16 de novembro de…

0
Share

1676   Bula do Papa Inocêncio XI eleva o Bispado da Bahia a arcebispado metropolitano do Brasil. (Rio Branco, Efemérides, p. 536).

 

1853   Assina-se em Londres o contrato para a construção da estrada de ferro da Corte do Rio de Janeiro a São Paulo e Minas Gerais, chamada D. Pedro II, depois Central do Brasil. (Rio Branco, Efemérides, 537).

 

1883   O Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, pindense, é o juiz de paz da paróquia da cidade de Taubaté e o escrivão o Sr. José Maximiano de Carvalho. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   Há em Taubaté uma praça denominada “Largo da Harmonia” onde fica uma casa que foi do fi-nado José Albano Cardoso, doada a D. Felisbina Maria Guedes, casada com Joaquim Bento da Silva vulgo Joaquim Soldado, doação essa que o Sr. Claro Gomes de Abreu quer anular. (edital Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. João Affonso Vieira é coletor de rendas. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Realizam-se em Lorena as solenidades de inauguração da Igreja de São Benedito cujas obras foram iniciadas em 1873. Nessa ocasião distintos professores musicistas amadores vindos de São Paulo, Taubaté e Pinda executam magistralmente a “Missa de São Benedito” composta especialmente pelo insigne maestro pindense João Gomes de Araújo. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos p. 254 – 1.ª coluna e Faustino César – Resenha Histórica de Lorena, p. 71).

 

1887   O Sr. Caetano José do Amaral, secretário do Conselho Municipal de Instrução Pública de Taubaté publica edital marcando os dias de exames das escolas dos nossos bairros, designando os examinadores. (Diário Paulista).

 

1889   Instala-se o governo provisório do Estado de São Paulo. Tomam posse Prudente José de Morais Barros e Francisco Rangel Pestana. (Folhas).

 

1890   Prosseguem as festas comemorativas do 1.º aniversário da proclamação da República: no Teatro São João há espetáculo de gala. O hino republicano é cantado por D. Rita Idalina Pereira Barbosa com um coro de 14 meninas. Usam da palavra no teatro apoteoticamente ornamentado os senhores Luiz Moreira Da-masco, Dr. Fernando de Mattos, prof. Antônio Garcia, prof. João Penna, aplaudidos. Segue-se o drama “Amor e Honra” pelo grupo drama-tico taubateano “Amantes do Progresso”. (Jornal do Povo).

 

1901   Realizam-se em Taubaté eleições para preenchimento da vaga de deputado federal por São Paulo ocorrida com a morte do Dr. João Francisco Malta Jr; taubateano, e para a qual foi indicada a candidatura do vereador local Dr. José Rebouças de Carvalho. Em Taubaté comparecem 1003 eleitores que o sufragam. Em Queluz recebem 469 votos, em Lorena 362, em Pinda 346, em Pinheiros 37 e em Cruzeiro 517. A dissidência do Partido Republicano local que se opõe ao Dr. Campos Sales não influiu. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Joaquim da Silva Rocha propõe à Câmara Municipal de Taubaté a construção de dois chalés no Largo do Mercado para abrigar os gêneros expostos à venda. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Dr. Bento Enéas de Souza e Castro justifica suas faltas às sessões da Câmara Municipal e lhe afirma sua solidariedade pessoal (reside em São Paulo atualmente). (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté indefere pedi-do do Sr. Hermógenes Monteiro de Camargo por falta de verba (o assunto consta de registro anterior que fiz da entrada do pedido-vide). É indeferido também o pedido de Carmo Cintra & Irmão. (Jornal de Taubaté).

 

1905   A Câmara Municipal de Taubaté aprova a lei n.º 101 que estabelece o imposto de 600$000 por pessoa e por ano para os mercadores ambulantes ou mascates sob pena de multa de 50$ e apreensão das mercadorias. As caixas, baús, latas, fardos e outros volumes conduzidos em cargueiros, carroças ou às costas serão numerados pelo aferidor e registrados em livro especial. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Os proprietários dos cinemas locais “Taubaté Cinema” e Odeon Teatro Cinema congregam-se e formam a Empresa Cinematográfica Taubateana, sob a gerência do cap. Octaviano de Moura Andrade e a tesouraria a cargo do Sr. J. Carvalho Freitas. A empresa poderá operar em cidades vizinhas e com outros tipos de diversões. (A Federação).

 

1913   Os trens noturnos RP1 e RP2 começam a fazer parada na estação de Quiririm graças a providências do encarregado Sr. Bento Ramos Ortiz. (A Federação).

 

1948   A Câmara Municipal de Taubaté realiza a sua primeira sessão em suas novas instalações no prédio da família Câmara Leal Barros. Na Praça Barão do Rio Branco, esquina da Rua Visconde do Rio Branco, que é ainda acanhado para conter os 23 vereadores, a imprensa, o rádio e o público. As sessões vinham sendo realizadas no salão do Colégio Estadual onde está hoje a Faculdade de Filosofia. Estão presentes 18 vereadores. O prédio está pintado de novo, os assoalhos encerados, com passadeiras e iluminação a gás neon. (Taubaté Jornal).

 

1948      O vereador Newton Câmara Leal Barros indica à Câmara Municipal a entronização da imagem de Cristo Crucificado em sua sala de sessões.

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *