popular”, de taubaté, do ano de 1932, que antecedia o início da Revolução de 1932.
Meu avô era diretor do jornal à época (Arthur de Toledo y Tomassini)
Apreciaria muito receber um retorno positivo, desde já agradecendo a atenção.
Só a título de curiosidade, nessa época, segundo consta, houve na região de Taubaté uma reorganização dos limites territoriais de São Paulo, o que me interessa muito confirmar.
Muito agradecido.
Marcelo Tomassini
Bom dia Marcelo,
que satisfação saber de seu interesse pelo “O Popular”, ainda mais sendo neto de Arthur de Toledo.
Não podemos afirmar com absoluta certeza, mas o jornal está completo na hemeroteca do Arquivo Municipal.
Se você estiver em Taubaté, o acesso é muito fácil: basta ir ao Museu e acessar o Arquivo. Lá estão guardados os jornais que, mediante um protocolo de pedido, poderá fazer cópias fotográficas. É muito rápido e o pessoal de lá é bastante atencioso.
Estamos curiosos sobre a informação que passou. Em momento algum passamos por algum dado sobre a reorganização territorial de Taubaté. Se isso se confirmar envie seu estudo para cá. E, se for de seu interesse, teremos imenso prazer em publicá-lo
Se preferir: angelo@territoriodigital.com.br
Ficamos no aguardo.
Att.
Sr. Angelo ( ” angelo@territoriodigital “)
Fico duplamente agradecido pela vossa resposta.
Procurarei sim na hemeroteca.
Porém, não estou em Taubaté, mas sim em Rio Claro/Sp, acredito que uns 250 quilometros da Taubaté…
Mas, quilômetros não são nada, face a anos de história.
Acredito que a questão das terras, da qual houve a participação de Getúlio Vargas, tem a ver com a famosa foto citada por Antonio Mello Júnior, no livro “Imprensa Taubateana”, cuja versão impressa gostaria de ter acesso também (já acessei a versão digital).
Caso tenha maior interesse, meu e-mail é: tomassini.marcelo@gmail.com
Muito agradecido pela atenção!!!
Marcelo Tomassini
Comments are closed.