16 de janeiro de…

0
Share

1870      Reúne-se em Taubaté o Corpo Eleitoral da Paróquia a fim de formar a mesa para a nova qualificação de votantes. (O Paulista).

 

1873      A Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do Dr. Francisco de Paula Toledo oficia aos Srs. Drs. Emílio Winther e Souza Alves para que se dignem apontar nos subúrbios de Taubaté o melhor lugar para um novo cemitério. A 8 de fevereiro indicam os terrenos entre o Convento de Santa Clara e a chácara do Dr. Escobar. (O Paulista).

 

1876      O Dr. Antônio Joaquim Rodrigues, juiz de direito da Comarca de Taubaté, recebe a notícia de sua eleição para deputado à Assembléia da Província do Espírito Santo de onde se acha afastado faz tempo. (A Imprensa de Taubaté).

 

1876      O Prof. Dr. J. Paulo Diniz deixa o Colégio São João Evangelista de Taubaté, transfe-rindo-se para o Colégio Redenção, de Pindamonhangaba. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   Assume o cargo de Juiz de Direito o Dr. Aurelino Oliveira de Souza Coutinho, desembargador honorário. (Parece que sucedeu ao Dr. Miguel Amorim de que há notícia de ter partido para a Comarca de São Mateus na Província do Espírito Santo. Vide dia 15 deste). (A Gazeta de Taubaté).

 

1890      Morre em Taubaté a macróbia Henriqueta Maria de Jesus, com 110 anos, residente à Rua da Piedade, natural de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1890      A Companhia de Gás e Óleos Minerais de Taubaté reinicia o atendimento de pedidos de colocação de gás residencial em Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1895   A epidemia de colerina no Vale do Paraíba faz 5 vítimas entre oito casos registrados em Lorena onde trabalha uma comissão de médicos de São Paulo. O primeiro caso registrado foi com o capitão das barcas do Engenho Central que sobreviveu a poder de tizanas domésticas. A segunda vítima, passada a crise aguda, em vias de restabelecimento, recebendo recursos médicos, faleceu no dia imediato. A medicina parece desconhecer o combate ao mal. (O Imparcial). Tão logo a epidemia começou a grassar nos municípios vizinhos o intendente Dr. Pedro Vieira mandou desinfetar as casas da cidade e preparar o Lazareto para receber as vítimas. (Do correspondente em data de 14). (O Imparcial).

 

1895   O jornal diário local “O IMPARCIAL” do Sr. Cypriano Quirino dos Santos sugere o corte das palmeiras imperiais da rua Carneiro de Souza apesar de sua beleza pelas razões seguintes: a rua não é suficientemente larga, as palmeiras têm desenvolvido muito, o ter-reno com as chuvas se torna muito úmido, sombrio e intransitável (paludoso) e a drenagem custaria muito dinheiro, as folhas pesadas que se desprendem de altura considerável estragam os telhados das casas e as palmeiras em certa época do ano agasalham bichos asquerosos que infestam as casas vizinhas. (O Imparcial).

 

1895   O industrial major João Baptista Alves Mourão adquire a Empresa de Bondes Urbanos de Taubaté puxados a burro que há muito havia interrompido seu tráfego e que em breve voltarão a funcionar. O comprador é taubateano e oferece a empresa pelo mesmo preço dentro de 10 dias para provar desinteresse. (O Imparcial).

 

1895   Morre, em Taubaté, o distinto moço Sr. Francisco Guimarães, irmão do Dr. Mathias Guimarães, engenheiro chefe da planta cadastral da cidade em levantamento. (O Imparcial).

 

1895   Acha-se em Taubaté restabelecendo-se de enfermidade o cidadão taubateano residente  em São Paulo Sr. José Bonifácio das Chagas Moura. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. Antônio Guedes de Queiroz torna público no interesse das famílias taubateanas o fato de ter perdido seu filho João vítima de bombas das festas do Divino ou Pentecostes. Em 1893 foi assistir à entrada da procissão e não percebeu que, como muitas outras pessoas, em frente à matriz estavam ele e a esposa com o filho no braço próximos à bateria. Ele ficou surdo por algum tempo e a criança começou a por sangue pelos ouvidos para o que não houve recursos médicos procurados. (O Imparcial).

 

1895   O Intendente Municipal interino da Instrução Pública vereador José Francisco de Moura torna público que as aulas das escolas municipais recomeçarão a 1.º de fevereiro e que no termos do único do art. 52 da lei n.º 88 de 8 de setembro de 1892 serão matriculados ex-officio as crianças cujos responsáveis (pais, tutores, curadores e patrões não declararem até 30 dias depois da abertura das aulas os meios pelos quais proporcionam instrução às mesmas). (O Imparcial).

 

1895   Na Igreja do Bairro do Remédio começam as novenas preparatórias da festa de São Sebastião que correrá com pompa e solenidade do costume, culminando no dia 25 quando haverá iluminação, leilão e música à porta da Igreja, alvorada e missa pela manhã. (O Imparcial).

 

1895   Reúne-se a Câmara Municipal de Taubaté sob a presidência do c.el João Afonso Vieira e os vereadores c.el J. B. Marcondes de Mattos, Laurindo Ferreira, José Francisco de Moura, John Milne Tindal. O Procurador apresenta relatório pelo qual se verifica que se arrecadaram 66:133$528 e se gastaram 39:380$925 no 2.º trimestre do exercício fiscal de outubro a dezembro de 1894. (O Imparcial).

 

1895   A Cia. Norte Paulista concessionária do serviço de abastecimento de água na cidade comunica à Câmara Municipal que o encanamento mestre desde o km 5 até o km 7 acha-se colocado em terreno turfoso sem resistência e que pode ceder principalmente com as chuvas atuais e a picada por onde passam os canos é transitada, aumentando o risco de ruptura dos canos. A Cia. não tem podido conversar essa picada por estar em terreno particular ainda não desapropriado e os serviços são feitos por um camarada do Sr. capitão Manoel Oliveira dos Santos Areão. (O Imparcial)

 

1895   A Cia. Norte Paulista concessionária do serviço de água de Taubaté comunica à Câmara Municipal que, dispensando seu auxílio deverá fechar o terreno no prolongamento da rua do Sacramento até dia 10 de fevereiro, mas por enquanto fechou o trecho (Caixa d’Água) com uma porteira em cada extremidade do prolongamento da rua. Pede com a abertura desse prolongamento se feche a estrada velha do alto da Boa Vista. (O Imparcial).

 

1895   O tenente coronel José Victoriano de Oliveira Moura desiste de sua pretensão de licença para explorar a Empresa de Bondes Urbanos de Taubaté e pede à Câmara Municipal restituição do mapa com que instruiu o pedido de privilégio. (O Imparcial).

 

1895   O Sr. Francisco de Mattos Carvalho, tutor dos órfãos de Antônio de Carvalho Baptista solicita à Câmara Municipal de Taubaté que manda vedar de muros (como era antes) a chácara que ficou devassada com a abertura de rua que vai para a fábrica de tecidos. (C.T.I.), muros de taipa como já foi feito na chácara vizinha do Sr. Antônio Araújo, abertura feita à custa de terreno da chácara (será a rua 4 de março?). (O Imparcial).

 

1895   O Sr. José Francisco dos Santos Prainha pede à Câmara Municipal de Taubaté autorização para continuar a vender seus gêneros alimentícios por não ser considerado atravessador de acordo com a Resolução n.º 6 (atravessador é o que compra de produtores do município para revender impedindo a venda direta ao público consumidor); pede mais que se permita faça as vendas dentro do barracão devido ao mau tempo, onde esse gênero não é permitido. (O Imparcial)

 

1895   A Câmara Municipal de Taubaté destina a verba inicial de 5 contos recebida do governo estadual para construção de lazareto em lugar a ser escolhido por comissão especial. (O Imparcial).

 

1898      Realiza-se no Largo da Matriz, no sobrado do Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, a última exibição do Cinematógrafo ou Fotografia Animada que aqui estreou a 2 do corrente e que a pedido exibirá o quadro “O Modelo”. Cobra-se então 1$000 de entrada. (Diário de Taubaté).

 

1898      O povo de Santa Cruz das Palmeiras  presta significativas homenagens ao Cônego Bento  Antônio de Souza Almeida, por motivo de sua remoção daquela paróquia. (Diário de Taubaté).

 

1905      O Dr. João Baptista Ortiz Monteiro, nascido em Paraibuna a 23 de junho de 1853 e batizado em Taubaté a 28 de agosto de 1853 pelo Rev.do P.e Manoel Inocêncio Muniz, é nomeado Diretor da Escola Politécnica do Rio de Janeiro de que se vai empossar a 19. (Jornal de Taubaté de 18/01/1905, ver Velhos Troncos do Dr. José Bernardo Ortiz, 3.ª edição, Tomo I, p. 280).

 

1910      O Instituto Histórico de São Paulo expede título de sócio honorário ao Dr. José Aristides  Monteiro, advogado e ex-deputado estadual, de tradicional família taubateana. (O Norte).

 

1913   Morre em São Paulo a Sr.a D. Francisca Henrique de Moura e Almeida, distinta taubateana esposa do c.el Francisco Ignácio de Souza e Almeida, progenitores do Dr. Olegário de Moura, médico em São Paulo, irmã Maria Rita, da Congregação das Irmãs de São José, P.e Luiz Gonzaga de Almeida Moura, então no Colégio Pio-Latino de Roma, D. Maria Francisca de Moura e Abreu casada com o Sr. Vicente de Abreu, D. Noemia Moura Funke, casada com o industrial Jacques Funke, Antonieta de Moura, Canuto e Ataliba de Moura estudantes. Era irmã do Dr. José Felipe Cursino de Moura, Inspetor Sanitário Municipal, do major João Bonifácio de Moura Sobrinho, vereador à Câmara Municipal de Taubaté e cunhada do Sr. José Cursino Barbosa, funcionário municipal. (A Federação).

 

1914      A Câmara Municipal de Taubaté realiza sua 1.ª sessão ordinária às treze horas e aprova projeto de lei (transformado em lei n.º 155) que em lugar de 1.ª comissão e 2.ª comissão cria três comissões com designações especiais, modificando assim o art. 23 da Lei n.º 135. A 1.ª comissão é de Justiça e Poderes, a 2.ª de Fazenda, Higiene, Orçamento e Contas e a 3.ª de Instrução e Obras Públicas. Para a 1.a comissão são nomeados ou eleitos: Dr. Pedro Costa, Raphael Ferreira Braga e Joaquim Mariano de Moura Guimarães, para a 2.ª Bernardo Ambrogi, Antônio Valente da Silva e João Bonifácio; para a 3.ª Dr. Pedro Costa, Vitor Joaquim Vieira e major Antônio Pereira de Barros. A mesma lei 155 modifica também o art. 12 da Lei n.º 135 (Regimento Interno) e cria o cargo de 2.º secretário da Câmara. Para 1.º  é eleito o Sr. Antônio Valente da Silva e para 2.º o Sr. Raphael F. Braga, a que compete fazer o transunto fiel do que ocorre na sessão para lavrar ou mandar lavrar a ata, ler a ata da sessão anterior e substituir o 1.º secretário. (O Norte).

 

1919      Morre, no Rio de Janeiro, o Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves, nascido em Guaratinguetá a 7 de julho de 1848. Foi presidente de São Paulo e da República, entre outros cargos que sempre honrou. (Folhas, encadernação).

 

1941      Toma posse a nova diretoria da Liga Suburbana de Futebol de Taubaté e de que é presidente Galdino M. Rezende. (O Momento).

 

1945      Decreto-lei n.º 14.542 reduz de 15 para 10 o número de municípios integrantes da área de jurisdição da Delegacia Regional do Ensino em Taubaté, transferindo cinco para a de Mogi. (Nossa Terra).

 

1946   Aniversaria o sarg. José Antônio Hidalgo, comandante do destacamento policial de Taubaté. (Taubaté Jornal).

 

1949   Francisco Pereira da Silva publica no Taubaté Jornal artigo sobre as origens da devoção do Bom Jesus de Tremembé em que menciona: 1) a inauguração da capela em 1972; 2) a aprovação do compromisso da Irmandade do Bom Jesus em 1736, acontecimentos a que estão ligados os nomes de José Gomes Granito fervoroso devoto e do capitão-mor Manoel da Costa Cabral; 3) ampliação da Igreja em 1795, depois reconstruída pelo taubateano Dr. Antônio Maria da Silva e 4) elevação a Santuário em 1907 por Dom Duarte Leopoldo e Silva. Fontes citadas: 1) tradição popular (a lenda do criminoso que ali aportou, construiu um rancho de palha onde foi encontrada a imagem do Bom Jesus talhada em madeira); 2) artigo de Minucius Félix no Correio do Vale de agosto de 1929 e 3) O Lábaro de 21/x/1914. (Taubaté Jornal).

 

1949   Fixam residência em Taubaté o Dr. Sebastião de Almeida, advogado, com escritório à rua Dr. Pedro Costa, 64 e o Dr. Colombo Ortiz, médico oculista (otorrinolaringologista) com consultório à Marquês do Herval, 618. (Taubaté Jornal).

 

1949   A Escola Remington muda-se da rua Eng. Fernando de Mattos para a rua Dr. Emílio Winther, 293. (Taubaté Jornal).

 

1949   A nova diretoria do Esporte Club Taubaté promove campanha de aumento de seu quadro social que não tem ainda 1000 sócios. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticiam-se os falecimentos em Taubaté do Sr. Joaquim de Carvalho Freitas, sogro do prefeito municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares, velho morador da cidade e ao progresso da qual deu muitos dos seus esforços; em Tremembé da sra. Zília B. Guisard, esposa do Sr. Eugênio Guisard. (Taubaté Jornal).

 

1949   Taubaté comemora condignamente o 50.º aniversário da ordenação sacerdotal do Rev.do P.e Florêncio Luiz Rodrigues ocorrido ontem, que celebra missa na Matriz da Paróquia da SS. Trindade na Vila das Graças de que é vigário, às 6 h. Às 7 h. o Bispo diocesano celebra outra e às 9 h. solene missa cantada por Mons. João José Azevedo com pregação de Dom Antônio de Almeida Morais Jr., bispo de Montes Claros. Almoço na residência do jubilado, falando os srs. bispos, Mons. Azevedo e o Sr. Reimão Helmeister. Sessão popular às 16 h. no Cine Boa Vista. Aberta pelo Con. Evaristo. Falam o Sr. Evandro Campos representando o Prefeito (Dr. José Luiz), os operários srta. Judith Cunha e José B. Faria e o Dr. Demétrio Badaró, advogado em Pinda e o P.e Antônio Cursino. À noite Te-Deum na Matriz da SS. Trindade. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *