17 de maio de…

0
Share

1786   Morre, em Pindamonhangaba, o capitão Antônio Marcondes do Amaral, tronco da numerosa família Marcondes, considerado o homem mais rico de seu tempo. De seu testamento consta recomendação de se mandar celebrar por sua intenção 8 missas no Convento de Santa Clara de Taubaté pelas quais se darão esmolas costumadas. Possuía uma chácara na estrada de Pinda a Taubaté com 400 braças de testada e fazendo fundos com o rio Paraíba com casa de taipa de pilão coberta de telhas e rancho na estrada, engenho, paiol, alambique, forno, tacho de cobre, duas pipas e mais aprestos do alambique e um carro fenado. Possuía cento e cinqüenta braças de terras no Una (150 braças de testada) adquiridas do P.e Thimóteo Corrêa de Toledo. (Do testamento de 31 de janeiro de 1785 escrito a rogo por José Francisco Pimentel. Aprovado a 1.º de fevereiro de 1785, e aberto a 17 de maio de 1786 em Pinda). (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 45 e 46). Vide 7 de março de 1738.

 

 

1842   Rafael Tobias de Aguiar, Coronel da Guarda Nacional, é aclamado, em Sorocaba, Presi-dente da Província de São Paulo pelos liberais resolvidos a resistir pelas armas à execução da Lei n.º 261 de 03/12/1841. (Rio Branco, Ef. p. 243).

 

1868   Em Ordem do Dia do Quartel do Comando do Corpo de Cavalaria n.º 2 da Guarda Nacional de Taubaté de que é secretário interino Antônio Joaquim Daniel do Prado, o ten. c.el Mariano José de Oliveira e Costa marca o prazo até 31 do corrente para prestação de juramento dos novos oficiais. (O Paulista).

 

1888   O jornal local “O Liberal Taubateense” publica a lei n. 3.353 de 13 de maio assinada pela Princesa Imperial Regente declarando extinta a escravidão no Brasil, batendo-se pelo que chama agora de emancipação dos brancos, isto é, a descentralização administrativa para desatrofiar províncias e municípios. (O Paulista).

 

1888   No orçamento para o próximo exercício fiscal de julho de 1888 a junho de 1889 a Assem-bléia Provincial inclui as seguintes verbas: para estrada de São Luís do Paraitinga ao bairro de Santa Luzia em Taubaté 2:000$000; de Taubaté ao bairro do Taboão 1:000$000 e do bairro do Baracéia à estação de Quiririm 1:000$000. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Acha-se no exercício do cargo de delegado de polícia de Taubaté o Sr. Antônio Gomes de Souza Penna, 1.º suplente. (O Liberal Taubateense).

 

1888   No Instituto Taubateano de Agricultura, Artes e Ofícios sob a direção do Rev.do P.e Francisco Cosco, no Convento de Santa Clara, sob inspeção do Conselho Diretor da Sociedade Protetora do mesmo Instituto constituído do desembargador (honorário) Dr. Aureliano de Souza Oliveira Coutinho, Visconde de Tremembé e Rev.do P.e Antônio do Nascimento Castro se lecionam instrução primária, catecismo, ginástica, música, higiene e civilidade, ofícios de carpinteiro, marceneiro, sapateiro, alfaiate e para os internos elementos e exercícios de agricultura. Os lugares de pensionistas gratuitos e de meia pensão já se acham preenchidos. Dos alunos contribuintes cobram-se 20$000 mensais para os internos e 2$000 mensais para os externos, pagos adiantamente por trimestre ao tesoureiro Sr. Leopoldo Hummel. O desembargador Dr. Aureliano Coutinho é professor de higiene e civilidade. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Sr. João Affonso Vieira anuncia a venda em sua Casa do Barateiro no Largo do Mercado, cal fabricada na fazenda do Dr. João Francisco Malta a 1$300 a saca de alqueire e 2$600 a de dois alqueires. Tratar ali com o Sr. José Flávio de Camargo. (O Liberal Taubateense).

 

1901   Têm início no Convento de Santa Clara as festividades em honra da Bem-aventurada Maria Madalena Martinengo Capuchinha recentemente elevada à honra dos altares pelo Pontífice Leão XIII. Duram 3 dias. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Secretaria da Agricultura do Estado recomenda ao chefe da Comissão de Geogra-fia que faça examinar o local na fazenda do c.el Antônio Moreira de Alcântara, em Caçapava, onde se verificou a existência de linhite. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Felício Pinto de Lima, 1.º secretário, convida os sócios do Centro dos Operários Católicos de Taubaté para se reunirem amanhã dia 18 em assembléia extraordinária às 18 h. na casa do Sr. Joaquim da Silva Rocha, na rua Carneiro de Souza, esquina da rua do Rosário (hoje Visconde do Rio Branco). (Jornal de Taubaté).

 

1901    Preço por que se oferece um bom cavalo: 200$000. (Jornal de Taubaté).

 

1906   A Companhia Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento de água em Taubaté, apresenta à Câmara Municipal proposta de venda da empresa por 1.000 contos pagáveis em prestações de 1 conto no prazo de 50 anos, vencendo juros de 6%. (O Norte).

 

1910   Na Sé Catedral de Taubaté, Mons. Antônio Nascimento Castro discorre sobre o cometa Halley, entendido que é em astronomia. (O Norte).

 

1912   A Câmara Municipal de Taubaté recebe pedido de José Custódio Alves de Lima de subvenção anual para uma linha de automóveis que pretende estabelecer ligando cidades no Estado, facilitando o transporte de passageiros. J. Orsini & Lione também pedem diversos favores à Companhia Edificadora Predial do Rio ou de São Paulo, para construir prédios em Taubaté de acordo com seus estatutos. (O Norte de 29/03/1914).

 

1914   Hospedado com seu sobrinho Dr. Euclydes de Campos, promotor público da Comarca, encontra-se em Taubaté o Rev.do P.e Gaudêncio Antônio de Campos em visita a parentes. (O Norte).

 

1914   Pelo “Noturno (trem)” segue para São Paulo com destino a Santos, onde embarcará para Philadelphia nos Estados Unidos, o Sr. Raphael Braga Júnior que vai prosseguir seus estudos de engenharia. (O Norte).

 

1914   Nas dependências da Cadeia Pública de Taubaté está se instalando um pombal para o qual o ten. Agripino, solicitou do comando geral a remessa de pombos correios ingleses. (O Norte).

 

1914   Chega a Taubaté a representação do União Foot-Ball Club de Mogi das Cruzes que é recebida na estação pelos esportistas taubateanos ao som de dobrado executado pela corporação musical João do Carmo. Almoçam no Hotel Lino. À tarde enfrentam o Taubaté Foot-Ball Club no campo do Velódromo Taubateense na Rua 4 de Março que se apresenta com o seguinte quadro: Juca – Areão – Agostinho – Aureliano – Octacílio – Simi – Arthur – Vicente – Etore – Ildefonso e Paulino. Os visitantes vencem por 2 x 0. No Hotel Lino há jantar de confraternização oferecido pelo Taubaté. (O Norte).

 

1924   O ilustre taubateano Mons. Dr. João Evangelista Pereira de Barros é nomeado por D. Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo metropolitano de São Paulo, para a vigararia geral da arquidiocese, cargo em que a morte o veio colher a 17 de março de 1939. Nasceu em Taubaté a 04/11/1867. (O Lábaro de 26/03/1939).

 

1925   A miraculosa e veneradíssima Santa Teresinha do Menino Jesus é canonizada.

 

1934   Realiza-se, em Taubaté, uma manifestação de apreço ao Sr. José Milliet Filho, Prefeito Municipal, em virtude de ter conseguido do Sr. Armando de Salles Oliveira assinatura do decreto que transformou o Instituto Correcional de Taubaté, transferido da Ilha dos Porcos em 1915, em Instituto Disciplinar. (O Lábaro).

 

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *