1738 Morre na cidade da Bahia, onde nascera a 3 de maio de 1660, Sebastião da Rocha Pita, autor da “História da América Portuguesa”. (Rio Branco, Efemérides, p. 513).
1782 A requerimento do Juiz de Órfãos, Francisco Rodrigues Moreira, a Câmara Municipal de Taubaté nomeia Gabriel de Araújo Torres para Tesoureiro do Cofre de órfãos. (Atas I, 73).
1874 Por proposta do vereador Comendador Moura e Costa, a Câmara Municipal de Taubaté resolve substituir o nome da Rua Rodrigues Arzão pelo de Dr. Souza Alves, em reconhecimento pelos serviços prestados pelo Dr. Antônio Teixeira de Souza Alves, médico diretor do Hospital de Taubaté, durante a epidemia de varíola. Na noite seguinte os moradores dessa rua iluminam e embandeiram as frentes de suas casas e seguidos de banda de música dirigem-se à casa do homenageado que é saudado pelo cap. Caetano José do Amaral e Alfredo d’Almeida, redator proprietário de O Paulista. (O Paulista – Livro de Atas – Tomo IV – p. 192).
1887 Passa por Taubaté, almoçando no hotel da Estação da Estrada de Ferro Central, o Bispo de Goiás, com destino à Corte, vindo em sua companhia Mons. João Alves Coelho Guimarães. (Diário Paulista).
1887 Segue para São Paulo o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, proprietário e redator chefe do Diário Paulista, jornal que se publica diariamente em Taubaté. (Diário Paulista).
1891 Um pugilo de taubateanos reunidos em Assembléia resolvem fundar a Sociedade Edificadora Progresso. (O Momento de 2/11/1941).
1905 O cemitério da Venerável Ordem Terceira esteve aberto até às 18:30h e o municipal até às 21:00h devido ao movimento do dia de finados. (Jornal de Taubaté).
1906 Morre, em São Paulo, a veneranda taubateana D. Paulina Rosa de Jesus Siqueira, progenitora do Rev.mo Pe Dr. João Batista de Siqueira, lente catedrático do Seminário Episcopalem São Paulo. (O Norte).
1918 Por motivo da epidemia de gripe espanhola o Dr. Maximiano Azevedo, Inspetor Sanitário, proíbe em Taubaté as tradicionais romarias aos cemitérios da cidade que se conservam fechados. (O Norte).
1920 O arrojado aviador paulista Edu Chaves em excursão aérea do Rio de Janeiro a Buenos Aires devido ao mau tempo é obrigado a aterrar no Bairro do Crispim em Pindamonhangaba, em propriedade do Sr. W. Oscar Perrenoud donde prossegue depois. (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – Efemérides do fim do livro p. 103).
1940 Morre em Taubaté onde residia há vários anos o Sr. Pedro Negrini primo do Sr. Amaro Negrini, deixando numerosa descendência. (O Momento).
1947 Noticia-se o falecimento em Taubaté de D. Imídia da Costa e Silva, progenitora do prof. Juvenal da Costa e Silva, secretário do Centro Municipal da Legião Brasileira de Assistência e velho educador. (Taubaté Jornal).
1947 O Rev.do P.e José Luiz Pereira Ribeiro é nomeado para lente da cadeira de Filosofia do Colégio Estadual de Taubaté. (Taubaté Jornal).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

