19 de agosto de…

0
Share

1627   Martim de Sá, Governador do Rio de Janeiro, concede sesmarias, nos Campos dos Goitacás, aos três irmãos capitães Gonçalo, Manuel e Duarte Correia de Sá e aos capitães Miguel Aires Maldonado, Antônio Pinto, João de Castilho e Miguel Riscado. Iam do Rio dos Bagres ou Macaé até o Paraíba do Sul, na antiga capitania de São Tomé, cedida à coroa em 1619 por Gil de Góis da Silveira, herdeiro do donatário. (Rio Branco, Ef. p. 385).

 

1872   Morre o cap. Manoel Eufrázio de Toledo. Era natural de Taubaté e radicado em Pindamo-nhangaba onde, inteligente e sagaz, militou no foro com muita habilidade. Com a revolução liberal de 1842, quando o partido conservador assumiu o governo, a administração em Pinda, chefiada pelo P.e Francisco de Paula Toledo, prestou grandes serviços. Foi nomeado secretário da Câmara, ocupou cargos de nomeação e de eleição popular. Foi vereador naquela cidade em 1853 e Presidente da Câmara em 1854. Em 1856 foi eleito deputado provincial, cujo mandato desempenhou na legislatura seguinte de 1858 a 1859. Foi chefe do Partido Conservador, político intransigente e adversário terrível. Colaborou em vários jornais de Pinda onde fundou o “Norte de São Paulo” e “Dissolução” pelos quais defendia suas idéias. Durante a guerra contra o Paraguai prestou serviços ao Governo. Foi casado com D. Ana Eufrásia de Toledo com quem teve cinco filhos, inclusive o homônimo ten. Manoel Eufrásio de Toledo, participante da guerra do Paraguai, condecorado com diversas medalhas. Este filho a 13 de novembro de 1871 foi nomeado tabelião em Caçapava e depois Coletor Provincial da mesma cidade onde morreu a 15 de janeiro de 1887. (Athayde Marcondes – Pinda – p. 338).

 

1883   A Câmara Municipal de Taubaté põe em concorrência pública terreno de sua propriedade situado no alto do Convento avaliado por 200$000 e cujas propostas deverão ser julgadas na sessão de 1.º de setembro próximo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O estudante taubateano Emílio Ferreira de Abreu e Costa faz no Club de Ensaios Jurídicos e Literários de São Paulo a dissertação de sua tese sobre História do Direito Romano. (Gazeta de Taubaté).

 

1889   Morre em Taubaté com 88 anos D. Ana Custódia Corrêa Leite, avó do Sr. Manoel de Souza Leite, editor gerente do Jornal do Povo que aqui sai 3 vezes por semana. (Jornal do Povo).

 

1890   O Cap. João Afonso Vieira torna público que o Conselho de Intendência Municipal de que é Presidente, em sessão de 16 do corrente, resolveu por em hasta (leilão) pública terrenos municipais existentes no alto da Boa Vista (3:000$), alto de São José (2:000$) nos subúrbios da cidade e 6 lanços de terrenos no Largo da Santa Cruz da Monção, entre as ruas da Estação e do Gasômetro a 200$000 por lanço (lote). O leilão será realizado domingo, dia 24, no Largo da Monção. (Jornal do Povo).

 

1890   O engenheiro fiscal das obras do serviço de abastecimento de água da cidade informa o Conselho de Intendência Municipal que foi iniciada a construção da caixa de água, que a travessia do Rio Paraíba com o encanamento será feita em setembro e que parte dos encanamentos urbanos se encontram em Cachoeira de onde virão pela Empresa de Navegação. (Jornal do Povo).

 

1894   Morre em Aparecida do Norte D. Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, 9º Bispo de São Paulo. (Folhas).

 

1910   O Prefeito Municipal de Taubaté Dr. Gastão Câmara Leal declara feriado municipal por motivo do Decreto Federal de ontem, concedendo subvenção de 15 contos para a estrada de ferro de 67 km que ligar Taubaté a Natividade (Cunha e Redenção). A noite cerca de 5000 pessoas acompanhadas da banda João do Carmo promovem passeata cívica pela cidade indo à Câmara Municipal onde o Dr. Emílio Costa se faz ouvir.

 

1910   Morre em Taubaté D. Olympia Nogueira de Araújo, esposa do Sr. Adelino José de Araújo, antigo comerciante na praça. (Norte).

 

1914   No Teatro São João realiza-se a estréia do Grupo “Arthur Azevedo” recentemente funda-do em Taubaté com o drama em 3 atos “Os falsos Amigos” e um ato de variedades de que participará a atriz Etelvina Siqueira. A orquestra está a cargo do Maestro José Leandro. (O Norte).

 

1914   São postos à venda na estação de Taubaté os bilhetes de ida e volta para Quiririm (1.ª classe: 900rs e 2.ª classe, 600rs) e Tremembé (1.ª classe $800rs e 2.ª classe, 500rs) com prazo de 30 dias. (O Norte).

 

1914   Todo o material da Empresa de Bondes a Vapor Taubaté-Tremembé adquirido pela Cen-tral do Brasil está sendo remetido para a estação do Norte em São Paulo para recupe-ração, conserto, devendo ser aproveitado no ramal de Valença. (O Norte).

 

1914   O conferente Antônio Marcondes do Amaral assume interinamente o cargo de agente da estação do Tremembé. (O Norte).

 

1927   Segue para Santos com destino a Penta, Província de Salerno, Itália o Sr. Roque Amoroso, contramestre da alfaiataria da Casa Coelho, fundada em 1878. (O Norte).

 

1936   D. André Arcoverde de Albuquerque Caval-canti é transferido da diocese de Valença para a de Taubaté, como seu 2.º Bispo em substituição a D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, falecido a 29 de junho de 1935. (O Lábaro de 13/8/1939).

 

1940   Diante das reformas radicais por que passa a Igreja da Catedral o Sr. Bispo Diocesano deermina que a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Praça Barão do Rio Branco seja a Catedral Provisória com todos os privilégios de Igreja Catedral para cuja jurisdição passa o respectivo território que delimita. (O Lábaro).

 

1941   É festivamente recebida em Taubaté a delegação de estudantes que participou do Campeonato Inter-Colegial de Santos. (O Momento).

 

1945   Em reunião presidida pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, com a presença inclusive do Dr. José Luiz Cembranelli, organiza-se em Taubaté o Partido Social Democrático com a seguinte diretoria: Presidente, Dr. Antônio de Oliveira Costa; Vice, Dr. Luiz Guimarães Vieira; Secretário, prof. Lafayete Rodrigues Pereira e Tesoureiro, Ten. Eduardo José Pereira. (Nossa Terra).

 

1945   Com a colaboração do Prefeito Municipal, do Agrônomo Regional e de diretores de cooperativas, realiza-se em Taubaté uma das 15 concentrações cooperativistas do Estado (reunindo 110 municípios) com representações de Redenção da Serra e Tremembé, dirigida pelo jornalista taubateano Sr. J. B. Silveira Peixoto, para tratar de financiamento à lavoura de acordo com plano de emergência recentemente decretado e da função das cooperativas de consumo na defesa dos consumidores, frente ao encarecimento da vida. (Taubaté Jornal).

 

1958   Lei n.º 338 autoriza a Prefeitura Municipal de Taubaté a contratar a instalação e operação de um sistema telefônico automático. (Manual).

______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *