Related Posts
13 de novembro de…
Na imagem, D. Duarte Leopoldo e Silva. (Acervo Museu de Arte Sacra de São Paulo)*
1615 Baltazar de Seixas Rabelo toma posse do cargo de capitão-mor de São Vicente (40º) em substituição a Paulo da Rocha de Siqueira preso por ordem do Governador-Geral Gaspar de Souza.
1623 O Governador-Geral do Brasil confirma Álvaro Luiz do Valle, nomeado em Portugal a 19 de fevereiro de 1622, como capitão-mor de São Vicente.
1651 Bento Ferrão de Castelo Branco, capitão-mor vicentino, presta as necessárias menagens em mãos do Governador-Geral Conde de Castelo Melhor.
1883 A Câmara Municipal no Espírito Santo, homenageia o Dr. Miguel Amorim, no encerra-mento de sua administração da Província, como 2.º vice-presidente em exercício, sendo-lhe oferecido um jantar em um dos hotéis. Dirigiu aquela província durante 8 meses e para assumi-la, partiu de Taubaté onde residia. (Corrigir a notícia da partida que registrei como se fosse para assumir o cargo de juiz de direito, por engano). (Gazeta de Taubaté de 25 de janeiro de 1884).
1884 O Sr. Francisco Ciffoni avisa o público que vai abrir sua oficina de alfaiate à Rua Duque de Caxias, (em frente ao lampião n.° 61), denominada alfaiataria “Tesoura Elegante”. (Gazeta de Taubaté).
1887 O Cemitério Municipal do Alto da Boa Vista está colocado em local escolhido pelo Dr. Emílio T. Winther e é obra da Câmara que ora encerra seu mandato e que não pôde vê-lo concluído. É preciso numerar as sepulturas, concluir a capela, arruar e arborizar o recinto e conservá-lo asseado. Era intenção do Dr. Emílio Winther ornar a chegada da necrópole com uma alameda de palmeiras imperiais e se deve impedir que se continuem a construir casebres na rua que para ali conduz e arborizar a colina evitando-se o que se fez no largo do Dr. Barbosa de Oliveira onde parece que confudiram arborização e ajardinamento com plantação de café com os arbustos dispostos em carreiras para facilitar a limpeza e colheita. (Gazeta de Taubaté).
1887 Chegado de São Paulo onde fixou residência acha-se em Taubaté o Dr. Rodrigo Machado Marcondes Lobato. (Gazeta de Taubaté).
1887 O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar (filho) é o proprietário do jornal local “Diário Paulista”. (Gazeta de Taubaté).
1887 O Sr. Ladislau Fernandes d’Oliveira 2.º tabe-lião interino (o cargo está em concurso) muda o cartório para a Rua Dr. Falcão, Filho (casa do finado Thomaz Ferreira de Abreu). (Gazeta de Taubaté).
1897 O Sr. José Alves Monteiro assume a direção da Corporação Musical Philarmônica Taubate-ense em substituição ao Sr. Manoel Alves Borges que se retirou. Para tesoureiro é eleito o Sr. Gaspar Falco. (Diário de Taubaté).
1913 Em colaboração datada do Rio de Janeiro de 9/11/1913 o articulista INIZZIR (Carlos Rizzini) promete voltar a Taubaté sua terra natal, tão logo terminem os exames, onde pretende organizar times de “footbal” injustamente criticado por quem não conhece o jogo. (A Federação).
1913 O Sr. Antônio Moreira de Salles, carteiro aposentado, vulgo Condinho, inaugura à Rua c.el Jordão o “Salão América” de barbeiro e cabeleireiro sob a direção do oficial Manoel Céo. (A Federação).
1914 Na Associação Artística e Literária realiza-se conferência do Dr. Ezequiel Ubatuba sobre o tema “A vida dos animais na Vida dos Ho-mens”. O conferencista vem a Taubaté reco-mendado pelo Dr. Paulo de Moraes Barros, Secretário da Agricultura do Estado. É homem de letras e propagandista da pecuária e agri-cultura. A conferência tem lugar no Salão Pio X. Prega o plantio de arroz e a criação de gado leiteiro selecionado. (O Norte).
1914 Está no exercício do cargo de Oficial de Registro Civil, para o qual acaba de ser nomeado pelo Juiz de Direito, o Sr. Tancredo Winther. (O Norte).
1914 A bordo do paquete Leão XIII regressa da Europa o cardeal D. Joaquim Arcoverde que pela 1.ª vez toma parte em eleição do Papa Benedito XV, por Morte de Pio X. (O Norte).
1914 Circula em Taubaté a notícia de que epidemia de tifo ataca a Capital onde há falta de água e as escolas vão ser fechadas a 1.º de dezembro. (O Norte).
1914 Está em Taubaté um novo contingente de soldados da Força Pública sob o comando de um sargento, em substituição do destacamen-to local recolhido para São Paulo por inciden-tes havidos. (O Norte).
1914 O Círculo Recreativo Italiano, à Rua Marquês do Herval, elege e empossa a nova diretoria: secretário: João Gigli. (O Norte).
1931 O interventor federal Manuel Rabelo assume o governo de São Paulo e aí fica até 7 de março de 1932. (Folhas).
1938 Morre em São Paulo o insigne taubateano arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva, 1.º arcebispo metropolitano de São Paulo, nascido a 4 de abril de 1867. (Biografia e Folhas).
*1938 Morre piedosamente em São Paulo o insigne taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva, com 71 anos de idade, 46 de sacerdócio e 34 de episcopado. Foi o 12.º bispo de São Paulo, seu 1.º arcebispo metropolitano. Nasceu a 4 de abril de 1867. (Biografia, 103).
_______
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

21 de abril de…
1500 A armada de Pedro Álvares Cabral depara com plantas marinhas, primeiro indício da proximidade de terra. (Rio Branco, Ef. p. 210).
1792 Tiradentes, um dos conjurados de 1789, em Minas Gerais, é enforcado e esquartejado no Campo de São Domingos, na cidade do Rio de Janeiro. (Rio Branco, Ef. p. 210).
1883 Às 11 h. da manhã um grupo de mais de 100 pessoas dirigidas por um ancião se dirige à residência do vigário colado P.e Antônio Nascimento Castro e daí para a do c.el Jordão Pereira de Barros, presidente da Câmara e outras autoridades pedindo esclarecimentos sobre a proibição do mercado aos sábados sendo apupados pois as autoridades mantiveram sua decisão. (Gazeta de Taubaté).
1885 Lei provincial n.º 107 desmembra do município de Lorena e integra ao de Guaratinguetá a fazenda de Francisco Marcondes de Moura.
1888 O Sr. Joaquim Antônio de Oliveira retira-se da sociedade Ramos & Oliveira que passa a girar sob a razão social Ramos & Filho com a admissão pelo sócio remanescente João Ramos da Silva de seu filho José Ramos Ortiz. Gênero: fazendas, armarinhos, etc. (O Liberal Taubateense).
1889 À Rua Dr. Falcão Filho n.º 36 (Rua das Palmeiras) em frente à casa do Sr. Antônio Claudiano está o atelier do Sr. Taveira que exibe pinturas de paisagens da nossa cidade. (Jornal do Povo).
1895 São eleitos festeiros e empregados da Irmandade de São Benedito para o ano compromissível de 1895 – 1896: Festeiro-Rei: João Pinto Garcia; Festeira-Rainha: D. Joaquina Maria de Jesus, viúva de Luiz da Costa Leite; Juiz: Theodoro Marcondes; Juíza: D. Esperança Vieira de Abreu, esposa do Sr. Francisco Vieira de Camargo; Tesoureiro: Francisco Pereira da Costa; Procurador: Manuel Francisco Monteiro; Secretário: prof. João Francisco Monteiro; Irmãos da Mesa: P.e Marianno de Paula Simões, José Gomes Pereira de Andrade, João Marcondes do Amaral, Cândido Correia Vieira, Olympio Branco da Cunha, Antônio José de Oliveira Cézar, José Benedito Avelino, João Rugério de Oliveira, Manuel Augusto da Fonseca e Francisco Antônio Ramos. (O Popular).
1895 No Club Taubateense apresenta-se o tenor Camuffo, num festival lítero-musical. (O Popular).
1895 O Conselho Superior da Instrução Pública resolve propor ao governo a aposentadoria do major Olympio Catão, Inspetor Literário do nosso 10º distrito. (O Popular).
1895 O Dr. Arnolpho de Azevedo, deputado esta-dual, apresenta à Assembléia Legislativa projeto de lei propondo a criação no Estado de diversos núcleos coloniais, inclusive em Lorena, Taubaté, Ubatuba e Piquete. (O Popular).
1895 Toma posse do cargo de vigário da Paróquia de Santa Cecília, em São Paulo, o ilustre sacerdote taubateano Rev.do P.e Duarte Leopoldo e Silva que viria a ser o 1.º Arcebispo Metropolitano de São Paulo. (O Popular).
1901 Muda-se para a Capital Federal o major João Monteiro de Alcântara e Silva, que aqui residiu por muitos anos. (Jornal de Taubaté).
1901 Passa por Taubaté, hospedando-se no Hotel Central, com destino a São Luís do Paraitinga, onde deveres profissionais o chamam o Sr. Domingos de Paula e Silva a quem Taubaté muito deve pelos serviços que prestou aqui como diretor interino do Grupo Escolar. (Jornal de Taubaté).
1901 O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e o Sr. Joviano Nogueira Barbosa dirigem, à Câmara Municipal de Taubaté, pedido de concessão de privilégio por 20 anos para construção, uso e gozo de uma linha de bondes nos perímetros urbanos e suburbanos de Taubaté com a subvenção de 3$000 diários por km trafegado. (Jornal de Taubaté).
1901 A Associação Musical “Philarmônica Tauba-teense” realiza mais um retreta no Jardim Público do Largo da Estação que vem fazendo aos domingos de 15 em 15 dias e aos feriados. (Jornal de Taubaté).
1911 Dom Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva, 1.º bispo de Taubaté, em visita a Pindamo-nhangaba funda ali a 1.ª Conferência de São Vicente de Paulo, sob invocação de São Francisco de Assis. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pág. 105).
1914 Morre, em Taubaté, D. Ottília Leonardo, filha do capitão farmacêutico Sr. Carlos Adolpho Leonardo e irmã do Dr. Adolpho Leonardo, médico. (O Norte).
1927 Divulga-se, em Taubaté, a nomeação do Sr. Francisco Cardoso Ribeiro que aqui foi juiz de direito para Ministro do Supremo Tribunal Federal na vaga do Sr. Viveiros de Castro. (O Norte).
1927 No salão da Associação Artística e Literária realiza-se o recital de declamação de Laura Carvalho de Queiroz da escola de Ângela Vargas e que em Taubaté já residiu com a família quando criança. (O Norte).
1945 Uma caravana de funcionários do Banco Nacional da cidade de São Paulo S/A, capital, chega a Taubaté para disputas esportivas com elementos do Banco do Vale do Paraíba S/A, desta cidade. (Nossa Terra).
____
Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu