10 de dezembro de…

0
Share

 

1880   Abre-se a concorrência pública para a cons-trução do prolongamento da Estrada de Ferro D. Pedro II (Central do Brasil). Rio Branco, Efemérides, p. 585).

 

1881   Recolhe-se ao Arquivo Público do Império o padrão tipo do Metro, pertencente ao Brasil, fundido em platina e pesando 3251 gramas. (Rio Branco, Efemérides, p. 585).

 

1887   Na revisão eleitoral deste ano pedem inclusão 67 cidadãos, sendo 7 por mudança para cá. Obtiveram deferimento 22 liberais e 11 conser-vadores. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Morre em Taubaté D. Constância de Moraes Monteiro, esposa do capitão Manoel Carlos de Carvalho Monteiro. O enterro saiu da Igreja do Rosário. (O Liberal Taubateense).

 

1887   Realizam-se eleições para deputados provin-ciais sendo candidatos do 2.º distrito o Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, advogado, residente na capital (natural de Pinda onde nasceu a 1.º de janeiro de 1844), Dr. Antônio Ferreira de Castilho, advogado residente na capital e Dr. João Baptista de Mello Peixoto, advogado, residente em Caçapava. Está em vigor a reforma eleitoral que alterou a lei de 1881. Cada eleitor terá que votar em três nomes e não haverá 2.º escrutínio ou turno.

Em Taubaté são votados: Rodrigo Lobato, 234 votos; Melo Peixoto, 229; Ferreira de Castilho, 221; Dr. Câmara Leal, 123; Dr. Lopes Chaves, 119; C.el Domingues de Castro, 113; Américo de Campos, Visconde de Tremembé, Barão de Mossoró, João Afonso Vieira, Manuel A. Bulcão, José Pedro Nogueira e Dr. José Corsino, 1 voto cada. O Dr. Lopes Chaves foi votado ainda em Jacareí (60 votos), Caçapava (56 votos) e São José dos Campos (44 votos). (O Liberal Taubateense).

 

1894   Noticia-se o falecimento no termo de São Jerônymo, sem herdeiros, tendo deixado bens, do taubateano José Antônio Abranches, filho do Alferes Manoel Antônio Abranches e de D. Clara Francisca dos Santos, já falecidos. (O Imparcial de 29/01/1895).

 

1905   Pela estação de Taubaté exportam-se em média 500 mil arrobas de café. No entanto não há ali um armazém à altura. Quando a bitola era estreita (há pouco tempo) tolerou-se um armazém imundo. Com a transferência da baldeação para Jacareí foram reunidos os dois armazéns (da bitola larga e estreita) num só que não é assoalhado mas calçado de paralelepípedos desiguais. Sobre pilhas de sacos finos de café para exportação colocam-se jacás de toucinho vertendo abundante água prejudicando os produtores. O querosene é colocado ao lado do açúcar, transmitindo-lhe mau cheiro. Os sacos de café são colocados sobre poças d’água e ali ficam à espera de vagões por cinco ou mais dias começando a apodrecer. Reclama-se do Diretor Dr. Osório de Almeida, diretor da Central. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Largo Comendador Costa Guimarães há um único estabelecimento comercial: a fábrica de macarrão e moinho de fubá de Antônio Farabulini. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Realiza-se no Teatro São João em Taubaté um brilhante festival de estréia do Grupo Dramático Lírico Sagrado Coração de Jesus, constituído de senhoritas taubateanas com a orquestra dirigida pelo prof. José Vicente de Barros. (A Federação).

 

1912   Inaugura-se à Rua Visconde do Rio Branco, esquina da Praça do Convênio, a cobertura do novo prédio do Taubaté-Cinema de proprie-dade dos Srs. Benedito Patto e Joaquim Carvalho de Freitas e de cuja obra está encarregado o empreiteiro Joaquim da Silva Santos. (O Lábaro).

 

1913   Monsenhor Antônio Nascimento Castro inaugura a exposição de trabalhos dos aluno do Grupo Escolar “Dr. Lopes Chaves” elogiando-os. Na direção está o prof. Pio Telles Peixoto. (A Federação).

 

1913   Morre em Taubaté o Sr. Francisco Valente da Silva, sócio da firma Valente & Irmão. Natural de Portugal aqui chegou com apenas 10 anos de idade, passando a auxiliar o estabe-lecimento comercial do Sr. Domingos Valente em que começou a sua carreira comercial. Morreu com 42 anos apenas. Deixou 11 filhos entre eles os Srs. Heráclito Valente e Demócrito Valente, sócios proprietários do café Fiel. Era irmão do Sr. Antônio Valente da Silva, vereador à Câmara Municipal. O sepultamento se deu no dia seguinte no Convento tendo o comércio fechado suas portas. Grande acompanhamento. (A Federação).

 

1914   A convite do arcebispo metropolitano que segue para São Vicente o ilustre sacerdote taubateano Mons. Miguel Martins, missionário apostólico que ali vai fazer uma série de conferências religiosas. (O Norte).

 

1914   Na Catedral o Rev.do P.e Antônio Vieira celebra missa de 1.º aniversário da morte do Sr. Francisco Valente da Silva. (O Norte).

 

1914   Encontra-se em Taubaté o Sr. Idomineu Soares, representante do “Grupo dos Canho-tos” composto de 6 figuras que se dedicam à música e que se exibem atualmente em San-tos donde pretendem vir para esta cidade para concertos. Do grupo faz parte o Sr. Giacomini, diplomado pelo conservatório do Rio de Janeiro, condecorado com 2 medalhas de ouro e artista da Casa Edson. (O Norte).

 

1914   O exímio musicista Luiz Marcondes de Gouvea casa-se com D. Maria Conceição do Amaral. (O Norte).

 

1914   Realizam-se os exames finais no Colégio Santa Verônica mantido pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e regido pela Prof.ª D. Maria Joanna de Jesus Souza, em que se distinguem principalmente as alunas Maria do Paraízo, Esther Florençano, Francisca Florençano, Adelina Valvano e Veridiana Fernandes dos Santos, esta última com apenas 6 anos e meio de idade. Houve distribuição de prêmios às alunas, exposição de trabalhos e festival com o drama “A Pobreza Separada” e a farsa “A Ralhadeira”. (O Norte).

 

1918   Pela Escola Normal Primária do Brás diploma-se a professora D. Farayl de Correa Leite, nascida em Pindamonhangaba a 22 de agosto de 189…., filha de Claudino Correa Leite e D. Santina Milani Leite. A 22 de maio de 1919 foi nomeada para reger a cadeira da escola mista do Bairro do Pinhão, em Taubaté. (Athayde, Pinda – p. 149).

 

1938   D. André Arcoverde de Albuquerque Caval-canti realiza visita pastoral à capela do bairro do Belém em Taubaté, na paróquia de Santa Teresinha e administra o sacramento da crisma a 11 fiéis. (O Lábaro de 15/01/1939).

 

1940   Iniciam-se em Taubaté na Casa Bancária Alberto Guisard Ltda. a subscrição do capital do Banco Norte de São Paulo S/A em incorporação.

 

1940   No aeródromo “Tavico” realizam-se os exames da 2.ª turma de pilotos do Aero-Club local preparados pelo instrutor Sr. Astério Braga: Renato Monteiro Becker, Álvaro Ortiz Pato e René Berbare. (O Momento)

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *