10 de novembro de…

0
Share

1883   A Gazeta de Taubaté comentando a projetada reforma judiciária opina para que se em cada termo o Juiz Municipal com alçada em causas até 1:000$000 e como auxiliares dos juízes de direitos das Comarcas (já muito numerosas sem necessidade). Os Juízes de Direito, diz, geralmente são pessoas idosas que não devem estar se locomovendo por ínvios cami-nhos em espertas cavalgaduras para fazerem vistorias, assistir a inventários, e proceder outras diligências, providências essas que devem ficar a cargo dos juízes municipais sempre moços e que se vão preparando para futuros juízes de direito com prática que não têm os advogados, como por exemplo, sobre dispo-sições da lei do selo, classificação de escra-vos, livros de tabeliães e outros assuntos do novo expediente do juízo. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Colam grau de bacharéis em direito os taubateanos Dr. Francisco Eugênio de Toledo, filho do Dr. Francisco de Paula Toledo e o Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar, filho do Dr. Francisco Ribeiro de Escobar, provecto advogado. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   As últimas chuvas deixaram a descoberto os trilhos de bondes urbanos da Rua Dr. Falcão Filho (trilhos e dormentes) dificultando a passagem de carros e propiciando topadas aos transeuntes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O porteiro da Câmara Municipal de Taubaté pede reembolso de gastos que tem feito para mandar pôr diariamente água na sala da Câmara (3$000 mensais) e limpeza diária da mesma sala. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara Municipal de Taubaté como membro da Comissão de Obras Públicas declara que em lugar de rampa requerida pelos moradores da Rua da Consolação (hoje Av. Marechal Deodoro) a sair na estrada velha do Tremembé é preferível fazer ponte para atravessar a linha férrea. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté por indicação de seu presidente c.el Jordão Pereira de Barros autoriza o arruador, o secretário e o fiscal a tomarem providências para a abertura da rua requerida pelos moradores do Bairro do Areão e que saindo dali vai ter ao lugar onde está sendo construído o matadouro, às expensas dos mesmos moradores. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O vereador Francisco Gomes Vieira indica e é aprovado a proibição de lançamento de maté-rias fecais e outras imundícies das casas que fazem fundos com os rios do Convento Velho e do Correia nos mesmos, pois devido a isso durante a epidemia de varíola foram os seus habitantes as maiores vítimas e a região de maior incidência no município. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté defere pedido de moradores da Rua Marquês do Herval a sair no Correia e dos moradores da Rua do Sacramento a sair do Largo Costa Guimarães e manda fazer o orçamento para o serviço de escoamento (esgoto) das águas pluviais. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A Câmara Municipal de Taubaté indefere pedido Dr. Francisco Ribeiro de Escobar e de outros moradores da Rua da Consolação (hoje Av. Marechal Deodoro) que pediam autoriza-ção para construírem ali prédios com menos altura do que a prevista no Código de Posturas Municipais. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   O Sr. Joaquim Vieira de Moura é o 4.º juiz de paz da cidade e o Dr. Crescêncio José de Oliveira Costa, o primeiro. Este convoca os eleitores para a eleição do próximo dia 10 de dezembro para eleição de 4 deputados provinciais na 1.ª (sala da Câmara) e 2.ª sessão eleitoral do município (Teatro São João). (Gazeta de Taubaté).

 

1898   O c.el Fernando Prestes de Albuquerque assume a presidência de São Paulo. (Folhas).

 

1898   Realizam-se em São Paulo, no Congresso Estadual as solenidades de posse do novo Presidente do Estado c.el Fernando Prestes, eleito para completar o período na vaga do Dr. Manuel Ferraz de Campos Sales que foi eleito Presidente da República. (Diário de Taubaté).

 

1905   A Associação Comercial de Taubaté resolve criar uma classe noturna para os filhos de seus associados. (A Verdade).

 

1906   Morre em Taubaté o cap. João Gomes da Luz que na vizinha cidade de Caçapava exerceu cargos de confiança e foi delegado de polícia. Aqui foi negociante e era comissário de café num sobrado da Rua Visconde do Rio Branco. (O Norte).

 

1912   Morre em Taubaté, com 62 anos, o cap. Fran-cisco Gregório, republicano histórico que aqui desempenhou vários cargos públicos, inclusive agente do correio. (A Federação).

 

1912   Funda-se em Jambeiro a Sociedade Protetora dos  Pobres sob a presidência do prof. Nestor Luz com o principal objetivo de organizar um hospital. (A Federação).

 

1913   Portaria do Juiz de Direito da Comarca designa o Sr. cap. José Augusto M. de Mattos, escrivão do 2.º ofício, para substituir o Sr. Joviano Nogueira Barbosa no cargo de escrivão do júri e do Registro Geral de que foi suspenso por 30 dias. (A Federação).

 

1914   Circula em São José dos Campos o 1.º número do jornal “Gazeta de São José”. (O Norte de 17/10/1918).

 

1914   O Dr. José Redondo, médico, Inspetor Sanitário de Taubaté, publica edital chamando a atenção dos colegas do distrito para o Regulamento Sanitário do Estado quanto à obrigatoriedade de comunicação dos casos de moléstias contagiosas que verificarem em clínica ou no hospital para providências e enumera as doenças de que trata o artigo 436 em número de 15 espécies, da varíola à coqueluche. A falta da notificação implica em multa de 200$000. (O Norte).

 

1914   O Dr. Francisco Ribeiro, juiz de direito da Comarca nos termos do Artigo 2.º da Lei n.º 906 de 30 de junho de 1904 abre-se inscrição para o concurso para preenchimento do cargo de escrivão de paz do distrito sede da comarca por ter sido aceita a desistência a 3 do corren-te do serventuário José do Nascimento Macha-do (Escrivão do Júri que faz o edital: José Augusto Marcondes de Matos). (O Norte).

 

1937   Apoiado pelas Forças Armadas o Presidente Getúlio Vargas dissolve o Congresso e outorga nova Constituição. (Folhas).

 

1937   O Presidente Getúlio Vargas, apoiado pelas Forças Armadas e a fim de evitar a guerra civil e de combater o comunismo que se reorgani-zava, instala o Estado Novo quando ia em meio a campanha para a sucessão presiden-cial em torno de três nomes: dos escritores José Américo de Almeida, Plínio Salgado e do estadista Armando de Sales Oliveira. (História do Brasil – Vicente Tapajós – p. 463).

 

1944   Cid Moreira, depois de uma dura prova de três  meses, torna-se locutor efetivo da Rádio Difu-sora Taubaté. Nasceu aqui a 29 de setembro de 1927. Consagrado, atua hoje na Guanabara. (Taubaté Jornal de 18 de agosto de 1945).

 

1945   Anuncia-se a instalação em Taubaté do 1.º Batalhão do 2.º Regimento de Obuzes e Autos Rebocados, comandado pelo ten. c.el Souza Carvalho, no mesmo amplo prédio onde esteve o IB/6º RI. (Taubaté Jornal).

 

1945   O Esporte Clube Taubaté tem nova diretoria: presidente, Dr. José Geraldo de Oliveira Costa; vice, Vito Ardito; 1.º secretário, Eurico Santos; 2.º secretário, Meirimar Barbosa; 1.º tesoureiro, Dr. Álvaro Guimarães; 2. º tesoureiro, Dr. Iório Ciociola; orador, Dr. Antônio de Moura Abud; diretor de propaganda, José Carlos Marcondes; diretor esportivo, Joaquim de Morais Filho. Conselho Fiscal, Antônio Faria Vieira, José Francisco Ribeiro e Romeu Simi. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *