16 de outubro de…

0
Share

 Na foto, o ex-prefeito Anízio Ortiz Monteiro (Acervo DMPAH)*

 

1651   Patente do Governador-Geral conde de Castelo Melhor nomeia Bento Ferrão de Castelo Branco 60.º capitão-mor vicentino.

 

1829   Chegam ao Rio de Janeiro a 2.ª Imperatriz do Brasil, D. Amélia de Leuchtenberg e a Rainha de Portugal, D. Maria II (Rio Branco, Efemérides, p. 487).

 

1848   O Conselheiro Padre Vicente Pires da Mota assume a presidência de São Paulo. (Folhas).

 

1879   Entra para a Ordem dos Capuchinhos Frei Mansueto de Val Floriana, nascido em Trentino, na Itália a 27 de maio de 1863 e falecido em Taubaté no Hospital de Santa Isabel a 1.º de fevereiro de 1921. Proferiu votos perpétuos a 2 de julho de 1884 e dois anos depois era ordenado sacerdote. Pertencia ao 1.º Grupo de capuchinhos que aportou ao Convento de Santa Clara, de que foi guardião. Lecionou teologia e direito canônico no Seminário Diocesano local até a morte. (A Folha de 7/2/1932).

 

1883   Os Srs. Joaquim Moreira de Souza Almeida, Francisco Gomes Vieira, Antônio Claudiano de Abreu e Francisco d’Almeida Cabral, membros da comissão nomeada pela Câmara Municipal de Taubaté de que são vereadores, convidam os fazendeiros do nosso município a lhes fazerem entrega de uma saca de café de 60 quilos para uma pequena exposição municipal no dia 10 de novembro, após o que o produto será remetido por conta do Estado ao Grande Centro da Lavoura e Comércio da Corte que por seu turno fará remessa para o estrangeiro como propaganda. (Gazeta de Taubaté).

 

1901   O maestro Antônio Orestes Penzo, recém-chegado de viagem, fixa definitivamente sua residência em Taubaté no Largo da Liberdade (Pça Dr. Monteiro) onde leciona canto, piano e outros instrumentos. Afina e conserta pianos. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Morre em Taubaté o honrado cidadão Antônio José Pereira, progenitor do ten. Eduardo José Pereira, comerciante e delegado de polícia em Taubaté. Era casado com D. Feliciana Lopes Pereira. (O Norte).

 

1914   Divulgam-se instruções da Secretaria da Agricultura para plantio da batata-doce. (O Norte).

 

1914   Passa no Senado em 3.ª discussão o projeto de isenção das Câmaras Municipais das meias-custas. (O Norte).

 

*1932      Com a exoneração do major Manoel Paranhos Bello Cardoso do cargo de Prefeito Municipal de Taubaté é nomeado interinamente o Sr. Anízio Ortiz, diretor de obras públicas do município. (A Folha).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *