17 de dezembro de…

0
Share

1622   João de Moura Fogaça registra na Câmara de São Paulo todos os documentos que o fazem o 49.º capitão-mor vicentino.

 

18….    Nasce Evaldo Rebouças de Carvalho, filho do Dr. José Rebouças de Carvalho, já falecido em 1913. Neste ano estudava medicina. (A Federação de 19/12/1913).

 

1868   Procedentes de Pindamonhangaba, em visita ao Vale do Paraíba que aqui se encerra, chegam a Taubaté suas altezas imperiais os príncipes D. Isabel e o Sr. Gastão de Orleans, Condes d’Eu, acompanhados de comitiva, recepcionados condignamente. Permanecem aqui o dia 18, cumprindo programa de visitas e homenagens. Voltam a Pinda no dia 19 de onde partem de regresso ao Rio de Janeiro. (Athayde Marcondes – Pinda, 250 anos – p. 459).

 

1855   D. José Pereira da Silva Barros, futuro arce-bispo de Darnis, presta no Seminário em São Paulo exames de filosofia para ascender ao Presbiterato. (Diário de Taubaté, 23/04/1898).

 

1887   Morre na vizinha cidade de Caçapava o alferes Thomaz Augusto de Oliveira, Tabelião daquela cidade, pertencente ao partido liberal. Prestou relevantes serviços na guerra contra o Paraguai o que lhe valeu o referido ofício. (O Liberal Taubateense).

 

1905   A Corporação Musical “Philarmônica Tauba-teense” promove manifestação na residência do sacerdote taubateano Rev.do P.e José Fran-cisco Monteiro, recém-ordenado, por motivo da passagem de seu aniversário. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Corporação Musical “João do Carmo” (Paraguaios) promove manifestação ao tenente Antônio José de Oliveira Cézar seu diretor por motivo da passagem de seu aniversário. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Club Recreativo Musical de Taubaté elege sua nova diretoria: Presidente, Estelita Ortiz; Vice, Amaro Negrini; 1.º secretário, Antônio Ferreira; 2.º secretário, Juvenal Martins da Costa; tesoureiro, João Vieira de Toledo Guatura e orador, Antônio Lúcio da Silva. (Jornal de Taubaté e A Verdade).

 

1914   Morre, em Taubaté, D. Elisa de Abreu Cursino, esposa do Dr. José Felipe Cursino de Moura, médico, clínico e Inspetor Sanitário Municipal. O enterro saiu da Rua Dr. Emílio Winther. Tinha 49 anos. Deixou os seguintes filhos: Dr. Paulo Cursino de Moura, advogado na capital; Dr. José M. Cursino de Moura, médico; clérigo Irineu Cursino de Moura do Seminário Provincial de São Paulo, D. Elisa de Abreu Cursino, Maria Antônia de A. Cursino, Ruth e Irene de A. Cursino. Era irmã de D. Ana Elisa de Abreu Castilho e de José Claudiano de Abreu, capitalista. (O Norte).

 

1914   Tendo em vista jogo dia 25 com equipe de São Paulo o Sport Club Taubaté realiza treino de seus times A e C. A equipe C está assim constituída: Ponzi, José Menino, Camargo, Mattos, Braga, Heráclito, Fego, Octávio, Bicudo, Nenê e Costa. Vejam-se dia 15 equi-pes A e B. O diretor esportivo dizendo que o club promove diversas modalidades de espor-tes e não sabe quem deseja jogar futebol pede aos interessados que não estão escalados que se pronunciem. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. João Baptista de Moura, filho do Sr. Bartolomeu de Moura. (O Norte).

 

1914   Em última audiência especial deste ano o Dr. Francisco Cardoso Ribeiro faz publicar a nova lei de prorrogação da moratória federal cujo texto recebeu por telegrama, para o fim de entrar imediatamente em execução. As férias forenses começam dia 21 e vão até 31 de janeiro. (O Norte).

 

1928   O distrito de paz de Aparecida do Norte é elevado à categoria de município. (Folhas).

 

1939   Mons. Francisco Salgado das dioceses de Taubaté e Lorena percorreu-as em busca de contribuição solicitada pelo Santo Padre para o Colégio Pio Brasileiro em Roma. D. André Arcoverde, 2.º Bispo de Taubaté, em vista de ter doado sua propriedade agrícola denominada Fazenda São José do Pinhal em São Luís do Paraitinga para a construção da colônia de férias do Seminário Diocesano, recebe de Mons. Francisco Salgado a contribuição de 25 contos para as suas obras. (O Lábaro).

 

1958   Lei n.º 351 autoriza a Prefeitura Municipal de Taubaté a construir o Paço Municipal no local onde se achava o Esporte Club Taubaté, futuro Centro Cívico. (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *