24 de junho de…

0
Share

1643   Francisco da Fonseca Falcão toma posse do cargo de 55.º capitão-mor da Capitania de São Vicente.

 

1792   Parte do Rio de Janeiro para Lisboa a fragata Golfinho, conduzindo, entre outros condena-dos da Conjuração Mineira, o taubateano P.e Carlos Correia de Toledo Mello. (Rio Branco, Ef. p. 298).

 

1842   Um corpo de insurgentes ao mando de Anacleto Ferreira Pinto é derrotado em Salto, perto de Areias. (Rio Branco, Ef. p. 299).

 

1891   Pelo “Expresso (trem)”, procedente da Europa, volta a Taubaté o comerciante John Milne Tindall aqui estabelecido à Rua Bispo Rodovalho (hoje D. Chiquinha de Mattos) que é recebido por mais de 400 pessoas e foguetes e banda de música que o acompanham a sua residência onde é servida cerveja, usando da palavra o Dr. Crescêncio Costa em nome dos amigos e o Dr. João Monteiro em nome de Pinda. Fala também o Prof. Antônio José Garcia e o Dr. João Francisco Malta Júnior, em nome de seus empregados (do recém-chegado). Em nome do homenageado fez o agradecimento o Dr. Crescêncio Costa. O capitão Amaral falou também deveras comovido. (Jornal do Povo).

 

1895   Sai em Taubaté o prêmio da Loteria Federal de São João de 5:000$000 com o bilhete de nº 15.751 vendido pelo cambista Joaquim Gomes de Araújo adquirido dos agentes Andrade & Irmão. Dois décimos foram comprados pelo Sr. Joaquim Antônio de Oliveira Penna e o restante vendido a diversas pessoas no município. (O Popular de 26). Andrade & Irmão estão estabelecidos no Largo do Mercado n. 6 e oferecem bilhetes de 500 contos por 16$000 da Loteria Nacional. (O Popular).

 

1910   Com missa solene, levantamento de mastro, reza e leilão de prendas, terminam as festas da Santa Cruz do Areão de que foram festeiros D. Maria de Moura Almeida e Francisco Jacinto Pereira, proprietário do Hotel Pereira (Largo da Estação, esquina da Rua das Palmeiras) que oferece um jantar no seu estabelecimento. (O Norte).

 

1914   Aprovado em recente concurso aqui realizado o Sr. José Aureliano de Mattos é nomeado praticante da agência do correio local. (O Norte).

 

1914   Um grupo de jovens taubateanos funda em Taubaté a “Associação Dramática Nascimento Castro” que está ensaiando um drama para espetáculo em benefício da construção do novo prédio do Asilo de Mendigos local. (O Norte).

 

1949   O ilustre prof. Gentil Eugênio de Camargo Leite e sua ex.ma sra. D. Clarinha Camargo Leite comemoram suas bodas de prata matrimoniais pelo que são condignamente homenageados. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *