5 de setembro de…

0
Share

 Na imagem, a cadeia no Largo Costa Guimarães (Praça Santa Terezinha)*

1558   Foral cria o município de São Paulo que iria se instalar ou erigir em junho de 1560.

 

1853   Corre pela primeira vez uma locomotiva a vapor pelos trilhos de um trecho construído da Estrada de Ferro Mauá à serra da Estrela. (Rio Branco, Efemérides, p. 413).

 

1883   A Gazeta de Taubaté organiza estatísticas do município de Taubaté para publicação no “Almanack das Províncias” do Sr. Arthur Sauer e pede a colaboração dos leitores.

 

1883   Registram-se alguns casos de varíola em Lorena e as autoridades de Taubaté são alertadas sobre providências para evitar a propagação do mal nesta cidade. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Rua do Patrício apesar de ser a artéria comercial da cidade e que mais rendas oferece à Câmara continua em péssimo estado, quase intransitável. (A Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Dr. Moura Marcondes reside provisoria-mente no Largo do Rosário. (A Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Barão do Tremembé convida os subscritores de ações da Companhia de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé para se reunirem na sala da Câmara Municipal, sábado dia 8, dia da Natividade de Nossa Senhora para eleger a diretoria que deverá executar a obra, ratificar assinaturas e recolher a primeira chamada de 25% do capital. O convite também é feito por circulares pelo ilustre taubateano que pretende levar a efeito o quanto antes esse melhora-mento. (A Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. João Gualberto Lopes de Leão é o sacristão da Igreja Matriz e o Sr. João Monteiro do Carmo maestro da Corporação Musical “Princesa Imperial”. (A Gazeta de Taubaté).

 

1883   O fotógrafo C. Bischoff da antiga casa Bischoff & Spencer premiados na exposição interna-cional de Santiago do Chile em 1875, vindo da Europa há pouco tempo, oferece seus préstimos à Rua Marquês do Herval, 194 anunciando a novidade de retratos em porcelana, em mostradores de relógios, em tamanho natural e sistema infalível para fotografar crianças. O atelier está aberto das 9h da manhã até a noite. Tira retratos a domicílio. Dúzia por 12$000 e daí para cima. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O fabricante de cervejas Max Bunger (ou Hunger) passa a vender a dinheiro com restituição do vasilhame no ato: cerveja branca em 1/2 garrafa a 3$000 a dúzia; preta idem a 3$500. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   O Sr. Manoel de Souza Leite, editor gerente do Jornal do Povo que se edita 3 vezes por semana em Taubaté, segue para Guaratin-guetá onde vai assistir a 7 do corrente à inauguração solene do novo mercado. (Jornal do Povo).

 

1890   Abre-se no Largo do Mercado grande estabe-lecimento atacadista dos Srs. Antônio do Santos Pires e de que é gerente o Sr. Diniz dos Santos Pires. (Jornal do Povo).

 

1890   O Diário de Sorocaba noticia que se acham à espera de despacho do governo  estadual cer-ca de oito pedidos de privilégio para constru-ção de estrada de ferro de Taubaté a Amparo e Sul de Minas. É a demagogia eleitoral mais comum na época. (Jornal do Povo).

 

1897   Morre em Taubaté D. Clara Pereira da Silva, esposa do cap. Manoel Pereira da Silva Neto e irmã de Dom José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis. (Diário de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté recebe circular da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas, mostrando os males da devastação das matas para venda de lenha, estando o governo do Estado empenhado em estudo de medidas para impedir isso, regulando as derrubadas e promover a reconstituição das matas. Conta com a colaboração das Câmaras Municipais às quais sugere medidas tributárias para impedir os males e obrigação ao reflorestamento à disposição das quais põe o Inspetor Agronômico do distrito. Decide que o Código de Posturas já regula as queimadas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté defere pedido do vereador Sr. José Augusto Marcondes de Mattos datado de 21 de agosto pedindo licença para se ausentar do país por três meses. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté recebe ofício do Sr. Herman Beggerow acusando os agradecimentos que lhe dirigiu pelo salvamento na praia do Flamengo no Rio de Janeiro da esposa de seu presidente e do sobrinho desta, acadêmico José Alfredo Granadeiro Guimarães Jr. Ofício de 11 de agosto. A outra vítima é a esposa do c.el Francisco Gomes Vieira, pais do Dr. Lulu (Luiz Guimarães Vieira). (Jornal de Taubaté).

 

*1901   O Sr. Alberto Monteiro, por seu procurador Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa representa a Câmara sobre a necessidade de deixar no Largo da Cadeia Velha que vai ser demolida para construção do Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves uma entrada para a sua propriedade que tem dois portões para o mesmo Largo, além dos dois metros projetados que julga pouco para carro, cavalo, etc. (Rua da Cadeia- Dr. Pedro Costa – esquina da Rua São José – a cadeia não ocupava toda a área como o grupo atual e havia assim um largo. A área ainda foi aumentada com a desapropriação de duas casas n.os 24 e 26 na Rua São José). Nomeia Comissão para estudar. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Raymundo Georgetti faz proposta à Câmara Municipal de Taubaté de demolir a cadeia velha e as duas casas desapropriadas na Rua São José para construção do Grupo Escolar Dr. Lopes Chaves, em troca do material. Abrem-se concorrências. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté aceita o convite de engressar na Sociedade Nacional de Agricultura a partir de janeiro por falta de verba no orçamento atual. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté aprova o parecer dos Srs. Dr. José Rebouças de Carvalho e Augusto César Monteiro, favorável aos termos do contrato a ser assinado com o engenheiro para fiscalizar o serviço de instalação da rede de esgoto, mediante comissão de 10% sobre a mão de obra, com 11 cláusulas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Intendente Municipal major José Ramos Ortiz informa à Câmara Municipal de Taubaté que fez a desapropriação das 2 casas para aumento da área do Grupo Escolar por 7:000$ na Rua São José, n.os 24 e 26. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté oficia ao Governo do Estado pedindo a construção de um posto policial no centro da cidade, visto como a cadeia nova já está longe, no Largo Comendador Costa Guimarães, para o que oferece terreno. (Jornal de Taubaté).

 

1912   Parte de Taubaté com destino a diversas localidades da diocese de São Carlos do Pinhal. Monsenhor Miguel Martins, ilustre missionário apostólico taubateano, a convite de D. José Marcondes Homem de Mello, bispo daquela diocese. (O Lábaro).

 

1914   Às 14:30h em cumprimento à determinação do governo de comemorar o dia das árvores, os alunos dos grupos escolares se dirigem ao jardim do Hospital de Santa Isabel na Avenida Tindall (Dr. Granadeiro) para plantarem duas árvores. (O Norte).

 

1918   Lei municipal n.º 188 regula em Taubaté as queimadas que são proibidas aos domingos, feriados e dias ventosos. (O Norte).

 

1948   Noticia-se o falecimento em São Paulo da prof.a D. Maria do Carmo Moura M. Silveira, viúva do Sr. Filogônio Silveira, sepultada no Cemitério da Venerável Ordem 3.ª de São Francisco da Penitência em Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1948   Instala-se à Rua Dr. Pedro Costa, 40 o Escritó-rio de Contabilidade do Sr. Sílvio Cortes Claro. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *