27 de setembro de…

0
Share

 

1540   A Companhia de Jesus, com 10 sacerdotes dirigidos por Inácio de Loyola é reconhecida pelo papa Paulo III. (Folhas).

 

1660   Morre São Vicente de Paulo, sacerdote que se distinguiu pela piedade e amor ao próximo, sendo considerado o apóstolo da caridade. (Folhas).

 

1673   Morre Domingos Leme, fundador da vizinha cidade de Guaratinguetá. (Folhas).

 

1787   Tomam posse perante a Câmara Municipal de Taubaté os capitães do mato designados Inácio Lopes (do Bairro de Caçapava), João Moreira de Alvarenga (ou de Castilho), do Bairro de Tataíba e Domingos Barbosa de Lima. (Atas I, 181/182).

 

1857   Assume a previdência da província de São Paulo o Conselheiro José Joaquim Fernandes Torres. (Folhas).

 

1873   O futuro 1.º bispo de Taubaté, D. Epaminon-das, é crismado na Matriz do Serro Frio (MG), sua cidade natal, por D. João dos Santos, Bispo de Diamantina. (Folhas).

 

1877   O ilustre taubateano Dr. Jacintho Pereira da Silva Barros é nomeado 1.º promotor da recém-criada Comarca de Pindamonhangaba. (Athayde Marcondes – Pinda – Efemérides no fim do livro p. 92).

 

1888   Morre o ilustre Comendador Dr. Manoel Mar-condes de Moura e Costa, radicado em Pinda-monhangaba, onde era prestigioso chefe do Partido Liberal. Nasceu na Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté, filho do capitão-mor da vila Victoriano Moreira da Costa e de D. Marianna Justina de Moura e Costa. Formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1854. Antes se havia bacharelado pelo Colégio Pedro II, depois Ginásio Nacional. Começou sua carreira como juiz municipal de Bananal cujo cargo deixou para se dedicar à advocacia e à política, fixando residência em Pinda. Em 1860 tomou assento na Câmara temporária como deputado suplente de Mons. Ignácio Marcondes que não pode comparecer às sessões. Foi deputado à Assembléia Provincial na 15.ª legislatura de 1862 a 1863. Em 1865 foi eleito vereador. Em 1878 foi nomeado 4.º vice-presidente da província de São Paulo cujo cargo assumiu a 7 de janeiro de 1882 sucedendo a Joaquim Egydio. Governou até 10 de abril do mesmo ano quando entregou a administração ao Presidente Dr. Francisco Carvalho Soares Brandão, pernambucano. Em 1883 foi eleito novamente vereador à Câmara Municipal de Pinda que lhe confiou a presidência pela 2.ª vez. Foi candidato a senador na vaga aberta com a morte do Marquês de São Vicente e Visconde de Caravelas, muito bem votado e incluído na lista sextupla. Por ocasião da guerra contra o Paraguai a que prestou relevantes serviços foi agraciado com o oficialato da Ordem da Rosa. Foi casado com D. Maria Francisca Salgado, filha dos Viscondes da Palmeira, sendo progenitores do ten. c.el Antônio Marcondes Salgado. (Aureliano Leite – História da Civilização Paulista – p. 203 e Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – pp. 343 e 344)

 

1897   Dom José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis, regressa de Caxambu em companhia de seu secretário P.e José Alves. (Diário de Taubaté).

 

1905   Na 3.ª sessão de júri presidida pelo Dr. José Martins Bastos, juiz de direito, estréia na promotoria (interinamente pois substitui o Dr. José Pereira Cursino) o Dr. José Bento Monteiro Lobato fazendo a acusação do réu Honório de Vasconcelos que a 30 de outubro de 1904 assassinou a cacetadas no Bairro do Baracéia a Francisco Costa. Defendido pelo Dr. Afonso Moreira da Silva o réu é condenado a 6 anos de prisão celular. Conselho: Francisco Gomes Vieira, Félix Guisard, Carlos Valverde, J. Ignácio de Souza Almeida, Jeronymo de Lima, Antônio de Lima, Antônio de Barros, Francisco Dias Chagas Monteiro, J. P. de Souza Pena, Joaquim Corrêa Gomes, Gabriel Ortiz Monteiro, Antônio Júlio Pereira e Manoel José de Souza Pinto. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Sob a presidência do Dr. José Martins Bastos, juiz de direito da Comarca e ocupando a promotoria o Dr. José Bento Monteiro Lobato, instala-se a 3.ª sessão do júri em Taubaté, sendo o réu defendido pelo Dr. Afonso Moreira da Silva. (Idem e Jornal de Taubaté).

 

1913   No seu palacete da Vila Edmundo o Dr. Félix Guisard e Ex.ma Sr.a Jeanne R. Guisard comemoram suas bodas de prata matrimoniais com um jantar íntimo. Depois recebem amigos que vão cumprimentá-los com lauta mesa de chá, ocasião em que o Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal, levanta um brinde e saúda o distinto casal. Fala em seguida o Dr. Euchário Rebouças de Carvalho, agradecendo em seguida o Sr. Félix Guisard, presente a elite taubateana. A festa terminou com entretenimento musical dançante. (A Federação).

 

1914   A direção do Odeon Teatro Cinema da Praça do Convênio trata de organizar uma banda de música com os próprios elementos da orquestra que funciona no estabelecimento. (O Norte).

 

1914   Noticia-se o falecimento em Taubaté (há pouco) de D. Benedita Freire, esposa do Sr. Brasilino Feire, carteiro. Era natural de Jacareí para onde o corpo segue em carro especial da Central. (O Norte).

 

1914   Circula em Taubaté o jornalzinho domingueiro intitulado “O Lírio” completando o seu 1.º ano de Publicação, órgão crítico infantil de propriedade de Álvaro de Toledo, ao preço de 4 números por $500 sendo o número avulso vendido a $200 rs e que em 1918 ainda continua circulando até dezembro. Em 1906 (outubro) já circulou com esse nome, impresso na tipografia Schmidt à Rua Carneiro de Souza, 11, redigido por Arthur Camargo à Rua da Piedade (outra fase). (O Nortee Imprensa de Taubaté de Pedro Giolo pp. 43 e 47).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *