14 de março de…

0
Share

18…     Nasce, em Taubaté, o Sr. Clodomiro Amazonas, consagrado pintor. (O Norte de 13/03/1927).

 

1849   A lei estadual n.º 4 aprovou como divisas civis entre Cunha e Guaratinguetá as marcadas pelo poder eclesiástico: pelo rio Paraitinga.

 

1876   Lei provincial n.º 9 revoga a de n.º 2 de 23 março de 1861 que elevou à categoria de freguesia o bairro de Santo Antônio do Pinhal, no município de São Bento do Sapucaí Mirim. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876   O governo provincial aprova o compromisso da Irmandade de Misericórdia de Taubaté que se organiza para reabrir e manter o Hospital de Santa Isabel fechado por falta de recursos. Esse compromisso já foi aprovado por Provisão do Sr. Bispo Diocesano de São Paulo de 28 de fevereiro  último e a eleição da 1.ª Mesa Regedora vai se dar a 25 de março próximo. (O Hospital ficava então no Largo do Convento hoje Praça Mons. Silva Barros no meio do quarteirão em continuação à Rua Duque de Caxias. (A Imprensa de Taubaté).

 

1879   A lei estadual n.º 1 desmembra do município de Pindamonhangaba para ao anexar ao de Lagoinha a fazenda Grota do Vaticano do Dr. Manoel Domingues de Castro.

 

1883   O Sr. Domingos Bastos exibe à Gazeta de Taubaté telegrama de Tatuí dando notícias da existência nas proximidades do rio Tatuí de uma porcada atacada de carbúnculo que já matou seu dono e um sócio e de cujo mal está doente um camarada e avisando que estão salgando o toucinho desses porcos para enviar para Taubaté e São Paulo. Cuidado!

 

1883   “Alguns pais de família” de Taubaté pedem providências contra o fato de se permitir que meninos e escravos subam à torre da Igreja para repicarem o sino, onde brigam pela preferência e de lá qualquer hora caem. Além de contrariarem o código de posturas, praticam imoralidades e a Igreja virou asilo de vagabundos. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   O delegado de polícia de Taubaté, no intuito de reprimir a ociosidade, obriga os libertos que por aqui vagam a comparecerem à sua presença e tomar ocupação. Hoje foram empregadas cerca de 40 mulheres. Algumas detidas já eram cozinheiras e os seus patrões ficaram sem almoço e janta, pelo que reclamaram. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté. (O Liberal Taubateense).

 

1888   São nomeadas para Taubaté as seguintes autoridades: (termo de Taubaté): delegado de polícia Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar; 1.º suplente Antônio Gomes de Souza Penna, 2.º suplente José Bonifácio de Oliveira Moura e 3.º suplente Francisco Lobato de Moura Sobrinho. (O Liberal Taubateense).

 

1891   O Sr. Luiz Rossener à procura de cura para sua esposa e a fim de comprar máquinas, retira-se para a Europa, deixando à testa de sua padaria o seu filho Adolpho Rossener. Foi quem construiu o sobrado da Rua Dr. Winther, onde funcionou a casa de ferragens Barbosa Lima. Foi homenageado com nome em rua de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté toma o compromisso (juramento) e empossa o  Sr. José Monteiro de Queiroz no cargo de Juiz de Paz do recém-criado distrito de paz de Tremembé, nomeado a 3 do corrente dec. 132 etc. (Jornal do Povo).

 

1891   Francisco Moreira dos Santos solicita concessão do prêmio estabelecido na Resolução n.º 5 do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté visto como está estabelecido com açougue há mais de 30 anos. A resolução em apreço premia quantidade, qualidade, e menor preço. (Jornal do Povo).

 

1891   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté nomeia o Sr. José Maximiano de Carvalho  para tratar da iluminação pública de Taubaté de que se vinha encarregando seu falecido pai. (Jornal do Povo).

 

1895   Benedito José Pereira apresenta à Câmara Municipal de Taubaté a planta da capela de São Benedito que pretende construir em área de 17 x 40m no largo do cemitério, atrás do Teatro São João. (A Cidade de Taubaté).

 

1895   Dois jornais locais concorrem à publicação do expediente da Câmara Municipal: o Jornal  do  Povo o faz por 800$000 anuais e destina essa importância metade para o Club Literário e metade para o Hospital e O Popular, que faz por 60$000 por mês. (A Cidade de Taubaté).

 

1895   Morre, quase repentinamente em Taubaté, o Sr. Leopoldo Hummel proprietário da Livraria chamada Casa Hummel. (A Cidade de Taubaté).

 

1895   Morre, em Taubaté, o Sr. Leopoldo Hummel, sócio-proprietário da Casa Hummel & Filho e tesoureiro do Instituto Taubateano, estabele-cimento de ensino que funciona no Convento de Santa Clara. Era casado com D. Constança de Moura Hummel. (O Popular).

 

1895    Estão em andamento as obras do alarga-mento do salão do Club Taubateense, fundado em fevereiro último, e que vai ser iluminado por processo novo a gás, de grande efeito. (O Popular).

 

1895   Reúne-se às 11 h. em sessão ordinária a Câmara  Municipal  de Taubaté. Sob a presidência do c.el João Affonso Vieira e com a presença dos vereadores José Ramos Ortiz, Laurindo Ferreira, Manoel José Borges e John Milne Tindal ausentes com participação os srs. Marcondes de Matos e José Francisco de Moura e sem justificação o Sr. José Gomes Nogueira. O Sr. José Benedito Pereira atende exigência de apresentação de planta da capela de São Benedito que pretende construir no largo do cemitério, atrás do Theatro São João. (O Popular).

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté recebe duas propostas para a publicação de seu expediente: uma do jornal local “Jornal do Povo” pedindo 800$000 que destina metade ao Club Literário e outra metade ao Hospital de Santa Isabel; outra proposta do “O Popular” de Toledo & Cia. pedindo 600$000. (O Popular).

 

1897   Na hospedaria “Estrela da Itália” à Rua Carneiro de Souza falece o cidadão austríaco Alexandre Frannelli, recém-chegado. (Diário de Taubaté).

 

1905   Noticia-se o falecimento do Sr. Mariano Gomes da Luz, aqui estabelecido com empresa funerária (armador) que é adquirida pelo Sr. Antônio Thomaz de Oliveira Sobrinho. (A Verdade).

 

1905   O jornal local “O Taubateano” é negociado pelo Sr. Ernesto Penteado que pretende editar também um órgão espírita de nome “O Alvião”. (Jornal de Taubaté)

 

1912   O Dr. Paulo de Oliveira Costa é nomeado para exercer as funções de promotor público de Bananal com a remoção, a pedido, do Dr. Alberico Guimarães para Caçapava. (O Lábaro).

 

1912   O Dr. José Aristides Monteiro assume o cargo de promotor público de Taubaté por motivo de licença do titular Dr. José Rodrigues Alves, por 90 dias. (O Lábaro).

 

1941   Decreto-lei n.º 28 autoriza a Prefeitura Municipal de Taubaté a arrendar por dez (10) anos e por  01 conto de réis por mês o prédio da Sociedade Taubateana de Ensino à Rua Cons. Moreira de Barros, 205, para instalação da Escola Normal Municipal e Curso de Aplicação Anexo. (O Momento).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *