4 de junho de…

0
Share

1890   O Dr. Prudente de Moraes, presidente do Estado, assina decreto aposentando o professor Olympio Catão que a 11 de novembro de 1893 a despeito de seu precário estado de saúde voltaria ao serviço ativo como Inspetor Literário do 10º distrito constituído dos municípios de Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Redenção, Jambeiro e Buquira. O decreto de aposentadoria reconhece bons serviços prestados e a volta ao serviço se deu na administração do Dr. Cesário Motta Júnior na Secretaria do Interior, antigo e valoroso chefe de propaganda republicana. Aposentou-se com 20 anos de magistério por motivo de saúde. (O Imparcial de 13/02/1895 – relatório Inspetor).

 

1891   Realizam-se em Taubaté eleições para as vagas deixadas no Congresso Nacional pelos Srs. Rodolpho de Miranda e Dr. Luiz Pereira Barreto, a que se candidatam o próprio Rodolpho Miranda (reeleito) e o Dr. Jesuíno Ubaldo Cardoso de Mello. Nem a 6.ª parte do eleitorado compareceu dado o desinteresse da eleição em que foram computados 361 eleitores ou votos para o Dr. Jesuíno, quando há 1830 eleitores em Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1895   Realiza-se, em Taubaté, o sepultamento do Sr. João Alves de Siqueira, irmão do Sr. José Alves de Siqueira, negociante na praça. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, o Sr. Quirino Moreira dos Santos (missa de 7.º dia a 11). (O Popular).

 

1896   O Club Familiar de Taubaté realiza reunião extraordinária em que cogita da mudança de seu nome para Club Republicano. ( A Zagaia).

 

1901   O Sr. Francisco Pestana Júnior é nomeado interinamente Fiscal da Câmara Municipal. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Teatro São João realiza-se espetáculo do Grupo Dramático Taubateano com o drama “Leonardo, o pescador”, e a comédia “Quem o alheio veste…” em benefício dos pobres de São Vicente. (A Verdade).

 

1905   O Sr. José Augusto Marcondes de Mattos tendo deixado de substituir o Dr. Juiz de Direito (José Martins Bastos) reassume o exercício do cargo de 1.º juiz de paz de que é titular. (Jornal de Taubaté).

 

1914   O Sr. João Baixo Filho comunica à Câmara Municipal de Taubaté ter assumido o cargo de Encarregado-Chefe da Estação Telegráfica desta cidade. (O Norte).

 

1914   A Irmandade de São Benedito de Taubaté, por seu secretário, pede à Câmara Municipal autorização para fechar provisoriamente o terreno do seu cemitério na Boa Vista, contíguo ao cemitério municipal, com cerca de arame, onde pretende construir uma capela. (O Norte).

 

1914   As Comissões de Justiça e Fazenda da Câmara Municipal opinando por que se faça um aditamento ao contrato vigente com a Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio no tocante à prorrogação de prazo para inaugurar a iluminação elétrica à usina hidráulica, em Taubaté, pois a usina a vapor já foi inaugurada.

 

1927   Morre, em Taubaté, com 75 anos D. Maria da Piedade M. Varella viúva do Sr. Dr. João Batista M. Varella, progenitores do Dr. Carlos Varella, deputado estadual e médico residente em Cruzeiro, e de D, Terezinha Varella Monteiro, casada com o Dr. José Aristides Monteiro, juiz de direito em Caçapava. (O Norte).

 

1939   Noticia-se o falecimento, em Taubaté, do Sr. Deocleto José Ribeiro, progenitor do Dr. Hypolito José Ribeiro, diretor do Instituto de Menores de Taubaté. (O Lábaro).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *