24 de março de…

0
Share

1857   A vila de São Miguel das Areias é elevada à categoria de cidade (Areias). (Folhas, encadernação).

 

1860   Lei provincial n.º 3 cria o distrito de paz de Redenção. A mesma lei cria freguesia no bairro do Paiolinho (Redenção) então município de Taubaté e marca suas divisas com Paraibuna.

 

1867   Parte para a Europa o médico Dr. Jorge Emílio Theodoro Winther (Dr. Winther) onde vai se demorar alguns meses. (Lanterna Mágica).

 

1871   Lei provincial n.º 28 dá à Companhia São Paulo e Rio de Janeiro organizada para construir uma estrada de Ferro de São Paulo até Cachoeira numa extensão de 232km ou 35 léguas, garantia de juros até o capital de 10.600:000$000. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   É sábado de Aleluia e em Taubaté na Igreja Matriz realizam-se as cerimônias de bênção do Fogo Novo, seguindo-se o Preconio, a benção do Círio e a da pia batismal, terminando com a solene missa do dia. Às 18 h. realiza-se a coroação de Nossa Senhora pregando o vigário colado P.e Antônio Nascimento Castro. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   A Superintendência de Obras Públicas do Estado é autorizada a despender a importân-cia de 458$700 com os reparos da ponte que vai de Taubaté ao lugar denominado Bicu-dinho. (O Popular).

 

1895   No Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, em Taubaté, entre alunas e corpo docente há cerca de 300 pessoas. Em 1894 a manutenção do mesmo exigiu a importância de 57 contos de réis. (O Popular).

 

1895   No Colégio Coração de Jesus de Taubaté estão matriculados 40 alunos internos e 55 externos sob a direção dos padres Antônio Firmino e Antônio Vieira. Do corpo docente participam os srs. Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, P.e Antônio Nascimento Castro, Achiles Montalvão, Tristão de Oliveira, Amâncio Ferreira, José Alves Pinto, João Ribeiro Milha, Arthur Vieira e Pe. Antônio Firmino. (O Popular).

 

1898   Presta compromisso e assume o cargo de sub-delegado de polícia de Taubaté, o cidadão José Ribeiro Braga. (Diário).

 

1901   Nos bilhares “Flor de Taubaté” realiza-se com-petição de bilhar com entrada paga, cuja renda reverte em benefício da Confraria de São Vicente de Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   À Rua São José n.º 2 inaugura-se a escola do Prof. Andrade Pinheiro que alfabetiza em 3 meses. As aulas vão das 11 às 16 horas e a mensalidade é de 3$000. Dá aulas noturnas e diurnas para meninos pobres às expensas da Sociedade Espírita União e Caridade. As aulas para meninas são regidas pela Prof.ª D. Maria da Glória P. da Silva, habilitada em trabalhos de seda, em branco, ouro, lã e crochê. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Circula em Taubaté o 1.º número do jornal Semana Oficial, órgão destinado a publicar o expediente da Câmara Municipal. Entre outras notícias traz na 2.ª página a de que a Câmara este mês entrará em negociações com a Companhia Norte Paulista para a encampação do serviço de abastecimento de água da cidade feito pela mesma. (O Norte).

 

1910   Tendo entrado em licença o juiz de direito Dr. Francisco Cardoso de Souza Ribeiro, assume o cargo o Dr. Granadeiro Guimarães. O ten. Sr. Arthur Vieira passou o cargo de sub-delegado de polícia ao ten. Eduardo José Pereira, 1.º suplente. (O Norte).

 

1914   Sob a presidência do Dr. Francisco Cardoso Ribeiro, juiz de direito, realiza-se das 13 às 19 horas a assembléia geral dos credores do Banco de Custeio Rural de Taubaté, em liquidação. Foram eleitos liquidatários os Srs. Dr. Gastão Câmara Leal, Dr. José César de Oliveira Costa, Heráclito Valente e Dr. Alfredo Machado. (Norte).

 

1932   Por Ato n.º 27 o Prefeito Municipal, major João Cândido Zanani de Assis, abre o crédito especial de 2:000$000 para a contribuição ao Departamento de Administração Municipal pois foi a quota que se fixou para Taubaté. (A Folha).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *