6 de janeiro de…

0
Share

1658   Toma posse do cargo de capitão-mor de São Vicente a que pertence a Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, Jerônimo Pantoja Leitão, nomeado a 6 de outubro de 1657, pelo Governador-Geral Francisco Barreto.

 

1685   Morre, em Lisboa, D. Manoel Pereira, bispo resignatário do Rio de Janeiro, o primeiro nomeado para essa diocese (a que devia pertencer a vila de S. Francisco de Taubaté – verificar). (Jornal de Taubaté de 06/01/1905).

 

1685   Morre, em Lisboa, o primeiro bispo (resigna-tário) nomeado para o Rio de Janeiro, D. Manoel Pereira. (Folhas, encadernação).

 

1765   Carta régia restaura a Capitania de São Paulo com governo independente da do Rio de Janeiro a que se havia unido com a morte do Conde de Sarzedas em 1738. Dom José nomeia governador o Morgado de Matues. (Folhas, encadernação e Revista do Arquivo).

 

1782   Na Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté são dadas posses aos no-vos edis: Juízes Ordinários – Pedro Peixoto da Silva e Pedro Moreira de Castilho; os alferes Francisco da Cunha Sousa e Lauriano José de Oliveira, vereadores; Alferes Antônio Moreira Portes, Procurador do Conselho. (Atas I, 50).

 

1786   Tomam posse perante a Câmara de Taubaté Juiz e Oficiais sorteados através dos pelouros a 1.º de novembro passado: Antônio de Sousa Carvalho, juiz ordinário presidente; Pedro Pereira de Barros e Jacinto José de Toledo, vereadores e Manuel José de Matos procurador do Conselho. (Atas I, 147).

 

18..      Nasce o Dr. José Rebouças de Carvalho, deputado federal e vereador em Taubaté ao mesmo tempo em 1905. (Jornal Taubaté, 05/01/1905 e a Verdade de 08/01/1905).

 

1845   Instala-se solenemente o município de Silveiras, desmembrado do de Lorena, criado com a Lei Lei Provincial de n.º 2, de 28 de fevereiro de 1842, cuja execução a revolução liberal adiou. (Silveiras – 1.º cent. da revol. liberal, p. 20).

 

1859   Nasce, em Taubaté, o Dr. José Alfredo Grana-deiro Guimarães. (A Verdade de 08/01/1905).

 

1868   Nasce, em Taubaté, o c.el Augusto Cézar Monteiro. (O Norte de 04/01/1906).

 

1876   O Sr. Sérvulo Luiz Gonçalves torna pública a mudança da Procuradoria da Câmara Municipal de Taubaté, do Largo do Rosário para a Rua do Sacramento, 44, onde funciona das 9 da manhã às 3 horas da tarde. (A Imprensa).

 

1884   Acidente grave, quase fatal, verifica-se na ponte  de Tremembé sobre o rio Paraíba que está em ruínas, prestes a desmoronar com os aterros que lhe dão acesso completamente inundados, dificultando a travessia tão importante por onde se escoa a produção do sul de Minas Gerais. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Inaugura-se em Tremembé uma padaria de propriedade do Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Júnior. (O Liberal Taubateense).

 

1895   A convite do vigário da paróquia Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro, reúne-se no consistório da Matriz o Apostolado da Semana Santa para tratar dessas solenidades. (O Imparcial).

 

1898   Para substituir o Sr. Dr. Benedito de Araújo Ramos, médico da Municipalidade de Taubaté, que pediu licença, é nomeado o Dr. José Francisco Monteiro. (Diário de Taubaté).

 

1898   Morre, em Taubaté, D. Maria Pereira da Conceição Guimarães. (Diário de Taubaté).

 

1901   Nasce em Araxá (MG) D. José Gaspar de Afonseca e Silva, arcebispo-metropolitano de São Paulo. Em 1935 foi designado bispo-auxiliar de ilustre taubateano D. Duarte Leo-poldo e Silva a quem sucedeu. Vítima de de-sastre de aviação, morreu no Rio de Janeiro a 27 de agosto de 1943. (Folhas, encadernado).

 

1901   O Jornal de Taubaté de Amaral & Carvalho que se publica 3 vezes por semana, pede providências aos senhores fiscais municipais contra o abuso que vem praticando uma casa nas proximidades do rio do Judeu onde são abatidos e vendidos, sem licença, diariamente, dois ou três suínos (carne de porco).

 

1901   O prosador e poeta português Sr. Victorino Coelho de Carvalho radicado em Taubaté, redator-diretor do trissemanário local Jornal de Taubaté, entra para a redação da revista “Capital Paulista“ que se publica em São Paulo há três anos e de que também faz parte o escritor Aristides Pinheiro. Colabora em revis-tas portugue- sas. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Aniversariantes ilustres de hoje: D. Rita Vaz de Toledo Monteiro, esposa do Sr. Benjamim Monteiro Coelho da Silva e filha do tabelião capitão Manoel Vaz de Toledo Jr.; o médico Dr. Granadeiro Guimarães; o vereador Dr. José Rebouças de Carvalho e o vereador ten. c.el Augusto César Monteiro. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Resultados dos exames finais de 1900 na 2.ª Escola do Sexo Masculino de Tremembé, regida pelo prof. João Pereira de Souza Penna e cuja banca examinadora foi constituída do vigário Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro, Major intendente José Ramos Ortiz e Bento Lopes Chagas: 3.º ano – 1.ª série: com distinção: Odilon de Noronha Feital, Américo Barbosa Patto, Álvaro Ortiz Patto, João Carlos de Carvalho Moura e João Ribeiro da Fonseca; 2.º ano – 2.ª série: Paulo José dos Santos; Plenamente: João Mariano de Noronha Feital, Antônio Joaquim dos Santos, Ger- vásio d’Oliveira Colônia, Antônio Monteiro Patto Jr., Anibal Ortiz Patto, Gabriel Mamede da Fonse- ca, José Fernandes Mascardo, Francisco Rollim d’Oliveira, João de Souza Barbosa e Antônio Fer- reira da Silva; 2.º ano – 1.ª série: (não há distinção nem plenamente). (Jornal de Taubaté).

 

1901   É domingo e com diversos melhoramentos reaparece o jornal local “A Voz do Povo”, de que é redator o Sr. Bento Ramos. Surgiu a 23 de novembro de 1870, como semanário crítico e literário, impresso então na “Tipografia do Paulis- ta”, circulando às quartas-feiras e custando a assinatura para a cidade (1870) 1$500 e para fora 2$000. (Jornal de Taubaté e Pedro Giolo – Imprensa de Taubaté, p. 24).

 

1901   No Teatro São João, às 8 e meia da noite realiza-se sarau musical organizado e promo-vido por D. Escolástica Vieira com a colabo-ração das sras. D. Silvina Andrade, Irene F. Pinto, Eudóxia de Castilho, Alice Costa, Georgina Andrade, Philomena Giudice e dos srs. Arthur Camargo e Francisco Costa, em benefício das obras do prédio da Associação Artística e Literária de Taubaté, sediada na rua Visconde do Rio Branco, onde está hoje a Faculdade de Filosofia. (Jornal de Taubaté de 6) Camarotes repletos, platéias quase cheias e galerias vazias isto concorrendo para o necessário silêncio. Noite quente. (Jornal de Taubaté de 13) Irene Pinto tem 11 anos e toca ao piano o noturno L’Addio de Goria. O Sr. Arthur de Camargo se apresentou em público pela primeira vez.

 

1901   O Sr. Manoel de Souza Trindade, é conhecido por “Barão”.

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté realiza a última sessão do triênio 19-02-1904 com a presença do c.el Marcondes de Mattos, Francisco Moreira de Mattos, José Cyrilo Lobato, Félix Guisard e Dr. Afonso Moreira da Silva, intendente que lê o relatório do ano findo. O c.el José Benedito Marcondes de Mattos que vem participando da Câmara há 19 anos, quer como vereador quer como Presidente apresenta suas despedidas e é saudado pelo Dr. Afonso Moreira. Despede-se também dos funcionários da Câmara, especialmente do secretário Manoel Alves Borges com quem vem privando ali há 15 anos. É agora Deputado Estadual. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Às 20 h. no Colégio de Santa Verônica, mantido pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Convento de Santa Clara realiza-se festa dramática sendo levado à cena pela 2.ª vez “O Painel da Vir-gem”, moral e comovente drama em 2 atos. Ao fim o Rev.do P.e Superior dos Capuchinhos feli-cita as alunas pelo desempenho e as exorta à prática das virtudes. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No palco cênico do teatro “Dias Braga” realiza-se o espetáculo em benefício da atriz D. Anna Chaves, nesta cidade. A orquestra esteve a cargo do maestro Penzo. (A Verdade).

 

1906   Morre no Espírito Santo do Pinhal onde exercia a profissão de guarda-livros o capitão José Maria da Luz, natural de Taubaté. (O Norte).

 

1910   Realizam-se no Hospital de Santa Isabel as solenidades de posse de sua nova Mesa Regedora tendo como provedor o c.el Francisco Gomes Vieira. (Norte).

 

1910   Por ter entrado no gozo de férias o Dr. Raymundo Pereira Smith, assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté o 1.º suplente, c.el Fernando Gomes Nogueira. (Norte).

 

1910   No salão de honra da Câmara Municipal em sessão presidida pelo Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, o tenente Escobar, do exército nacional, faz uma conferência sobre “Linha de Tiro” que se pretende aqui fundar. (O Norte).

 

1913   Resolução n.º 26 da Câmara Municipal de Taubaté fixa a data de 16 de fevereiro de 1914 para a inauguração dos serviços de luz e força por usina hidráulica pela Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio que a partir de 25 próximo futuro fornece através de usina a vapor. (O Norte de 20-02-1914).

 

1918   Ao meio-dia, com as bênçãos do Monsenhor Nascimento Castro, inaugura-se o novo e terceiro pavilhão do Hospital Santa Isabel com capacidade para 60 leitos. (O Norte).

 

1927   Em Assembléia Geral da Irmandade de Misericórdia do Hospital de Santa Isabel toma posse a nova Mesa Regedora. O Sr. Félix Guisard eleito provedor substitui o venerando Sr. c.el Gomes Vieira que vinha ocupando o cargo por 23 anos e relevantes serviços prestou ao Hospital e que por proposta do Dr. Cardoso Ribeiro, efusivamente saudado é afinal acompanhado até sua residência. (O Norte).

 

1929   Funda-se em Taubaté o jornal “Nossa Terra” sob a direção do Sr. Evandro Campos e do Sr. Benedito Marcondes Ferreira, com redação à rua Dr. Pedro Costa, 114, telefone 405. (Taubaté Jornal de 12-01-1946 e Imprensa de Taubaté de Pedro Giolo, p. 50) que menciona o n.º 101 apenas.

 

1940   Em comemoração da passagem do 35.º aniversário de fundação do jornal local O NORTE, realiza-se no Museu Histórico Municipal de Taubaté uma sessão presidida pelo Sr. Bispo Diocesano em que o Dr. Félix Guisard Filho pronuncia palestra sobre “História e Curiosidades da Imprensa Taubateana”. Foi franqueada ao público a sala de imprensa do Museu com exposição dos jornais até agora publicados em Taubaté e a nova secção de motivos japoneses, oferta do Sr. Carlos Guisard Aguiar. (O Lábaro).

 

1945   Realizam-se as solenidades de posse da nova diretoria da Sociedade Beneficente de Taubaté – Presidente, Benedito Marcondes Ferreira; vice: Altivo Simonetti; 1.º sec. Aristides de Oliveira Patrício; 2.º sec. Welington Queiroz de Oliveira; 1.º tes. Dr. Álvaro Gonçalves Guimarães Jr.; 2.º tes. Antônio Torchio; 1.º orador: Dr. Antônio Moura Abud; 2.º orador: Waldomiro Berbare; Bibliotecário: Deusdedith de Carvalho e do Conselho Sindical e Fiscal (Taubaté Jornal).

 

1949   Dom Antônio de Almeida Morais Jr. recém-eleito  bispo  de Montes Claros (Minas Gerais) celebra sua 1.ª missa pontifical no Santuário de Santa Teresinha. À noite em sessão artística literária no Cine Metropóle é saudado pelo Prefeito Municipal de Taubaté Dr. José Luiz de Almeida Soares e o deputado federal Dr. Ataliba Nogueira profere conferência sobre o Episcopado no Brasil. Ontem teve o seu retrato inaugurado no Círculo Operário de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1949   Toma posse a nova diretoria do Esporte Clube Taubaté: Presidente de Honra: Dr. José Luiz de Almeida Soares, prefeito municipal; Presidente: Joaquim de Morais Filho; 1.º vice: Dr. José Geraldo de Oliveira Costa; 2.º vice: José Rodrigues Pereira; Secretário Geral: José de Azevedo Lima, coletor federal; 1.º sec. Eurico Santos; 2.º sec. Leopoldo Pereira; Tesoureiro Geral: Licurgo Barbosa Querido; 1.º tes. Antônio Eulálio dos Santos Filho; 2.º tes. Luiz Negrini; Diretor Esportivo: Moacyr de Alvarenga Peixoto; Diretor de propaganda: Antônio Soares. Diretor do Departamento Profissional: Juventino Tavares; Orador Oficial: Roberto da Mata Ribeiro; Procurador: Paulo Sampaio Santos; diretor do departamento juvenil: Paulo Abuala. Comissão de Contas: Álvaro Marcondes de Mattos, Valentino Monteiro Gomes e Augusto Cembranelli. (Taubaté Jornal de 9). Veja-se a História do E.C. Taubaté de autoria de Oswaldo Barbosa Guisard. Vi o trabalho, não sei se está publicado. Ele usou apenas as Atas, os papéis que lhe foram confiados pela Diretoria do E.C. Taubaté de então, havia muitos jornais. Não sei se perdeu este. (Jornal da Cidade).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *