5 de janeiro de…

0
Share

1785   Alvará proíbe no Brasil as manufaturas de algodão, seda, linho e lã, os bordados de ouro e prata, excetuados somente os tecidos grosseiros de algodão. Proibição revogada por decreto de 1.º de abril de 1808. (Rio Branco, Ef. p. 10).

 

1878   Volta ao poder o partido liberal com o ministério presidido pelo Conselheiro Sinimbu. O partido conservador estava no Governo desde 16 de julho de 1868 (Gabinete Itaboraí). (Rio Branco, Ef. p. 11).

 

1883   O Sr. Maurício Ferreira auxiliar do jornal bissemanário local “Gazeta de Taubaté” e várias pessoas avistam pela madrugada um arco multicor que vai do oriente ao poente e que dão o caráter de fenômeno. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Vão adiantados os trabalhos de execução da linha de bondes Taubaté a Tremembé sociedade incorporada há uns dois meses pelo Barão de Tremembé auxiliado pelo Dr. Francisco Ribeiro Escobar (pai). O leito da linha que tem 8 km já está pronto e mais de 3 km de linha assentada. Os carros de passageiros e a locomotiva estão prontos, faltando apenas pintura. Todo o material rodante tem sido construído nas oficinas da E.F. do Norte (São Paulo) (Estrada de Ferro Rio-São Paulo). O nome de linha de bondes é modéstia da empresa. É uma estrada de ferro, pois a locomotiva é da mesma bitola e da mesma força e resistência que a da E.F. São Paulo-Rio de Janeiro. Há esperança de estendê-la para o sul de Minas. Diante da dificuldade financeira por que passa a cia. sugere-se aos proprietários dos terrenos por onde vai passar a linha que terão seus terrenos valorizados e poderão loteá-los mediante abertura de rua de ambos os lados da linha, uma subscrição em prol do aumento de capital da empresa. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Na rua nova aberta em prolongamento da rua Jacques Félix (deve ser o trecho entre  a Rua  Dr. Souza Alves ou 15 de novembro e a atual av. Dr. Granadeiro) há enorme buraco donde se vem extraindo saibro ali abundante. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Um exame de cambistas de outras localidades anunciam e vendem as diversas loterias em Taubaté sem pagamento dos 50$000 do 2.º do art. 202 do código de posturas a que estão sujeitos os nossos. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   De volta de sua viagem à Europa encontra-se clinicando em Taubaté sua terra natal o Dr. José Francisco Monteiro Filho. (Gazeta de Taubaté) no Largo do Dr. Barbosa das 7 às 8 da manhã e das 2 às 3 h. da tarde. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   A Câmara Municipal de Taubaté por seu secretário, Manuel Alves Borges, abre concor-rência pública para fornecimento de alimen-tação aos imigrantes que vierem à hospedaria local; as propostas que deverão ser apresentadas até o dia 23 deverão indicar preços de ração para adultos e meia-ração para crianças tanto para almoço (3 pratos) como para café e jantar (4 pratos) tudo de 1.ª qualidade. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Chegam a Taubaté em trem especial o Sr. Rodrigo Silva, ministro da agricultura, acompa-nhado do Dr. Rodrigues Alves, presidente da província, e comitiva, recebidos com foguetório e a banda de música Princesa Imperial. Almoçam no Hotel da Estação sendo cumprimentados pelo Dr. Francisco de Paula Toledo, Francisco Eugênio de Moura Escobar, Câmara Leal, P.e José Valois (lê-se: Valuá) e vigário Nascimento Castro. (Diário Paulista).

 

1889   Decreto n.º 10.150 autoriza a construção da Estrada de Ferro Taubaté-Ubatuba. Companhia organizada tendo à frente o Conselheiro João Alfredo chega a construir 86 quilômetros de vias permanentes. Sobreveio crise financeira e as obras foram interrompidas. (A Federação de 8 de agosto de 1913).

 

1889   Decreto n.º 10150 autoriza os Srs. Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar e Victoriano Eugênio Marcondes Varella a organizarem uma companhia para a construção da estrada de ferro de Taubaté a Ubatuba, por prazo prorrogado por mais seis meses a 3 de agosto de 1889. (Jornal do Povo de 11/08/1889).

 

1889   Decreto n.º 10150 (federal) concede privilégio à Companhia de Estrada de Ferro São Paulo – Minas para construção de linha ligando Taubaté e Ubatuba, nos termos do parágrafo 1.º do Art. 7.º da Lei n.º 3397 de 24 de novembro de 1888. (O Norte de 09/01/1914).

 

1890   O Dr. Francisco de Paula Toledo confirma sua renúncia ao cargo de vereador à Câmara Municipal de Taubaté que não voltará a exercer. (Jornal do Povo).

 

1890   O subdelegado de polícia de Taubaté, Sr. José Pedro Malhado Rosa, em diligência no mercado, verifica que o toucinho está sendo molhado e salgado demais e adverte os infratores. Constata ainda a existência de muitos pesos de 1kg com 850g apenas e faz a apreensão dos mesmos, sendo muito aplaudido. (Jornal do Povo).

 

1890   No palacete da Ex.ma Sr.ª Viscondessa de Pindamonhangaba, nessa vizinha cidade, realiza-se pomposo baile do partido republi-cano com a presença de representação de Taubaté: Dr. Valois (lê-se: Valuá) de Castro e sua irmã D. Francisca Valois (lê-se: Valuá) de Castro e a filha do Cap. José Pedro Nogueira. O partido republicano de Taubaté, se fez representar por Dr. João Malta Júnior, Fernando de Mattos e Sr.ª D. Lúcia de Mattos e Prof. João Pena. Etc. (Jornal do Povo).

 

1895   O Sr. Baptista Chaminaud conclui o assenta-mento de bilhares em seu novo restaurante do largo da Matriz. (O Imparcial).

 

1895   Durante o ano de 1894 foram abatidas no matadouro local 1.205 rezes e a estação da Estrada de Ferro Central do Brasil em Taubaté arrecadou 440:758$170 nesse ano. (O Imparcial).

 

1895   Noticia-se a aprovação plenamente em álgebra, em São Paulo, do Taubateano Affonso Moreira da Silva. (O Imparcial).

 

1895   O capitão Manoel Alves Moreira da Costa continua na tarefa de angariar donativos para reconstrução da Igreja de Santa Cruz do Barranco e já arrecadou até hoje 2:817$000. (O Imparcial).

 

1895   Na redação do jornal diário local “O Imparcial” de Quirino & C.ia à rua Visconde do Rio Branco, 58-B estão expostas caixas fósforos de segurança nacionais fabricados em São Paulo na Vila Mariana pela Cia. Industrial de São Paulo e já premiados em exposições no país em 1889 e depois em Chicago. Os fósforos são marcas “Âncora” e “Germânia” e são vendidos em latas ao preço de 44$ cada. O jornal estranha que com tão bons produtos se dê ainda preferência estrangeira. O representante que visita Taubaté é o Sr. João Silvério da Rosa Vermelho hospedado no Hotel Belém morador no Brás. (O Imparcial).

 

1895   Anuncia-se para breve a circulação em Taubaté de um novo jornal que se chamará “O Republicano”. (O Imparcial).

 

1895   Entra de novo em vigor proibição de venda de peixe do rio Paraíba pois não acabou a epidemia de cólera mórbus de suas margens. (O Imparcial).

 

1895   Há dias vem chovendo abundantemente em Taubaté causando muitos estragos tanto no nosso como nos municípios vizinhos, com a destruição de pontes e aterros e a enchente do rio Paraíba. (O Imparcial).

 

1895   O capitão Euzébio Afonso Vieira, delegado de Polícia de Taubaté, de ordem do Chefe de Polícia do Estado e a requerimento do Secretário do Interior proíbe os moradores das margens do rio Paraíba de se abastecerem no mesmo rio para prevenir futuros perigos do surto de cólera mórbus que ainda não se extinguiu de todo. (O Imparcial).

 

1900   Circula, em Taubaté, o jornal denominado “A VOZ DO POVO”, constituindo uma nova fase de “O Estudante”, completamente remodelado em seu 1.º número. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Chega a Taubaté, pelo “Rápido” (trem) do Rio, D. João Nery, bispo de Pouso Alegre que se hospeda em casa de seu colega de curso teológico P.e Antônio Vieira. Foi para São Paulo dia 7. (A Verdade).

 

1905   “A Verdade” deixa de circular em Taubaté no dia de hoje por terem sido empasteladas, acidentalmente, as duas últimas páginas, durante sua impressão. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Encontra-se em Taubaté um perito em fabrica-ção de vidros encarregado de construir um novo forno para a fábrica local que voltará a funcionar em breve. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sua 2.ª sessão preparatória sob a presidência do Cap. Francisco Lobato e secretaria do Dr. Bento Enéas de Souza e Castro. São lidos os pareceres das 1.ª e 2.ª Comissões de verificação de poderes que reconheceram todos os vereadores eleitos e que foram proclamados pelo Presidente e que serão empossados em sessão de amanhã. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Pelo “Rápido” (trem) chega a Taubaté D. João Baptista Corrêa Nery, bispo de Pouso Alegre, que se hospeda na residência do Rev.do P.e Antônio Vieira. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Tendo falecido após diversas intervenções cirúrgicas é sepultado no cemitério do Convento de Santa Clara o Sr. José Antônio Carneiro de Souza, antigo e honrado comerciante em Taubaté, onde fundou o estabelecimento conhecido, então, por Casa Carneiro e que ultimamente se dedicava à agricultura. Português de origem, mas brasileiro de coração, serviu à Republica com dedicação em cargos que ocupou aqui. (O Norte de 7, domingo). Os membros da Comissão de Revisão Eleitoral constituída assim: membros efetivos: Dr. Paulo Costa, Pedro Francisco dos Santos e Lafayete Marcondes; suplentes: João Bindão, Manuel Cunha e Arnaldo Pereira. (O Norte).

 

1912   A Câmara Municipal de Taubaté resolve proibir o trânsito pela cidade de veículos (carros de bois) com eixo móvel, devido ao chiado característico que produzem. (A Federação).

 

1913   Morre, em Taubaté, a srta. Maria de Lourdes dos Prazeres, filha do Sr. José Antônio dos Prazeres e irmã do jornalista Antônio de Castro Leão. (A Federação).

 

1913   Morre, em Taubaté, o Sr. José Gomes Martins, proprietário e capitalista aqui residente há muitos anos deixou viúva e 4 filhos. (A Federação).

 

1914   A Cia. Norte Paulista, concessionária do serviço de abastecimento de água em Taubaté e de que são diretores os srs. Virgílio Cabral (Presidente), Antônio Xavier de Almeida e Luiz Ítalo Bocco e integrantes do Conselho Fiscal os srs. Adolpho Pereira da Silva, José Augusto Ribeiro, apresenta relatório de suas atividades em 1913 e dentre as quais consta a reforma procedida nos encanamentos das ruas 15 de novembro, 4 de março e parte das Ruas Dr. Rebouças de Carvalho e da Consolação. Durante o ano de 1913 foram compradas algumas partes de terras nas cabeceiras do manancial do rio Chaveco na raiz da serra. (O Norte).

 

1914   Em substituição ao Sr. Adelino Figueiredo Pinto que resignou o cargo, é eleito o Sr. Antônio Camilher Filho para tesoureiro da Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté. (O Norte).

 

1932   Realiza-se no Teatro São João, em Taubaté, um festival lítero-musical em benefício da Liga Católica. (A Folha).

 

1945   Morre, em Taubaté, o Sr. José Bonifácio de Moura estimado fazendeiro neste município, casado com D. Ana Cândida de Moura, deixando vários filhos. (Nossa Terra).

 

1945   Em vias de conclusão as obras de reforma de  nossa Catedral, cuida-se de concluir o belo templo gótico do Santuário de Sta. Teresinha onde, com o zelo de seu pároco Rev.do P.e Cícero de Alvarenga já estão sendo ultimados o revestimento externo e interno, da pia batismal e coro com a ajuda generosa de seus paroquianos. Resolvido o problema do telhado será atacado o serviço da torre. (Taubaté Jornal).

 

1946   Circula em Taubaté um opúsculo distribuído pelo modelar Colégio Diocesano Santo Antônio, como lembrança da formatura da turma de 1945, contendo discurso do orador Armando Afonso, do paraninfo Rev.do P.e Eurico de Oliveira Galicho, o programa das festas e o poema de autoria desse sacerdote “Taba-etê Sagrada”. (Taubaté Jornal).

 

1946   Assume o cargo de diretor-gerente de “O Lábaro”, órgão oficial da diocese, o Rev.do P.e João Maria Raymundo da Silva a quem a imprensa católica já deve assinalados serviços. Continua como diretor-redator o Rev.do P.e José Luiz P. Ribeiro. (Taubaté Jornal).

 

1946   Anuncia-se o encerramento das atividades do Tiro de Guerra 445 desta cidade, de que era Secretário o Sr. Aguinaldo Teixeira Pinto (Taubaté Jornal).

 

1946   O governo estadual aprova decreto-lei do Prefeito Municipal de Taubaté Dr. Antônio de Oliveira Costa, instituindo o salário família dos funcionários municipais locais. (Taubaté Jornal).

 

1946   Durante o ano de 1945, visitaram o Museu Histórico Municipal de Taubaté 4.158 pessoas de numerosas cidades deste e de outros Estados da federação. (Taubaté Jornal).

 

1946   Taubaté tem mais um estabelecimento gráfico à altura de seu desenvolvimento: a Gráfica Universal do Sr. Waldemar Duarte, à rua Cons. Moreira de Barros, 169, cujas instalações foram bentas pelo Rev.do P.e Cícero de Alvarenga. Falaram o proprietário, o Dr. Álvaro Corrêa Campos, o Sr. Oswaldo Barbosa Guisard, o Sr. Evandro Campos, por ocasião da organização (cujo dia o jornal não menciona). (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *