O Universo Literário de Thereza Freire Vieira
Related Posts

16 de março de…
1636 A povoação de São Sebastião iniciada em fins do século XVI é elevada à categoria de Vila por Pedro da Motta Leite, 6.º capitão-mor da capitania de São Vicente como procurador e locotenente do donatário Conde de Monte Santo, desanexada do município de Santos. Diogo Catanho Torres foi seu 1.º Juiz Ordinário e vereadores Francisco Pinheiro, Nuno Cavalleiro e Francisco Escobar Ortiz, sendo este considerado o fundador. (Gazeta de Taubaté, março de 1883).
1888 Nasce em Taubaté o Sr. Segesfredo (Fego) Camargo, musicista, exímio violinista, maestro. (O Norte de 18/03/1927).
1873 Lei provincial Lei n.º 22 estabelece as divisas entre Silveiras e Areias.
1876 Passa por Taubaté com destino a Lorena o Dr. Pedro Vicente de Azevedo, Ex-presidente das Províncias do Pará e de Minas Gerais. (A Imprensa de Taubaté)
1880 A lei provincial n.º 13 cria, pela terceira vez, o distrito de paz de Santo Antônio do Pinhal em São Bento do Sapucaí.
1883 Encerra-se em Taubaté a festa de N. Sra. das Dores com septenário e missa cantada. À tarde sai a procissão dos Passos havendo no itinerário altares portáteis. Ao encontro prega o mestre de cerimônias Pe. Mariano de Paula Simões e no Calvário o Padre mestre Dr. José Valois (lê-se: Valuá) de Castro. (Gazeta de Taubaté).
1883 Está em Taubaté o Côn. João Alves Coelho Guimarães, em retiro do seminário. (Gazeta de Taubaté).
1888 Com a conclusão das obras de conserto, da Igreja Matriz, ontem benzida, promovese a solene trasladação do Santíssimo Sacramento e se realiza missa. Tem início também o septenário de Nossa Senhora das Dores. (O Liberal Taubateense).
1891 Realiza-se a instalação solene do novo distrito de paz de Tremembé de que é Juiz de Paz o Sr. José Monteiro de Queiroz. Entram em exercício juízes e escrivão. Estavam presentes o sub-delegado de polícia, professores públicos, atendente do correio, inspetores de quarteirão e grande número de pessoas. À noite acompanhado de banda de música o povo saúda o cidadão Juiz de Paz quando são levantados muitos vivas ao governador do Estado, à República Brasileira, ao Juiz de Paz e à instrução pública. O homenageado ofereceu um copo de cerveja aos presentes e agradeceu comovido a manifestação. (Jornal do Povo).
1891 No meio de vivas, foguetes e música, em Ubatu-ba, têm início os trabalhos de locação da estrada de ferro Taubaté-Ubatuba na 2.ª seção. A estaca foi batida pelo Presidente do Conselho de Intendência Municipal, pelo vigário da paróquia, pelo Ten. Balthazar e o Dr. Esteves que saudou a França na pessoa do Eng.º Dr. Henri. No restaurante Estrela propriedade do Sr. Ribeiro, o vigário ofereceu um copo de cerveja à corporação musical “28 de setembro” e se trocam brindes. À noite há música, foguetes e iluminação, não se dando um espetáculo de gala projetado. (Jornal do Povo).
1891 O Sr. Antônio Gomes de Souza Penna, 1.º Suplente, assume o cargo de delegado de polícia de Taubaté. (Jornal do Povo).
1895 O jornalista português Victorino Coelho de Carvalho casa-se com D. Maria Angélica de Carvalho. O ato civil é realizado pelo cap. Victoriano Marcondes Varela e o religioso pelo Côn. Benjamim de Toledo Mello, ambos em casa (oratório particular). (O Popular).
1895 Há um quiosque no largo da Estação de propriedade de um Sr. Bastos. (O Popular).
1897 Por motivo de seu aniversário natalício o diretor do Grupo Escolar de Taubaté e professores promovem manifestação na residência do Sr. capitão João Benedito da Conceição China, Inspetor Literário deste Distrito. (Diário de Taubaté).
1898 Realiza-se na Loja Maçônica Triunfo-Honra-Verdade a sessão magna de posse da nova diretoria. (Diário de Taubaté).
1898 O Dr. Benedito de Araújo Ramos reassume o cargo de médico da municipalidade de Taubaté, de que havia se afastado por motivo de saúde. Fora substituído até então pelo Dr. José Francisco Monteiro, Presidente da Companhia. Norte Paulista que abastece de água a cidade. (Diário de Taubaté).
1900 Morre em Taubaté o c.el Manoel Inocêncio Moreira da Costa, prestigioso chefe político de Caçapava e genro do Sr. João Moreira da Costa, aqui residente e em casa de quem faleceu. O corpo foi removido para a vizinha cidade em trem especial. (Jornal de Taubaté).
1903 Assola Taubaté epidemia de febre amarela que perdura por 3 meses e para cuja extinção a Câmara Municipal e o Governo Estadual se aliam. (Jornal de Taubaté).
1905 Abrem-se as aulas (inauguração) do Colégio “Carlos Reis” que devia se dar dia 10. (Jornal de Taubaté).
1905 O Dr. Afonso Moreira da Silva, intendente municipal, dizendo que a cidade é circundada pelos rios Convento Velho (sobre o qual há duas pontes sólidas na pça. Dr. Paula de Toledo) e Saguiru sobre o qual também há ponte sólida na Pça. Mons. Silva Barros, pede autorização para reconstruir a ponte sobre o rio do Correia que está em ruínas e que é utilizada por moradores de bairros populosos. Obtém também autorização para colocar mais 10 lampiões a querosene nos subúrbios servidos por 60 atuais. (Jornal de Taubaté).
1905 Abre-se em Taubaté o Colégio “Carlos Reis” (externato) sob a direção geral do Dr. Fernando de Mattos, tendo como diretor do ensino o Prof. Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro. Está situado à Rua Dr. Emílio Winther, 62. Do corpo docente fazem parte: Dr. Antônio Quirino de Souza e Castro, advogado; Dr. Afonso Moreira da Silva, advogado, Dr. Constantino Guimarães, engenheiro, Sr. José Ramos Ortiz, Eduardo Piquet, Clementino Ribeiro e Antônio Penzo. Curso primário e secundário e preparatório para curso superior. Primário: 30$000 por trimestre; secundário 75$000. O ano letivo vai de 15 de janeiro a 15 de dezembro. (Jornal de Taubaté).
1905 O Governo do Estado de São Paulo oficia à Câmara Municipal de Taubaté pedindo informações sobre a várzea do Quiririm por lhe constar que se presta à cultura de arroz e que, em caso afirmativo, vai dissecá-la e proporcionar o seu completo aproveitamento. (Jornal de Taubaté).
1905 O Dr. Cherubim de Alencar Cintra diretor da Fábrica de Gás e Óleos Minerais de Taubaté informa à Câmara Municipal de Taubaté que a empresa não fabrica óleos minerais há dez anos e por isso pede isenção dos impostos correspondentes. (Jornal de Taubaté).
1905 O Sr. Comendador Luiz Guimarães pede à Câmara Municipal de Taubaté licença para montar na Rua Dr. Souza Alves uma máquina a vapor para torrar café e moer sal. (Jornal de Taubaté).
1905 Por indicação do vereador Dr. Bento Enéas de Souza e Castro a Câmara Municipal de Taubaté dirige ofício ao governo federal solicitando seja a nossa cidade incluída dentre aquelas em que pretende criar agência da Caixa Econômica Federal. (Jornal de Taubaté)
1910 O Prof. Álvaro Ortiz é nomeado diretor interino do 2.º Grupo Escolar de Taubaté recém-criado e que era adjunto do Grupo Escolar de Ribeirão Preto. (O Norte).
1914 Chegam a São Paulo os rvdos. D. Alberto Gonçalves, D. Lúcio Antunes de Souza, D. José Marcondes Homem de Mello e D. Epami-nondas Nunes d’Ávila e Silva, bispos diocesanos respectivamente de Ribeirão Preto, Botucatu, São Carlos e Taubaté que, com outros prelados, vão se reunir amanhã no salão nobre do Palácio São Luiz sob a presidência do Rev.do D.Duarte Leopoldo e Silva, arcebispo metropolitano, natural de Taubaté, para tratar de assuntos de suas dioceses de acordo com disposições do Concílio Plenário Latino-Americano. (O Norte).
1918 Realiza-se a ordenação sacerdotal do P.e Ramon Ortiz; os menoristas Pedro do Vale Monteiro, José Vita, José Rosa Goes e Francisco Lino dos Passos tornam-se subdiáconos. (O Norte).
1945 Na Delegacia Regional do Ensino, em Taubaté, o Prof. Dirceu Ferreira da Silva é alvo de significativa homenagem por motivo de sua partida para Sorocaba, sendo saudado pelo Prof. Lafayete Rodrigues Pereira. (Nossa Terra).
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu
20 de julho de…
18… Nasce o Pe José Soares Machado que em 1914 era professor do Seminário Diocesano de Taubaté. (O Norte de 19/7/1914).
1844 Nasce em Taubaté o Pe Francisco Carlos de Alvarenga, irmão de D. José Pereira da Silva Barros. Faleceu em São Paulo no Asilo de São Vicente de Paulo, de que fora capelão por muitos anos, a 6 de agosto de 1939. (O Lábaro de 13/8/1939).
1873 Nasce em Cabangu (MG) o renomado inventor Alberto Santos Dumont. (Folhas).
1873 Divulga-se em Taubaté a nomeação do Pe Miguel Martins da Silva para capelão de Aparecida, termo de Guaratinguetá. (O Paulista).
1876 Tendo terminado o prazo do contrato de iluminação pública da cidade com o Sr. Bernardo Martins dos Santos a Câmara Municipal de Taubaté abre concorrência até 15 de agosto vencido, pelo Sr. Victoriano Vaz de Toledo que propõe o preço de três contos menor do que o proposto pelos demais concorrentes Bernardo Martins dos Santos, Joaquim Vicente de Andrade e José Maria Augusto. (A Imprensa de Taubaté de 30 e Atas, IV, 243).
1884 Na residência do Comendador David Lopes reúnem-se os sócios do Club da Lavoura e do Comércio de Taubaté e aprovam moção de felicitações ao deputado geral taubateano Cons. Antônio Moreira de Barros e Dr. Domingo de Andrade Figueira pela atitude digna e honrosa com que têm defendido os interesses da lavoura, frente ao projeto, aos exageros de projeto oficial abolicionista. O Barão do Tremembé da conta de como representou o nosso clube nas sessões do Centro da Lavoura e Comércio da Corte. (Gazeta de Taubaté).
1884 Na nova capela de Santo Antônio dos Pobres do Bairro do Areão ontem solenemente benzida realizam-se as solenidades inaugurais. Às 17:00h sai procissão com grande número de fiéis acompanhada da Corporação Musical Philarmônica Taubateen-se (recentemente organizada). Na sua entrada queimam-se girândolas e levanta-se mastro. Segue-se ladainha oficiada pelo vigário da vara da diocese Rev.o Côn. Antônio de Almeida, presentes mais de 1500 pessoas no pátio. Queimam-se fogos artificiais e ascende-se fogueira. No chalé do Sr. Francisco Gomes da Luz Sobrinho, brilhante de luzes, serve-se chá e lauto buffet. Nas bancas: buzos, rifas e tigelinha, barracas de botequins, caninha verde, iluminação por espaço de 200m como numa pequena festa de Tremembé (sem as esbodegações da Rua da Palha). (Gazeta de Taubaté).
1889 Os moradores do Bairro do Tataúva no município de Taubaté fazem uma represen-tação pedindo a atenção da polícia para o curandeiro de nome Dr. José Simão que ali mora e cobra consultas e atende chamados até da cidade. (Jornal do Povo).
1890 Encontra-se nesta cidade os Srs. Drs. Tertuliano Moreira César e Antônio Maria da Silva, antigos juízes municipais de Taubaté. (Jornal do Povo).
1890 Realiza-se espetáculo no Circo Modelo. (Jornal do Povo).
1890 Funciona regularmente entre Quiririm e Cachoeira a Empresa Mattos Bryan & C.ia de navegação a vapor do alto Paraíba, de que é gerente o Dr. Fernando de Mattos. Os fretes são 20% menores que o da E. F. Central do Brasil e atraca nos seguintes portos: Quiririm, Taubaté, Tremembé, Moçahym, Pinda, Potreiro, Guaratinguetá e Cachoeira. (Jornal do Povo).
1890 O Circo Modelo dá seu último espetáculo em Taubaté seguindo para Jacareí. É de propriedade do Senhor Theotônio de Moraes. Conta com o artista Augusto Coelho, um bom palhaço, o Sr. João Rio Grandense bom saltador, um grupo de bailado infantil, Severiana Neto domesticadora de serpentes. De Jacareí para as festas do Tremembé. (Jornal do Povo).
1895 Realizam-se em Taubaté as eleições para preenchimento da vaga de senador federal ocorrido com a morte de Saldanha Marinho. (O Popular).
1895 Grassa a varíola no município de Mogi das Cruzes e em Taubaté se tomam providências para evitar o mal apesar daquela cidade se comunicar mais com a capital e são lembradas como medidas preventinas a vacinação, a construção de rede de esgotos e cremação do lixo. Quando da epidemia que assolou nossa cidade a zona de maior incidência de vítimas foi a ribeirinha do Convento Velho, nas proximidades do Largo de Sant’Ana e Mercado devido à falta de higiene. (O Popular).
1895 Iniciam-se no Bairro dos Remédios as novenas preparatórias da primeira festa de Sant’Ana que ali se realizam com matinas, meio-dia e Ave-Marias 27 e 28 há leilão de prendas em benefício da festa. No dia 28, missa solene. Em todos os atos oficiará banda de música. Festeiros: Bento Vieira de Toledo Guatura, Francisco Vieira da Silva, João Francisco da Fonseca e Augusto Martins de O. Prado. (O Popular).
1901 Morre, em Taubaté, o prof. Octaviano Januário de Souza, professor da escola municipal do Bairro do Registro de cuja cadeira se achava licenciado por uns três meses já. Era casado com D. Esmeralda Augusta de Camargo Souza. (Jornal de Taubaté).
1905 Circula, em Taubaté, o 1.º número do jornalzinho “A Escola” da Sociedade Espírita União e Caridade, órgão do partido republica-no. (Jornal de Taubaté).
1905 O carroceiro Alfredo de Oliveira ao passar pelo cruzeiro do alto do Convento é assassinado por Joaquim Patrício e seu irmão João Patrício a golpes de bambu e da guia (agulha) da carroça com ferimento profundo na região occipital. Foi internado com vida ainda, em estado grave no Hospital Santa Isabel (Largo Monsenhor Silva Barros) e morreu às 20h. (Jornal de Taubaté).
1905 O eng. Dr. Mário Natividade incumbido pela Câmara Municipal de Taubaté de estudar a possibilidade de aproveitamento das águas do riacho do Cristóvão e da Lagoa do Fogaça (da Rua do Sacramento hoje Dr. Fernando de Mattos – Pça Santa Teresinha) para abastecer os tanques de lavagens de nossos esgotos apresenta seu relatório. A primeira idéia era lançar parte do riacho na lagoa e desta nas caixas de descargas da rede de esgotos. Diante do inconveniente (indispensável) de aumentar o nível da lagoa conclui que seria preferível descarregar a lagoa no riacho. Havia então em nossa rede de esgotos 14 caixas (tanques) de descargas para a lavagem da rede, com a capacidade de 1m3 dada uma. O riacho do Cristóvão tinha na época capacidade de fornecer (na vazante, na seca) no mínimo 8 litros d’água por segundo. Propõe a construção de um canal de 1150m com captação em terras de Chrispim Barbosa. Quanto à rede de distribuição baseia seus estudos no mapa de Taubaté e no projeto da rede de esgotos feito pelos eng. Dr. Álvaro de Menezes e Dr. Fernando de Mattos em 1900. Opina ainda pela construção nas adjacências da lagoa de um tanque ou reservatório em nível elevado, evitando a elevação do nível da lagoa que exigiria diques custosos para contê-la. (Jornal de Taubaté).
1912 A Empresa de Bondes Taubaté-Tremembé avisa que a partir de 21 do corrente correrá diariamente o bonde de meio-dia daqui para aquela cidade. (O Lábaro).
1932 Morre em Taubaté o emérito jurista e educador Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo da Câmara Leal, filho do Desembargador Luiz Francisco da Câmara Leal e de D. Ana Maria Gil Vaz Lobo da Câmara Leal, nascido em Curitiba a 28 de julho de 1857. Fez seus preparatórios em Ouro Preto e formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1879. Em 1880 foi nomeado promotor público de Jundiaí e em 1881 foi removido para Taubaté onde exerceu o cargo até 1886. Casou-se duas vezes: primeira em Guaratinguetá, com D. Olympia de França Brotero tendo tido 4 filhas; a segunda vez em Taubaté, com D. Andradina de Godoy com 12 filhos. (A Folha).
1940 Aposenta-se o Sr. João Cursino de Moura, antigo escriturário da Caixa Econômica Esta-dual de Taubaté, então anexa à Coletoria Estadual, sendo nomeado em Comissão o Sr. Urânio Teixeira Pinto. (O Momento).
1953 Morre em São Paulo o filólogo e historiador professor Dr. Américo Brasiliense Antunes de Moura nascido em Santa Bárbara do Oeste – SP – a 7 de julho de 1881. (Folhas).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu