20 de agosto de…

0
Share

Na imagem: “Lição de anatomia do Dr.Tulp”, do pintor holandês Rembrandt*

1785   A Câmara de Taubaté expede edital proibindo que se montem cavalos e bestas bravas pelas ruas, bem como andar com porretes e fazer carniceiras. (Atas I, 139).

 

1787   Na Câmara de Taubaté abre-se o cofre dos Pelouros para sorteio de juiz de órfãos que recaiem o Cap. Euzébio José de Araújo que será notificado a providenciar sua carta de usança. Na mesma vereança é nomeado para Alcaide da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté o Sr. Francisco Rodrigues Portes (Atas I, 174) que, contrariando a lei imperial já vinha servindo há nove anos, quando poderia servir apenas três. (id. 175).

 

1848   Nasce em Taubaté o prestigioso chefe político c.el José Gomes Nogueira, aqui falecido a 8 de abril de 1918. Foi vereador e presidente da Câmara Municipal tanto no Império como na República. Vivia ainda quando a Rua de Santa Cruz passou a ter o seu nome. Era filho de Lucas Gomes Nogueira e D. Maria Joaquina Nogueira e foi casado com D. Francisca Pereira Nogueira. (O Norte de 10/4/1918).

 

1855   D. José Pereira da Silva Barros, o futuro e insigne arcebispo de Darnis, presta exames  habilitando-se às sagradas ordens de subdiaconato e diaconato em São Paulo. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1868   O Paulista, órgão do Partido Liberal de Taubaté, semanário, lança uma grande tiragem de mais de 400 exemplares do n.º 20 para distribuição aos correligionários da região os quais, não devolvendo, são considerados assinantes. (O Paulista).

 

1878   Realizam-se eleições para deputados e senadores (Em Pinda e devem ser estaduais). (Athayde Marcondes – Pinda – 250 anos – Efemérides do fim do volume p. 79).

 

1881   Nasce, em Pindamonhangaba, o engenheiro Dr. José Antônio Salgado, filho de Martiniano Salgado e de D. Olympia Adelaide de Oliveira e Costa. Formou-se pela Escola Politécnica de São Paulo a 29 de junho de 1907. Logo depois de formado foi nomeado para fazer parte de uma comissão de estudos da linha da estrada de ferro São Sebastião e São Bento do Sapucaí. Nomeado 1.º engenheiro-diretor das obras de construção da Estrada de Ferro Campos do Jordão deixou o cargo que ocupava no corpo de engenheiros da Estrada de Ferro Mogiana. Dirigiu as obras de construção da estação da estrada em Campos do Jordão, a grande ponte sobre o rio Paraíba e das três pontes sobre o rio Piracuama. Na estrada de Campos do Jordão esteve em atividade desde o início até o fim dos trabalhos. A 8 de novembro de 1913 casou-se com D. Anita Damas, filha do empreiteiro da estrada Sebastião Damas. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p.p. 274 e 275).

 

1884   A Imprensa taubateana pede providências à polícia para dispersão de bando de garotos que a horas da noite juntam-se na esquina da Rua Visconde do Rio Branco e Jaques Félix, bem como para a turma de pedintes composta de pessoas sadias e aptas para o trabalho e que incomoda diariamente a população. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Anuncia-se para o dia 24 espetáculo no Teatro São João promovido pelo Sr. Miguel Alamo (artista estabelecido em Taubaté) e sua família. Espetáculo Lírico-dramático. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Gazeta de Taubaté tem assinantes em Itatiba, Penha do Rio do Peixe, Capivari, Piracicaba, Pirassununga e Cambuí – MG. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Mesa da Irmandade do Senhor Bom Jesus do Tremembé transfere de sábado para domingo as missas celebradas pelo capelão da Irmandade Rev. Côn. Benjamim de Toledo Mello. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Muda-se para a Vila de Redenção o Sr. Benedito Antônio de Sá proprietário da Farmácia Central deixando em Taubaté encarregados de receberem as dívidas de seus fregueses os Srs. Antônio dos Santos Camilher, proprietário de loja de ferragens e o Sr. Sebastião Martins, proprietário de padaria. (Gazeta de Taubaté).

 

* 1884   Um munícipe da Vila de Redenção faz um apelo através da Gazeta de Taubaté sobre a necessidade que tem aquela vila de um médico pois estão sujeitos a curandeiros e ali existem duas boticas bem montadas. O médico que residir em Redenção poderá também socorrer a vila de Natividade distante 3 léguas, onde não há nem botica. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O B.el Joaquim Antônio de Camargo, diretor do “Externato Camargo”, ausentando-se de Taubaté deixa na direção do estabelecimento de ensino seu sócio Dr. Manoel Dias de Toledo. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   O Governo Imperial distribui os seguintes títulos de nobreza da terra: Barão Pereira de Barros ao c.el Jordão Pereira de Barros; Barão de Jacareí ao c.el Licínio Lopes Chaves; Barão de Pouso Frio ao c.el Mariano José de Oliveira Costa, é Mariano Moreira, como o chamavam os pobres, grande benemérito de Taubaté, da região, protetor da Santa Casa. (Jornal do Povo de 25/8/1889). Barão da Pedra Negra ao ten. c.el Manoel Gomes Vieira; Barão do Jambeiro ao Comendador David Lopes da Silva Ramos e de Barão do Rio Novo ao Major José Augusto Rezende. (Jornal do Povo de 23 e “Velhos Troncos” p. 287).

 

1895   Representantes das lojas Maçônicas do Rio de Janeiro, São Paulo e Taubaté comparecem às solenidades de inauguração da Loja Maçônica “Honra e Virtude” de Pindamonhangaba. (Athayde, Pinda, 79).

 

1899   Morre o Dr. Francisco Granadeiro Guimarães, genro do ilustre taubateano radicado em Pin-damonhangaba Sr. Antônio Vieira de Oliveira Neves, Barão de Taubaté. Era deputado federal por São Paulo. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides do fim do volume p. 80).

 

1897   O Dr. João Francisco Malta Júnior, taubateano é admitido e proclamado sócio do Instituto Histórico de São Paulo. (Diário de Taubaté).

 

1900   Por motivo de seu 34º aniversário de magis-tério é alvo de significativas homenagens o prof. Antônio José Garcia, do Grupo Escolar de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O cap. José Félix Bernasconi, 1.º suplente, assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté, dando audiências às quintas-feiras na delegacia de polícia na cadeia nova do Largo Comendador Costa Guimarães. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Sr. Antônio Felício de Moura, 2.º suplente, assume o cargo de subdelegado de polícia de Taubaté. O escrivão da delegacia é o Sr. João Evangelista Lobato de Macedo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Em extrema miséria, sem que nenhum auxílio lhe fosse prestado pelo governo, morre em Taubaté o Sr. Abílio Gomes da Silva que durante 31 anos e 7 meses foi soldado do destacamento policial desta cidade. Morreu com 71 anos. (A Verdade).

 

1905   A Corporação Musical “Filarmônica Tauba-teense” promove retreta no jardim (deve  ser da estação) e executa o seguinte programa: 1-Stoessel, dobrado de Assis Camargo; 2 – Prijor’s Calke Walk N. 3 – Aroldo, cavatina de Verdi; 4 – Pallicy, Mazurca de Palavicino; 5 – L. de Lamermoor, concerto de Donizetti. 6 – The Choristers, Valsa de B. Phelps e 7 – Mascotte, sinfonia de Audran. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Largo da Matriz está a Farmácia Central do Sr. Herculano Craveiro. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Na casa bancária do Sr. Octaviano Andrade estão à venda as assinaturas para 5 récitas que a Companhia Dramática do Sr. Francisco Santos pretende dar no Teatro São João a 60$000 camarotes de 1.ª ordem, 40$000 de 2.ª e 12$000 para cadeiras. Os ingressos para espetáculos avulsos são vendidos a 15$000, 10$000 e 3$000 respectivamente. É a primeira vez que essa Companhia vem a Taubaté e anuncia para a estréia a peça “O outro eu”. (Jornal de Taubaté).

 

1914   De volta da Europa chega a São Paulo o ilustre prelado taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, que é magni-ficamente recepcionado em Santos e na Capi-tal. Em sua Companhia chegam também o Ex.mo D. Alberto Gonçalves, Bispo de Ribeirão Preto e o Cônego Marcondes Pedrosa, Vigário de Santa Cecília. (O Norte).

 

1918   Frei Vicente funda no Bairro da Estiva o Patronato Santo Antônio com o objetivo de recrear os operários e proporcionar-lhes conhecimentos cívicos e religiosos. (A Folha de 23/8/1931).

 

1946   Morre em São Paulo, na Alameda Lorena, 1780, a Ex.ma Sr.a D. Francelina Quadros Azeredo, tia do Dr. José Luiz de Almeida Soares, pertencente a tradicional família taubateana e que aqui residiu por muitos anos. (Folha Democrática).

 

 

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *