13 de janeiro de…

0
Share

 

1883   O elegante edifício assobradado e demais dependências (inclusive uma máquina de preparar café) são reduzidos a cinzas durante a noite, causando-lhe o prejuízo de 16 contos de réis. Na fazenda da mãe do Sr. capitão Vicente Moreira da Costa Mattos. (Gazeta de Taubaté)

 

1883   O Sr. José Moreira da Silva, sócio remanescente sucede à firma Freitas & Moreira de que se desligou o Sr. Manoel da Silva Freitas, com negócio de molhados. (Gazeta de Taubaté).

 

1895   À rua Visconde do Rio Branco, 58 realiza-se reunião do Club Literário de Taubaté de que são diretores Braz Salvador Curtu e Raphael Braga. (O Imparcial).

 

1895   São aprovados em exames finais no Colégio Nogueira da Gama em Jacareí dirigido pelo Prof. Lamartine Delamare os taubateanos Emílio Winther e Mário de Barros. Em exames de preparatórios prestados em São Paulo são aprovados plenamente em português Tito Livio Brasil e José Pereira de Mattos e em Geografia e Cosmografia João Batista de Castro Barros, alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus em Taubaté. (O Imparcial).

 

1895   À rua Marquês do Herval, 185-A se acha a Livraria Pena que anuncia a chegada de confete. Confete é também anunciado na Loja de Ramos & Cia. à rua c.el Jordão, 6 e na casa de modas de Alberto & Meynberg. (O Imparcial).

 

1895   Chega a Taubaté procedente do Rio de Janeiro o ten.-c.el José Victoriano de Oliveira Moura, comandante do 59º regimento de cavalaria da Guarda Nacional da Comarca de Taubaté. (O Imparcial).

 

1895   Convocada pelos restantes diretores Braz Salvador Curtu e Raphael Braga realiza-se à rua Visconde do Rio Branco, 58-A às 18 h. reunião para tratar da reorganização do Club Literário de Taubaté em crise, para o que se nomeia comissão constituída dos srs. Augusto José Pinto, major José Rabello, Manoel de Camargo e Raphael Braga com prazo até o dia 30 de junho para dar conta das atividades. Os diretores acima citados Braz e Raphael apresentam relatório do que puderam fazer em cumprimento de sindicância de que foram encarregados a 14 de outubro de 1894, elimi-nando sócios em atraso com mensalidade, admitindo novos, reduzindo as despesas. O major José Ramos Ortiz, intendente municipal de instrução espera conseguir boa sala para o Grêmio. (O Imparcial).

 

1898   Tendo visitado D. José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis, em cuja residência se hospedaram, embarcam com destino a Caxambu, D. Jerônimo Thomé da Silva, arcebispo da Bahia, Mons. Albano, Côn. Machado e c.el Frota. (Diário de Taubaté).

 

1901   Em carta em parte publicada pelo Jornal de Taubaté o Sr. Antônio de Castro Júnior comunica ao c.el Antônio de Alcântara a conclusão com bom êxito dos estudos sobre o “motuecontínuo” e que desta vez não falhará, autorizando-o a divulgar a notícia do grande melhoramento industrial. (Jornal Taubaté).

 

1901   Nas livrarias Hummel e José Penna estão à venda por 1$000 a Constituição, Regimento Interno e Lei Orgânica da Associação Artística e Literária de Taubaté. (Jornal Taubaté).

 

1901   Na Livraria Penna se encontram à venda os  prospectos do Colégio dirigido por D. Anna Stanford e D. Marianna O. Donnell em Taubaté, cujas aulas começam dia 1.º de fevereiro. A livraria está na rua Carneiro de Souza, 42. (Jornal Taubaté).

 

1910   Circula, em Taubaté, o 2.º número do jornal “O Diário de São Paulo”, redigido em São Paulo por Dr. Augusto de Castilho. (O Norte).

 

1912   Morre, em São Paulo, o venerando sacerdote Cônego João Baptista Pereira da Motta. Nasceu em Taubaté a 17 de abril de 1846. Ordenou-se a 25 de junho de 1871, sendo nomeado coadjutor de Amparo e vigário de Cabreúva a 7 de agosto de 1873, cargo de que tomou posse a 7 de setembro do mesmo ano e exerceu até a morte, por 39 anos, portanto. (O Lábaro).

 

1914   A Companhia Rede Telefônica Bragantina expede Circular n.º 13 assinada por F. Summarsell (superintendente) e A. Vibonatti (Chefe da Zona) ao chefe da estação de Taubaté pedindo providências para regularização da situação dos assinantes em atraso com suas mensalidades, sob pena de corte da ligação. Os assinantes que moram fora da cidade devem ser convidados a deixar pessoa habilitada ao pagamento. (O Norte).

 

1945   O Prefeito Municipal de Taubaté em ato solene  assina dois importantes decretos-leis aprova-dos pelo Interventor Federal em S. Paulo Dr. Macedo Soares: um de reorganização e reajuste de vencimentos do funcionalismo municipal e outro de concessão de salário-família à razão de $50,00 por dependente (ora instituído em Taubaté). O diretor da Secretaria Sr. José Estácio de Moura Guimarães agradeceu em nome dos colegas as medidas que serão completadas com a construção da Colônia de Férias em Ubatuba. A solenidade aconteceu à noite e depois do Dr. Antônio Oliveira Costa agradecer a saudação, serve-se cerveja. (Taubaté Jornal).

 

1946   Aniversaria o Sr. Benedito Silveira Morais, ex-sargento do 5º B. C. local, comandante então do nosso destacamento policial e atualmente auxiliar da Fábrica de Doces Embaré, futuro vereador à nossa Câmara. (Taubaté Jornal).

 

1949   Portaria n.º 10 do Prefeito Municipal de Taubaté  Dr. José Luiz de Almeida Soares nomeia o Dr. Álvaro Gonçalves Guimarães, engenheiro civil municipal e o construtor licenciado Sr. Dante Cicchi para procederem à avaliação do terreno e benfeitorias destinados ao alargamento da rua Bispo Rodovalho e pertencentes a herdeiros de Francisco de Paula M. de Mattos e Demócrito Valente da Silva. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *