10 de janeiro de…

 10 de janeiro de…

1869   Morre, em Taubaté, D. Anna Justina da Trindade casada com o Sr. José de Souza Vieira, progenitora do vigário Bento Antônio de Souza e Almeida, José Ignácio de Souza e Almeida, Joaquim Moreira de Souza e Almeida e Francisco Ignácio de Souza e Almeida. (A Imprensa de Taubaté).

 

1870   Abrem-se as aulas do Colégio de Meninas de D. Thereza Emília Franco com Externato e Internato (20$000 por mês). Ensina a ler e escrever por 3$000 por mês; costura bordado e crochê a 2$000; música, canto e piano ou violão a 8$000.

 

1876   Morre, em Taubaté, D. Joaquina Maria de Gouveia, solteira, natural de São Luís do Paraitinga, com 50 anos de idade, com uma fortuna superior a 200 contos de réis, proprietária de uma fazenda no Bairro do Pamonã no  termo (município) de Taubaté, com cultura de café e muitos escravos, sem testamento. (A Imprensa de Taubaté).

 

1884   O público apela para o c.el Jordão Pereira de Barros, gerente da companhia de bondes urbanos puxados a burro, para que determine a permanências do bonde por mais alguns minutos na estação da estrada de ferro após a chegada dos trens a fim de que os passa-geiros que desembarcam tenham tempo de se desembaraçar de bagagens e cumprimentar amigos e pegar a condução para o centro da cidade. Principalmente agora que para aqueles lados há mais movimento com a instalação do gasômetro e da fábrica de tijolos a vapor. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O ilustre taubateano Dr. Francisco de Paula Toledo, autor da “História do Município de Taubaté” (uma das mais antigas publicações no gênero de que se tem noticia, pois só se conhece uma única anterior) é eleito sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   D. Isabel Maria Marcondes do Amaral em regozijo pela formatura de seus sobrinhos Drs. Antônio Augusto Moreira de Toledo e Francisco Eugênio de Toledo liberta, sem condições, sua escrava Mathilde que durante 4 anos serviu esses estudantes em São Paulo. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O armador Sr. Capitão Luz Sobrinho fez gratuitamente ao hospital de Santa Isabel 50 enterros de indigentes durante o ano de 1883. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. João Baptista Gitirano Costa encarrega o cirurgião Numa Pompílio, médicos no Ceará, de fazer a distribuição gratuita de leite de alveloz com que vem conseguindo a cura do câncer e para evitar explorações e falsificações. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Os Srs. Almeida & Bentim mudam seu estabe-lecimento fotográfico para a rua Marquês do Herval, 144. Fixaram residência em Taubaté o ano passado. Tiram fotografias a crayon por 10$000 e a aquarela por 20$000 cada um. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A imprensa taubateana pede providências ao Juízo de Órfãos com relação ao grande núme-ro de meninos vagabundos que perambulam pela cidade enquanto a freqüência nas escolas é reduzida, precisando, a Marinha, de gente. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O Dr. José Francisco Monteiro, de volta de sua  viagem à Europa põe os seus préstimos de medico à disposição de seus clientes em sua residência no Largo Dr. Barbosa de Oliveira das 7 à 8 h. da manhã e das 2 às 3 da tarde, aceitando recados nas boticas dos srs. José Pedro Malhado Rosa e Carlos Adolpho Leonardo. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   Reabrem-se as aulas do Colégio Coração de Jesus (internato e externato) dirigido pelo Rev.do P.e Antônio Firmino. (O Imparcial).

 

1895   Dom José Pereira da Silva Barros é operado de um tumor na face pelos médicos Drs. Emílio Winther, João Urbano Figueira, Cata Preta e Domingos Gonçalves Barata. (O Imparcial).

 

1895   A cadeira da escola do bairro do Piracangaguá é regida pelo prof. Bento Vieira de Moura. (O Imparcial).

 

1898   Reabrem-se as aulas do Colégio União, do Prof. José Ramos Ortiz, onde também leciona D. Maria Carlota Malhado Quirino. Extinto o internato e suspensas as aulas do curso secundário mantém curso preliminar a 25$000 por trimestre e também se reabrem as aulas do Colégio Sagrado Coração de Jesus, para meninos, sob a direção dos Padres Antônio do Nascimento Castro, Antônio Firmino Vieira de Araújo e Antônio Gomes Vieira. (Diário de Taubaté).

 

1898   Segundo aviso do Diretor João José de Moura Magalhães começam as aulas do Instituto Santa Teresa. (Diário).

 

1905   José Bento Monteiro Lobato, assinando-se M.L. entra para o corpo de colaboradores do  Jornal de Taubaté, órgão do Partido Republicano que aqui se publica diariamente e que o saúda e anuncia assim: “Um talento de elite, um forte intelectual, literato pujante e festejado… primeiro vencedor do concurso literário da Revista ‘11 de Agosto’”. Primeira colaboração sai a 11 de janeiro, amanhã, sob o título “Alvorada de uma Artista” sob a aprovação de D. Georgina Andrade no 3.º ano da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro sob a direção do Prof. Henrique Bernardelli. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A agência consular da Itália a cargo do cap. Rosalbino Santoro muda-se da Rua Visconde do Rio Branco para a Rua Dr. Emílio Winther, esquina do Largo do Rosário (sobrado). (Jornal de Taubaté).

 

1905   Circula em Taubaté o “Almanack Ilustrado de Taubaté” editado pelos Srs. Rabello & Cia à Rua C.el Jordão e é a primeira publicação no gênero em Taubaté, com cerca de 90 gravuras de vista da cidade, de homens proeminentes, quadros, etc. (Jornal de Taubaté).

 

1910   De 1926 a 1937 chama-se Santuário de Santa Teresinha. Sai a luz o hebdomadário católico “O Lábaro”, fundado por D. Epaminondas Nunes D’ Ávila e Silva, 1.o Bispo de Taubaté. Redação: Rua do Sacramento junto ao Palácio Episcopal. (O Lábaro).

 

1913   O Dr. Paulo de Moraes Barros, Secretário da Agricultura do Estado, despacha favoravel-mente pedido dos srs. Tenente Ottoni de Mattos e capitão Virgilio Cabral para concessão de uma estrada de ferro eco-nômica de Pindamonhangaba a São Luiz do Paraitinga. (A Federação).

 

1913   O srs. Dr. Francisco de Assis Corsino e Gabriel Nogueira se inscrevem e se candida-tam em concurso de provimento de cargo no Cartório do 1.º Ofício local, vago por desistência do funcionário titular. (A Federação).

 

1913   Procedente do Rio de Janeiro onde concluiu o 1.º ano da Faculdade de Medicina se encontra em Taubaté o Sr. Francisco Marcondes Vieira, filho do ten. c.el Alfredo Cândido Vieira, comissário de café na praça, filiado ao partido republicano. (A Federação).

 

1913   Em visita a pessoas de sua família encontra-se  em Taubaté o distinto e novel medico Dr. Paulo Domingues de Castro, filho do abastado agricultor em São Luiz Paraitinga, c.el Manuel Bento Domingues de Castro. (A Federação).

 

1913   À Praça. da Catedral n. 5 está estabelecida a Casa Lotérica de F. Nogueira & J. Fernandes. Os bilhetes da loteria federal com prêmios de 40 e 100 contos são vendidos a 10$ inteiros e 1$ a fração. Os da loteria estadual com prêmios de 20 contos por 1$800 e de 40 contos por 4$000. (A Federação).

 

1913   O Sr. José Vasconcelos Judice, diplomado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro tem uma clínica dentária montada à rua Marquês do Herval, 185. (A Federação – anúncio).

 

1913   Em visita a pessoas de sua família encontra-se em Taubaté o distrito móvel médico; Dr. Paulo Domingues de Castro, filho do abastado agricultor em São Luís do Paraitinga, c.el Manuel Bento Domingues de Castro. (A Federação).

 

1913   Sob a presidência do juiz de direito Dr. Francisco Cardoso Ribeiro instalam-se os trabalhadores da Comissão de Revisão de Alistamento Eleitoral do município que funcionará às segundas, quartas e sábados no Fórum. (A Federal).

 

1913   Morre, em Taubaté, no bairro do Quilombo o negociante Francisco Ferreira Cabral. (A Federação).

 

1914   O delegado de polícia de Redenção proíbe a dança Moçambique, que diversas pessoas executavam na rua para gáudio da população. (O Norte).

 

1914   A Associação Artística e Literária de Taubaté inaugura a oficina de funileiro do seu Liceu de Artes e Ofícios, onde já se acham em funcionamento as de sapateiro e alfaiate. (O Norte).

 

1926   Morre, em Taubaté, o ilustre clínico Dr. Francisco de Castilho Marcondes aqui nascido a 09/02/1890, filho do Dr. Francisco Ignácio de Moura Marcondes, médico e fazendeiro, e de D. Maria Angélica de Castilho Marcondes e sobrinho do Dr. Pedro Costa então deputado federal por São Paulo. Era casado com D. Francisca Rocha de Castilho Marcondes. (O Lábaro).

 

1938   Funda-se, em Taubaté, o Jornal “Taubaté Country Club” órgão oficial do referido clube local. (O Momento).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

almanaqueurupes

1 Comment

  • Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Comments are closed.