1845 Nasce, em Pindamonhangaba, Manoel Ribeiro Marcondes. (Folhas, encadernação).
1876 Realizam-se festas na capelinha do Coração de Jesus, em Taubaté, na Rua Marquês do Herval. O major Carrinho conheceu esta capela, ficava depois da casa do Abud. (A Imprensa).
1888 Toma posse do cargo de Presidente da Província de São Paulo o Dr. Pedro Vicente de Azevedo. (Diário Paulista).
1890 Com 110 anos morre, em Taubaté, no bairro do Cavarucangüera o Sr. Antônio Alves da Silva, viúvo. (Jornal do Povo).
1898 Morre repentinamente, em Taubaté, sendo sepultado no cemitério do Convento de Santa Clara o advogado do foro local Dr. João José de Moura Magalhães diretor do Instituto Santa Teresa, internato e externato misto aqui existente. (Diário de Taubaté).
1901 No salão da Câmara Municipal de Taubaté realiza-se nova reunião, agora para discussão dos estatutos da Sociedade Literária e Recreativa de Taubaté, em organização, e que se supunha fosse chamar Club Progressista. (Jornal de Taubaté).
1901 Ao Dr. João Corsino, promotor público de Taubaté, são concedidos 35 dias de licença. (Jornal de Taubaté).
1901 Noticia-se a aprovação com distinção no 5.º ano da Escola Politécnica do Dr. Contitinentino Guimarães, sendo a 2.ª distinção que recebe, além de outras, no curso preparatório. (Jornal de Taubaté).
1904 Nos termos do regulamento da lei orgânica dos municípios, a Câmara Municipal de Taubaté dá a seu Intendente os poderes para nomear, demitir, suspender e remover os seus empregados, a bem da arrecadação e boa fiscalização dos impostos. (Jornal de Taubaté de 24/01/1905).
1905 Noticia-se, em Taubaté, o falecimento em São Paulo do Sr. Antônio Salmias que por longos anos exerceu no fórum local a profissão de solicitador, pai do Sr. Licínio de Melo, taubateano. (Jornal de Taubaté).
1905 O Cônego João Ozório Marcondes, vigário de Serra Negra, visita Taubaté, sua terra natal. (A Verdade).
1905 No Largo de Sant’Ana realiza-se a queima de artística armação de fogos de artifício, trabalho do Sr. Manuel Leitão. (Jornal de Taubaté).
1906 No “Prado Pindamonhangabense” em Pinda-monhangaba realiza-se a 2.ª Exposição Regional em que, entre outros expositores, são premiados o Sr. Alexandre Miné e a Cia. Taubaté Industrial. A 1.ª Exposição Regional foi realizada a 24 de maio de 1905. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 146/147).
1906 Realizam-se, em Tremembé, as solenidades de inauguração da Capela de Nossa Senhora da Guia com a participação da banda de música Philarmônica Taubateense que chegou na véspera, percorreu as ruas da cidade e foi homenageada pelo chefe político local Sr. c.el Antônio Monteiro Patto com um cálice de vinho do Porto.
A Capela foi mandada construir pelo Sr. Bento Barbosa de Queiroz, delegado de polícia da Vila, e a imagem de Nossa Senhora da Guia foi oferecida pelo Sr. Benjamim Monteiro Coelho da Silva. (O Norte).
1906 Instala-se, em Pindamonhangaba, a Exposição Regional de Animais e Produtos Agrícolas e Industriais em que a Companhia Taubaté Industrial é premiada com Medalha de Ouro. (O Norte de 28).
1940 O Sr. Nélson de Oliveira Pinto, da Delegacia de São Paulo, informa a próxima instalação em Taubaté, à Rua Marquês do Herval, 640 de uma agência do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transporte e Cargas – IAPETC. (O Momento).
1940 Divulga-se a notícia de que o Sr. Álvaro Marcondes de Matos, Prefeito Municipal de Taubaté, entrou em entendimentos com a empresa de eletricidade com o objetivo de remover os postes de iluminação dispostos no meio das nossas ruas. (O Momento).
_____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu