1877 Voltam de sua viagem aos Estados Unidos e à Europa o Imperador D. Pedro II e a Imperatriz D. Teresa Cristina, terminando a 2.ª regência da princesa Imperial D. Isabel. (R. Br. 457).
1883 Chega a Taubaté o Visconde do Bom Retiro, hospedando-se em casa do Dr. Pereira da Fonseca, seu velho amigo. (Gazeta de Taubaté).
1883 É sepultada em Taubaté D. Maria José Ramos da Silva, enferma há 3 anos, com pouco mais de 15 anos, filha de D. Rosa Ramos da Silva, neta de D. Maria Justina Ramos Lopes e sobrinha dos Srs. Manoel Lopes de Leão Ramos e João Gualberto Lopes de Leão este sacristão da Igreja Matriz. (Gazeta de Taubaté).
1883 O Sr. Domingos Valente desconta bilhetes da loteria da corte em seu estabelecimento à Rua Marques do Herval, 99. (Gazeta de Taubaté).
1884 Morre em São Paulo, D. Benta Monteiro Guimarães, esposa do Dr. Antônio Monteiro Guimarães por alma de quem o Sr. Ignácio Mariano da Costa Vieira, sua esposa D. Benedita Cândida da Costa Vieira e filhos José Carlos de Almeida Costa, Paulino Costa Vieira e Octaviano Costa Vieira mandam celebrar missa. (Gazeta de Taubaté).
1884 O escrivão de órfãos Manoel Vaz de Toledo Jr. anuncia acharem-se em arrematação, para o que recebe propostas que serão abertas amanhã, os escravos, do filho do finado Antônio José Alves Monteiro, seguintes: Rita de 42 anos avaliada por 500$, Júlio de 22 anos avaliado por 800$ e José Filho de Rita avaliado por 700$ com 17 anos. (Gazeta de Taubaté).
1886 Mudança de horário de trens na Estrada do Norte (São Paulo – Rio) provoca protesto da imprensa taubateana que entre outras coisas diz que a estação do Quiririm foi criada para o fim especial de ser ali o entroncamento de trens e que, entre outros taubateanos entusiastas, o Sr. Francisco Alves Monteiro foi um dos incorporadores da E. F. São Paulo-Rio de Jambeiro. Parece que na época o Dr. Francisco de Paula de Toledo era o proprietário das terras de um e outro lado da linha da E. F. em Quiririm em grande extensão longitudinal. (Gazeta de Taubaté).
1886 Encontra-se em Taubaté, muito doente o Côn. João Alves Coelho Guimarães, reitor do Seminário Episcopal. (Gazeta de Taubaté).
1886 De volta da corte está em Taubaté o comer-ciante Balthazar da Costa Bastos, com novo suprimento para seu estabelecimento. (Gazeta de Taubaté).
1886 No Bairro do Piracangaguá (que parece ficar além da Independência – Caveiras) há 10 olarias lançadas. (Gazeta de Taubaté).
1886 O Sr. Francisco Gomes de Araújo Sobrinho é procurador da Câmara. (Gazeta de Taubaté).
1886 “Ao Café de Java”, restaurante da Rua do Patrício, de Freitas & Cia publica sua tabela de preços: almoço ou jantar a 1$000, 20 espécies diferentes de bifes, sendo os mais caros os seguintes: bife imperial e bife “flambeaux” a $500; há outros denominados a “Carvalho”, a “Junita”, a “Sarah Bernhardt”, a “Jardineira”, a “Queiroz”; filés desde400 a 3$000, frango recheado a 1$000; Omeletas a fenise (2 ovos) 200 rs. Omeletas a cognac 2$000 e Omeletas de açúcar a 2$000. Pensionistas a 25$000 no restaurante e 30$000 fora. (Gazeta de Taubaté).
1897 Morre em Taubaté D. Izabel Maria Vaz Lobo da Câmara Leal, irmã dos Drs. Euzébio Inocêncio e Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal. (Diário de Taubaté).
1897 Em reunião à Rua de Duque de Caxias, 38, na residência do eng. Dr. Fernando de Mattos, eleitores e outros por cartas procedem à eleição do diretório político do Partido Republicano Federal de Taubaté que fica constituído dos seguintes membros: eng. Fer-nando de Mattos, ten. c.el João Batista, Alves Mourão, cap. João Xavier da Silveira, ten. José Gomes de Assis Camargo e Ladislau Fer-nandes de Oliveira. Para delegado junto à Convenção do Partido foi escolhido o Dr. Fernando de Mattos. (Diário de Taubaté).
1900 Nasce o prof. Gentil Eugênio de Camargo Leite. (O Norte, 25/9/1927).
1901 Morre, em Taubaté, às 6:30h., seis horas e meia da tarde, o Dr. Miguel Bernardo Vieira de Amorim. Dona Maria Gertrudes de Mattos Amorim (esposa), cap. José Daciano Vieira de Amorim (irmão) e sua mulher ausente, Adelaide Cândida Burlamaqui, marido e filhos, Manuel Augusto Vieira de Amorim (tio) ausentes, José Nogueira de Mattos, major David Lopes Nogueira de Mattos, Maria José de Mattos e Miguel Bernardo Vieira de Amorim Sobrinho, mandam celebrar missa de 7º dia a 2 de outubro na Igreja Matriz. Era natural da cidade do Recife onde nasceu a 31 de outubro de 1839, filho do Dr. José dos Anjos Vieira de Amorim e de D. Maximila Joaquina Mendonça de Amorim. A 12 de novembro de 1861 bacharelou-se em direito pela Faculdade do Recife, sendo logo depois nomeado 2.º suplente de delegado de polícia da capital de Pernambuco onde ocupou também o lugar de suplente da 2.ª vara de Juiz Municipal. Em 1862 foi nomeado Juiz Municipal e de Órfãos do termo da cidade de Caruaruem Pernambuco. Aos 7 de janeiro de 1866 foi eleito pelo Partido Liberal deputado provincialem Pernambuco. Em 1876 foi nomeado Juiz Municipal do termo de Taubaté. Em 1878 obteve nomeação para juiz de direito da Comarca de São Matheus no Espírito Santo onde também exerceu os cargos de chefe de polícia e de 2.º vice-presidente da província. Em 1885 foi removido da Comarca de São Matheus para a de Tatuí neste Estado, e em 1887 desta Comarca para a de Caruaru. Exerceu ainda o mesmo cargo na Comarca de Vitória no Espírito Santo que deixou por ter sido declarado em disponibilidade devido a nova organização da magistratura no Estado. Fatigado fixou residência em Taubaté onde abriu escritório de advocacia. Era casado com D. Maria Gertrudes de Mattos Amorim de tradicional família taubateana. Morreu onde morava, na Rua Duque, esquina do Largo da Matriz, onde está hoje (1969) uma loja de fazendas em frente ao Café Paris. A casa tinha frente para a Rua Duque. (Major Carrinho). (Jornal de Taubaté).
1905 Em sua residência é operado o Sr. Manoel Vaz de Toledo Júnior (2.º tabelião local) pelos Drs. Urbano Figueira, auxiliado pelos Drs. Grana-deiro e Camargo. (Jornal de Taubaté).
1910 O Inspetor Escolar prof. Aristides Macedo assume a direção do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” em virtude da exoneração do prof. Edésio José de Mello que será substituído pelo prof. Pio Telles Peixoto, adjunto do G. E. da Lapa em São Paulo. (O Norte).
1910 A agência do correio em Taubaté passa a funcionar no palacete do capitão Carlos Adolpho Leonardo, à Praça da Catedral, 159. (O Norte).
1912 O Sr. José da Silva Bastos, estabelecido à Rua 15 de Novembro, 108 com nova indústria de “Tintas Bastos” presenteia a redação do jornal local “A Federação” com um boião de superior tinta de escrever de sua fabricação. (A Federação).
1912 Morre, em Caçapava, o ten.-c.el Teodoro Pereira da Silva com 78 anos de idade, natural de São Luís do Paraitinga e que lá naquela cidade para onde se mudou muito moço ocupou diversos cargos públicos e relevantes serviços prestou no tempo do Império. (A Federação).
1913 Morre em Taubaté a Ex.ma Sr.a D. Maria dos Santos Camilher Porto, progenitora do Sr. Antônio dos Santos Camilher proprietário e comerciante na cidade. Contava 84 anos e era natural de Ubatuba, viúva do Sr. Antônio dos Santos Porto, deixando numerosa prole. (A Federação).
1945 No Taubaté Country Club realizam-se as cerimônias de entrega de emblemas aos veteranos da Companhia Telefônica Brasileira desta região. (Nossa Terra).
1947 O Prefeito Municipal de Taubaté Sr. Oswaldo Costa reúne em seu gabinete pessoas representativas de todas as classes para constituição de comissões encarregadas das comemorações das solenidades da “Semana da Criança” nesta cidade, em cujo encerramento se conta com a presença do Dr. Ademar de Barros, governador do Estado e de D. Leonor de Barros. (Taubaté Jornal).
1947 Na Delegacia Regional de Ensino local, com a presença de professores, o Dr. Octacílio Blois realiza palestra sobre a defesa e conservação do solo. (Taubaté Jornal).
1947 Encerra-se em São Paulo o Congresso de Ação Católica promovido pelo Liceu Coração de Jesus de cujos trabalhos participou, tendo presidido várias seções o Ex.mo Sr. Dom Francisco Borja do Amaral, bispo de Taubaté, acompanhado do Rev.do P.e João Maria Raymundo da Silva. (Taubaté Jornal).
1948 Tramita pela Câmara Municipal de Taubaté projeto de lei do vereador Newton Câmara Leal Barros autorizando um auxílio de Cr$300.000,00 às obras da Catedral de Taubaté. (Taubaté Jornal).
1948 Noticia-se o falecimento em Tremembé do Sr. Manoel Alves da Silva, jornalista de “O Globo”, casado com a Sr.a D. Ofélia Ronconi da Silva. Foi sepultado em Taubaté. Em Jacareí faleceu o Sr. Guido Martins Moreira, diretor do Preventório Jacareí. (Taubaté Jornal, sem mencionar data dos falecimentos).
1948 Noticia-se em Taubaté a aquisição por César Ladeira de equipamento completo de rádio televisão para a primeira emissora de televisão da América Latina. (Taubaté Jornal).
1964 Lei n.º 812 constitui em autarquia a Faculdade de Medicina de Taubaté, criada pela Lei n.º 701 de 22/4/1963.
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
1 Comment
Fiquei muito feliz em encontrar o nome do meu bisavô em uma notícia de 1883. Manoel Lopes de Leão Ramos, que eu tenho conhecimento, foi um dos primeiros educadores do Vale do Paraiba, filho de Capitão Mór. Tenho recorte do falecimento de meu avô Bento Lopes de Leão Ramos, datado de 1951, no qual fala da origem da família.
Se alguém tiver interesse ou alguma ligação com a nossa família, gostaria que entrasse em contato comigo.
11- 955770289 vivo
11- 993218645 claro
11 986926463 tim
Comments are closed.