19 de fevereiro de…

0
Share

1780   Antônio de Sousa Carvalho presta juramento e toma posse do cargo de vereador à Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, para o que exibiu a sua “carta de confirmação” passada pelo corregedor da comarca Dr. Estêvão Gomes Teixeira. (Atas I, p. 19).

 

1786   O Alferes José Faustino de Alvarenga e Lino Moreira de Toledo, perante a Câmara de Taubaté, prestam juramento e tomam posse, respectivamente, dos cargos de Juiz Ordinário Presidente e de vereador segundo. Nessa mesma sessão abre-se uma carta do Dr. Corregedor da Comarca, com nova planta da Cadeia. (Atas I, pp. 150 e 151).

 

1829   Nasce, em Portugal, o c.el Luiz Moreira da Silva, filho de Antônio da Silva e D. Josepha Moreira, falecido em Taubaté a 12 de maio de 1910, com 81 anos. Casou-se com D. Escolástica Pereira de Toledo, irmã do c.el João Afonso Vieira sendo progenitor do ilustre advogado Dr. Afonso Moreira da Silva. Exerceu em Taubaté o cargo de vice-consul de Portugal desde 30/10/1902. Veio moço para o Brasil e aqui residiu por 50 anos. (A Verdade de 21/02/1905).

 

1845   Nasce, em São José dos Campos, o c.el José Pedro Malhado Rosa, filho de João Caetano da Rosa e de D. Maria Rosa Clara da Trindade. Tendo nascido com uma mecha de cabelos brancos adotou como sobrenome o apelido de “Malhado” que lhe deram na escola primária. Órfão de pai, muito cedo, mudou-se para Jacareí onde trabalhou em farmácia e depois obteve o provisionamento nessa profissão assumindo a direção do estabelecimento do Dr. Joaquim Floriano de Godoy, mais tarde senador do Império. Foi plantador de algodão no bairro do Damião, em Paraibuna, onde manteve farmácia e armazém, conseguiu a fundação de duas escolas e a construção de uma capela. Mudou-se para Caçapava onde teve farmácia por quase um ano. A convite do Dr. Francisco Nogueira Cardoso, médico e do Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, advogado, mudou-se para Taubaté, em 1877, onde comprou a farmácia do Sr. Francisco Inácio Xavier de Assis Moura na Rua Visconde do Rio Branco, depois do Sr. Luciano Alves e Papelaria Vênus, prédio hoje demolido. Em 1882 perdeu sua primeira esposa D. Maria Benedita de Oliveira de quem houve muitos filhos. Casou-se a segunda vez com D. Marianna Justina da Luz.

Foi republicano e abolicionista. Em sua casa hospedou-se Silva Jardim quando aqui esteve fazendo conferência no Teatro São João sobre a abolição. Com a proclamação da República resolveu servi-la modestamente, aceitando o cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté. Depois, com as eleições, foi eleito Juiz de Paz, pertenceu à diretoria do Partido Republicano local em companhia do c.el João Afonso, c.el José Benedito Marcondes de Mattos, Francisco Gomes Vieira, José Benedito de Matos, João M. Tindal e outros. Foi durante anos Provedor do Hospital de Santa Isabel (de 22/05/1893 a 31/12/1895) e durante sua gestão é que se instalou o necrotério que tantos serviços prestou. Nomeado coletor estadual só se afastou do cargo com a saúde abalada. Viúvo pela segunda vez, casou-se com D. Maria Amélia Motta. Compartilhou com o c.el João Afonso do comando supremo da Guarda Nacional de então. Faleceu em Tremembé a 04/02/1924. (Nossa Terra de 11/03/1945).

 

1863   Nasce o tenente Carlos Valverde, comerciante em Taubaté, que em 1913 comemorou condignamente a passagem de seu 50.º natalício, oferecendo opíparo jantar a seus amigos, regado a vinho verde a que se segue concerto de orquestra até altas horas. (A Federação).

 

1875   José Rodolpho Monteiro, agente em Taubaté da Companhia São Paulo e Rio de Janeiro (da estrada de ferro), com escritório à Rua do Sacramento n.º 10 convida os acionistas a realizarem a 5.ª entrada de suas ações ou 20$000 por ação até o dia 20 de março. (O Paulista).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté suspende a sessão e incorporada visita o Conselheiro Soares Brandão, Presidente da Província de São Paulo que se acha na cidade desde o dia 17, hospedado em casa do juiz Dr. Baeta Neves. O Dr. Francisco Carvalho Soares Brandão é de Pernambuco e a 10 de abril de 1882 sucedeu na Presidência da Província ao taubateano Dr. Manoel Marcondes de Moura e Costa, vice-presidente em exercício que assumira a 7 de janeiro em substituição de Joaquim Egídio Aranha, Marquês de Três Rios. (Gazeta de Taubaté de e Aureliano Leite – História da Civilização Paulista – pág. 200/203).

 

1888   O jornal local “O Liberal Taubateense” com tipografia à rua Dr. Falcão Filho, 8, em seu Ano I, n.º 24, passa a pertencer a uma sociedade comanditária sob a gerência do sócio Antônio Veloso Nogueira, tendo como redator principal o Dr. João Francisco Malta Jr. A assinatura anual custa 10$ no município e 12$ fora. (Do mesmo).

 

1888   Encontra-se em Taubaté, hospedado no Hotel da Estação, o Dr. David Ottoni, especialista em moléstia dos olhos, onde atenderá a consultas até o fim do mês. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Sr. Antônio Manoel Ribeiro Leite Jr. obtém provisão para exercer o ofício de solicitador, no termo de Taubaté. (O Liberal Taubateense).

 

1895   A Comissão composta dos srs. major Francisco Pereira de Barros, ten. Antônio Pereira de Barros, José Cândido Machado e Antônio Rangel de Barros França tem já contratada a construção da nova Igreja de Sant’Ana, na vi-zinha estação de Roseira. (O Imparcial).

 

1895   Anuncia-se para breve a realização em Taubaté de 3 espetáculos pela Companhia de Teatro Lucinda, do Rio de Janeiro. (O Imparcial).

 

1895   O Colégio Nogueira da Gama, em Jacareí, publica o resultado dos exames do seu 1.º ano letivo perante as bancas do Curso Anexo da Faculdade de Direito de São Paulo e entre outros alunos se vêem os nomes: Mário A. Pereira de Barros, Maximiano Escobar, Bento Escobar, aprovadas plenamente em portu-guês; Emílio Jorge Winther, aprovado em português; José Virgílio Malta Cardoso. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. José Cândido Gomes Tinoco monta em Taubaté uma máquina para moagem de sal. (O Imparcial).

 

1895    Instala-se, à rua do Sacramento, o Res-taurante Internacional. (O Imparcial).

 

1897   Em virtude da epidemia de varíola que grassa em Jacareí, o Secretário de Higiene da Câmara Municipal de Taubaté Cypriano Gomes Quirino avisa que fará vacinações todos os dias úteis do meio-dia à 1 hora. (Diário de Taubaté).

 

1901   O diretor da Associação Musical Philarmônica Taubateense, Sr. Manoel Alves Borges (secretário também da Câmara) responde a desafio feito pelo diretor da Corporação Musical João do Carmo (bateria dos 44), sugerindo um certame artístico em presença de juízes competentes. A 1.ª é conhecida como banda dos Ursos e a 2.ª como dos Paraguaios. (Jornal de Taubaté).

 

1901   É terça-feira de carnaval e em Tremembé o recém-fundado Club Thyrso promove corso aberto com clarim à frente e a seguir carros de sátiras. O 1.º é de alusões a enterro das socie-dades carnavalescas de Taubaté esmorecidas; o 2.º com o estandarte do club empunhado por 3 crianças fantasiadas; o 3.º com a diretoria do club; o 4.º com a banda musical de Tremembé; o 5.º de crítica à malfadada ponte sobre o rio Paraíba (desaparecida com o transporte feito em balsas) em reconstrução; o 6.º de crítica à Republica pelos baixos preços do café e situação financeira; o 7.º relativos ao Grupo Escolar que ali se pretende fundar; o 8.º com o Zé Pereira. Todos os carros distribuem versos chistosos. Combate de confete e muito povo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté elege a seguinte diretoria: presidente, Cap. Antônio Felício de Moura; vice-ten. Caetano Salgado; 1.º secretário, José Pereira de Alvarenga; 2.º secretário, Pedro Elias Pires e tesoureiro, Francisco Valente da Silva. (Jornal Taubaté).

 

1906   O Cônego Honorário de São Sebastião do Rio de Janeiro, Antônio do Nascimento Castro (título que lhe deu o arcebispo D. Joaquim Arcoverde a 20/10/1901), é agraciado por S. S. Pio X com o título de Mons. Prelado Doméstico em decorrência do primeiro pedido que lhe faz o mesmo D. Joaquim agora 1.º cardeal brasileiro em Roma. Foi ordenado sacerdote a 16 de junho de 1881. (O Norte).

 

1910   D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º Bispo da recém-criada diocese de Taubaté, regressa de sua visita a Tremembé. (O Norte).

 

1911   O Padre Antônio Firmino Vieira de Araújo é nomeado vigário (cura) da Sé Catedral de Taubaté de que toma posse a 23 do mesmo mês, cargo em que permanece até 07/07/1912 quando se despede para assumir a Reitoria do Seminário Diocesano de Taubaté por nomeação de D. Epaminondas. (O Lábaro)

 

1913   Inaugura-se à rua Visconde do Rio Branco a “Galeria Rio Branco” de propriedade da firma Castro Leão & Comp. gerida pelo jornalista Antônio de Castro Leão e dedicada ao ramo de comércio  e fabricação de quadros, molduras, vitrôs, etc. estatuetas, retratos, tapetes, jarras, pinturas. O gerente é hábil paisagista e caricaturista e oferece seus préstimos. Não havia estabelecimento ainda no gênero, ficando preenchida a lacuna. (A Federação).

 

1913   Morre, em Taubaté, D. Maria Benedita de Jesus, esposa do Sr. José Mariano da Silva Neto, agricultor no município e mãe do Sr. João Mariano da Silva e Firmino Mariano da Silva. (A Federação).

 

1914   Em sessão da Câmara Municipal a que comparecem apenas os vereadores c.el José Gomes Nogueira, Raphael Ferreira Braga, Antônio Valente da Silva, Gastão Câmara Leal e major Antônio Pereira de Barros, o 1.º secretário lê requerimento n.º 6 da Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio pedindo prorrogação do prazo vencido a 16 para inauguração dos novos serviços de iluminação da cidade, a usina hidráulica em substituição à usina a vapor que funciona desde 25 de janeiro de 1913. (O Norte).

 

1914   A Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté elege sua nova diretoria para servir até 1915. Presidente, José Félix Morgado; vice, Heráclito Valente; 1.º secretário, Prof. Luiz Augusto da Silva; 2.º Secretário, Miguel Félix Carneiro; tesoureiro, Antônio Camilher Filho; conselho fiscal, João Henrique de Oliveira, Humberto Ambrogi, Antônio Carlos de Alvarenga Júnior, José Florençano, João Gigli e Jerônimo Lima. (O Norte).

 

1939   São postos à venda os lotes de terreno da Vila São José com uma área de um milhão e du-zentos mil metros quadrados. (O Lábaro).

 

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *