30 de dezembro de…

0
Share

1786   O capitão-mor de Taubaté, Manoel Lopes de Leão, procurador geral e inspetor das obras da Matriz comparece à Câmara para pleitear a cobrança das contribuições no tempo da desobriga. (Atas I, 163).

 

1882   Nos salões da residência do Comendador Ignácio Vieira, o Sr. Francisco Moreira Damas-co promove “soirée” dançante a que chama de “Pão com Manteiga” e que com a presença de mais de 50 pares vai até 3 horas da madrugada de 31. (Gazeta de 07/01/1883).

 

1882   Na conformidade do art. 230 do Regulamento n.º 120 de 31 de janeiro de 1842 são qualifica-dos 213 jurados para servirem em 1883. (Gazeta de Taubaté – publica a relação assinada pelo Escrivão do Júri, Manoel Inocêncio de Camargo).

 

1883   Promovido pelo vigário colado da paróquia de Taubaté realiza-se leilão em benefício do Hospital de Santa Isabel que há dias recebeu do Sr. Carlos José da Silva Pinto, comerciante na praça, a doação de 150 m de chita. O vigário é o Rev.do P.e Antônio Nascimento Castro. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A Gazeta de Taubaté (despedindo-se de seu 6.º ano de circulação) critica as providências e os gastos que até agora se têm feito para suprir de água a cidade que precisa pelo menos de 4 chafarizes e que até agora se supriu de nascentes lamacentas. Salienta os esforços empregados pelo falecido Dr. Barbosa de Oliveira e pelo negociante Sr. José Antônio Carneiro de Souza, sem recursos à engenharia porém, e sugere que se aproveite a recente lei provincial que autorizou as Câmaras Municipais a disporem de seu patrimônio (terrenos) como meio de fazer receita para tal fim, bem como de tributação se preciso for. (Nota: o Dr. Fernando de Mattos que vai solucionar o problema chegou há pouco, como registrei – deve ter vindo da Europa). (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Fixa residência em Taubaté, estabelecendo-se à Rua do Bispo Rodovalho com loja de fazen-das o Sr. Jeronymo Bastos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   No Teatro São João realiza-se récita extraordinária em benefício das atrizes D. Eufrázia Guerreiro e D. Silvina de Faria, representando-se pela primeira vez em Taubaté o drama em 5 atos e 6 quadros “A Morgado de Lyon”, original inglês traduzido pelo Sr. J. Koopk. Encerrará o espetáculo a comédia “Judas em Sábado de Aleluia” em 1 ato do imortal Penna. Às 20:30 horas. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Concluem-se as obras de abaulamento e apedregulhamento das Ruas Duque de Caxias e Dr. Falcão Filho (Palmeiras). (Gazeta de Taubaté)

 

1884   O primeiro anista Antônio Aymberê leciona em sua residência as matérias que habilitam o concurso das cadeiras primárias. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Morre em Taubaté o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, graduado em Direito em 1872, irmão de D. José Pereira da Silva Barros, Arcebispo de Darnis. Era casado com D. Etelvina Ramos filha dos Barões do Jambeiro. Davi Lopes da Silva e D. Balbina Ramos. Deixou 2 filhos: D. Antonieta de Barros Bernar-des, viúva e o Dr. Antônio Pereira da Silva Barros. (Diário de Taubaté de 29/12/1887).

 

1890   Depois da exposição de trabalhos durante três dias, realiza a festa de encerramento do ano letivo do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho com entrega de prêmios às alunas que mais se distinguiram durante o ano. (Jornal do Povo 01/01/1890 com minuciosa descrição).

 

1897   O Colégio União mantido pelo Sr. José Ramos Ortiz resolve fechar o internato e suspender as aulas do curso secundário, mantendo externato misto para o curso preliminar. Professores: D. Maria Carlota Malhado Quirino e José Ramos Ortiz. Preços: 25$000 por trimestre pagos adiantamente. (Diário de Taubaté de 01/01/1898).

 

1897   Realiza-se no primeiro e único Grupo Escolar de Taubaté (depois chamado Dr. Lopes  Chaves) a primeira festa de encerramento do ano letivo. Era diretor o prof. Orestes Guimarães. (Diário de Taubaté de 05/01/1898 – Ano IV, n.º 671).

 

1904   Encerradas as sessões do congresso federal chega a Taubaté o deputado federal Dr. Re-bouças de Carvalho, vereador eleito à nossa Câmara Municipal. Jornal de Taubaté de 01/1905).

 

1904   Mons. Miguel Martins põe-se publicamente ao lado de descontentes com a administração do cemitério do Convento e diz: 1.º – que há muitíssimos anos se formou em Taubaté a Ordem Terceira presidida por Frei Joaquim, então Guardião do Convento de Santa Clara; 2.º – a Ordem Terceira fez o cemitério e dele gozou até a vinda dos capuchinhos; 3.º – há 14 anos mais ou menos os capuchinhos aqui chegaram, dissolveram a Ordem Terceira e abandonaram o cemitério; 4.º – D. Lino Dodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo, entregou o cemitério abandonado e estragado a Mons. João Alves que o consertou e aumentou; 5.º – há 6 anos mais ou menos com a mudança de Mons. João Alves para São Paulo, D. Alvarenga que acaba de tomar posse da diocese, entregou a administração do cemitério ao vigário de Taubaté; 6.º – como sepultamento de pessoas gradas, importantes, ricas, o cemitério tornou-se rendoso; 7.º – há 2 anos, com D. Alvarenga à beira do túmulo, à morte, sem nada poder depor, a nova Ordem Terceira criada pelos capuchinhos pediu ao vigário geral (São Paulo) e lhe foi entregue a administração do cemitério; 8.º – as pessoas descontentes referidas no início dirigiram-se ao Sr. Bispo pedindo a restituição do cemitério à paróquia. (Jornal de Taubaté de 01/01/1905).

 

1905   Decreto nomeia o Sr. José Augusto Marcon-des de Mattos para a serventia vitalícia de 2.º Tabelião de Notas e Anexos da Comarca de Taubaté. (A Verdade de 01/01/1906).

 

1914   A Comissão de Fazenda da Câmara dos Deputados propõe em emenda substitutiva o auxílio de 25 contos de réis para o Hospital de Santa Isabel de Taubaté, reduzindo assim 50% o auxílio previsto para 1915, em relação ao de 1914. Pela mesma emenda o Asilo de Mendigos terá 6:000$000, a Sociedade de São Vicente de Paulo 1:500$000 e o Albergue Noturno 600$000. (O Norte).

 

1914   Presidida pelo 1.º suplente do substituto do Juiz Federal Sr. major Virgílio Cabral reúne-se no fórum a Comissão de Revisão do Alistamento Eleitoral local pra proceder à eleição de mesários que deverão funcionar nas eleições de janeiro próximo para senado-res e deputados federais. É secretariada a reunião pelo capitão Júlio Marcondes do Amaral, ajudante de procurador da República no município. (O Norte).

 

1926   Morre em Taubaté o c.el Antônio Di Luiz, casado com D. Tereza Viotti Di Luiz. (O Norte de 07/01/1927).

 

1935   A Prof.ª D. Escolástica Vieira promove em sua residência um recital de piano de suas alunas que executam música clássica e são muito aplaudidas. (Santuário).

 

1940   Decreto lei n.º 21 assinado pelo Sr. Álvaro Marcondes de Mattos dá ao trecho da Rua Cap. Cirillo Lobato entre a Praça Mons. Silva Barros e a Rua do Correa a denominação de Rua Dr. Gastão Câmara Leal. (O Momento de 05/01/1941).

 

1966    Lei n.º 988 institui o Código Tributário Municipal de Taubaté. (Manual – II, 156).

 

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *