17 de julho de…

0
Share

1674   Carta régia cria nas margens do Paraíba do Sul duas capitanias em favor do Visconde de Asseca e de seu irmão João Correia de Sá, posteriormente reunidas sob o nome de Capitania da Paraíba do Sul ou dos Campos de Goitacás. (Rio Branco, Ef. 386).

 

1784   A Câmara de Taubaté expede mandado de pagamento das despesas com a Festa do  Corpo de Deus e com a fatura do caminho para Tremembé. (Atas I, 120).

 

1826   O capitão-mor Victoriano Moreira da Costa, Síndico da Ordem 3.ª, e o guardião do Convento de Santa Clara Rev.o Frei João de Santo Aleixo vendem a Manoel Ignácio da Silva Borges por 42$000 seis braças de terreno fazendo frente para a Rua do Comércio (depois do Patrício?) e para a Rua do Bom Jardim (esquina) pertencente à Venerável Ordem 3.ª de São Francisco de Assis do Convento. (Jornal de Taubaté de 23 de janeiro de 1901 – Estudos Históricos do Dr. Emílio Costa).

 

1852   Lei provincial n.º 11 cria a Comarca de Taubaté. (Diário de Taubaté de 8/10/1898).

 

1870   Realizam-se as cerimônias de bênção da nova capela de Sant’Ana, com a trasladação da imagem da Igreja Matriz e leilão para conclusão das obras. (O Paulista).

 

 

1876   Frei Caetano de Messina, missionário capuchinho, celebra missa campal no Largo de São Sebastião (Largo da Monção) durante a qual prega sobre a vida desse Santo. (A Imprensa de Taubaté).

 

1883   É sepultada em Taubaté D. Francelina Carneiro, vítima de alienação mental. (Gazeta de Taubaté).

 

1892   D. Epaminondas Nunes D’Ávila, 1.º Bispo de Taubaté, então Diácono, recebe das mãos de D. João Antônio dos Santos, Bispo de Diamantina, na capela do Seminário daquela cidade, a sagrada ordem do Presbiterato. (Atas I, p. 43).

 

1895   Lei n.º 393 cria o distrito de paz de Candelária em São Bento do Sapucaí.

 

1895   Morre em Taubaté o Sr. José Maria de Oliveira Patrício. (O Popular)

 

1896   Lei n.º 411 restabelece limites do município de Lagoinha revogando a Lei n.º 53 de 26/2/1881 que havia removido área de terra para o de Cunha. (Fazenda chamada Porto).

 

1900   Morre em Taubaté o conceituado negociante Major Ignácio Paulino de Almeida e Costa, progenitor dos Srs. Arthur Vieira e Francisco Vieira. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Morre em Taubaté o operário Sr. Constâncio Fratini. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre no Rio de Janeiro a Sra Baronesa de Araújo Ferraz, irmã da Viscondessa de Tremembé. (A Verdade).

 

1905   O vigário colado Antônio Nascimento Castro celebra na Igreja Matriz missa por alma (7º dia) de Alfredo Farabulini, falecido no reino da Itália, filho de Antônio Farabulini, irmão de Anselmo Farabulini e casado com D. Rita Farabulini, aqui residentes. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Américo Mascate é o comandante do destacamento policial local e o Sr. Adelmo Pellegrini, escrivão da delegacia. Com 3 praças à paisana fazem diligência e prisão de criminoso empregado da fazenda do Quilombo do c.el Gomes Vieira. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O c.el José Benedito Marcondes de Mattos, deputado estadual, é reeleito suplente de secretário da mesa da Câmara dos Deputados. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Encontra-se em Taubaté vindo de São Paulo o Rev.o Frei Bernardino de Lavalle comissário dos reverendos padres capuchinhos. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre em Paris o sociólogo Raimundo Nina Rodrigues, autor de importantes obras. (Folhas).

 

1906   Divulga-se em Taubaté a grata notícia de que o cônego Dr. Francisco de Paula Rodrigues, brilhante figura de nosso clero e governador do bispado de São Paulo foi honrado por Sua Santidade o Papa Pio X com o título de Monsenhor Protonotário Apostólico (O Norte).

 

1910   O Sr. Carlos Guimarães, Secretário do Interior, atende pedido do Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito de Taubaté, e oficia ao Sr. Pádua Salles, Secretário da Agricultura, para enviar engenheiro a esta cidade a fim de verificar o estado de ruína em que se encontra o prédio escolar de Quiririm para providências. (O Norte).

 

1910   O Dr. João Chaves, Inspetor Sanitário deste distrito reforça o pedido feito pelo delegado de polícia de Taubaté à Secretaria da Justiça e Seg. Pública quanto a doze loucas que se encontravam na cadeia local: ou vão para o Juquerí ou se constrói alojamento aqui. (O Norte).

 

1914   Pessoas caridosas são portadoras de diversas listas com que se procuram angariar donativos para construção de habitações para os morféticos da cidade. Procura-se evitar as tristes cenas dos próprios infelizes mendigarem, retirando-se depois para os seus casebres nos subúrbios onde depois são explorados inclusive por mulheres ávidas do dinheiro que arrecadam e malandros. (O Norte).

 

1914   Toma posse a nova diretoria do Taubaté Foot-Ball Club que reorganizou o seu quadro de sócios. (O Norte).

 

1914   Na residência do Sr. Elydio Bueno, à Rua 4 de Março, às 20 horas, os sócios do Taubaté Foot-Ball Club realizam sessão solene em que toma posse o novo presidente do clube o Sr. Jeronymo de Lima. Para elaboração dos estatutos é nomeada uma comissão composta dos Srs. Luiz Pereira da Silva, Manfredo Monteiro e Agostinho Reis. Ao fim foi servida cerveja. Tem sido reorganizado e aumentado o seu quadro social. (O Norte).

 

1927   O deputado estadual taubateano, Dr. José César de Oliveira Costa é reeleito 2.º  Secretário da mesa da Assembléia Legislativa Estadual. (O Norte).

 

1927   O ten. Plínio Pereira de Abreu e sua esposa D. Rosália Beatriz Lemos de Abreu mudam-se de São Paulo para S. Borja no Rio Grande do Sul onde o oficial taubateano vai assumir a chefia da Coudelaria Nacional de Rincão. (O Norte).

 

1934   A Assembléia Nacional Constituinte elege o Sr. Getúlio Vargas para Presidente da República de 1934 a 1938. (O Lábaro).

 

19??   Morre em Taubaté Mons. Miguel Martins da Silva. (O Lábaro de 14/7/1940).

 

1949   O Museu Histórico Municipal de Taubaté recebe de D. Antonieta Penzo doação da batuta que pertenceu ao ilustre maestro Antônio Penzo. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se o falecimento (sem dizer o dia) do Sr. Rodolfo Sebastião de Andrade, funcionário municipal aposentado, progenitor do Sr. José Andrade. (Taubaté Jornal).

 

1950   Lei n.º 24 autoriza a Prefeitura de Taubaté a construir um cemitério na Vila de Nossa Senhora das Graças da paróquia da Santíssima Trindade (Manual).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *