23 de setembro de…

0
Share

 

1874   Nasce em Pindamonhangaba o Dr. Francisco A. de Oliveira Bastos, filho de José Antunes de Oliveira Bastos e de D. Cândida Ayres de Oliveira Bastos. Fez os preparatórios em importante Colégio da cidade de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, em 1895, para matricular-se na Faculdade de Medicina, curso que inter-rompeu por doença mas completou em 1901. Formado, regressou à terra natal e instalou consultório. É o criador do “Elixir de Quebra-Pedra”. (Athayde Marcondes – Pinda – 158).

 

1883   Acionistas da Companhia de Bondes a Vapor de Taubaté a Tremembé se reúnem sob a presidência do Barão do Tremembé, aprovam os estatutos da sociedade e deliberam sobre o início dos trabalhos de construção da linha que devem ser inaugurados dia 27. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A imprensa taubateana homenageia Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, dedica-do bispo da diocese de São Paulo, amigo de Dom José Pereira da Silva Barros, pela passagem de seu 58º aniversário natalício. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Regressa da Europa onde esteve durante 3 meses visitando diversos países o Sr. Manoel Gomes Vieira Júnior com sua família, aqui chegando pelo expresso (trem). (Gazeta de Taubaté).

 

1890   Realiza-se o casamento do Sr. Benedito Dias da Matta com D. Anna Galvão de Toledo em que, pela primeira vez em Taubaté, após a instituição do casamento civil com a proclamação da República, dispensam a cerimônia religiosa, Snobsi. (Jornal do Povo).

 

1900   Na Igreja Matriz de Taubaté realiza-se a bênção solene do novo altar do Menino Jesus de Praga construído artisticamente em madeira por Joanito Mafetano a pedido da Irmandade da Santa Infância. A imagem é transladada da Igreja do Pilar tendo pregado o Pe Bartholomeu Tadei. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Morre em Taubaté o Sr. Antônio Ribeiro da Fonseca, irmão de Hermenegildo José da Silva e de D. Mariana Marcondes de Barros e pai adotivo de D. Maria Guilherme das Dores e Silva. (Jornal de Taubaté de 29 – missa 7º dia).

 

1906   “O Norte” jornal que se publica há dois anos em Taubaté às quintas e domingos, com redação e gerência à Rua Dr. Souza Alves, 32, sob direção do prof. Bento Ramos e gerência de José Cândido Antunes de Toledo com o seu n.º 201 inaugura o novo material tipográfico recebido do Rio de Janeiro. (O Norte).

 

1906   Morre em Taubaté o Sr. Ladislau F. de Oliveira, conhecido como Oliveirinha e que à custa de ingentes esforços conseguiu se instruir em Direito, tomando-se advogado provisionado, popular e muito estimado. (O Norte).

 

1910   Acompanhado do Vigário-Geral Mons. Nascimento Castro e de seu secretário particular P.e José Coelho, segue para São Paulo D. Epamiondas, 1.º Bispo de Taubaté para participar da reunião de prelados do dia 25 presidida pelo Rev.mo D. Joaquim Arcoverde, Arcebispo do Rio de Janeiro. Trata-se de concílio de prelados das províncias eclesiásticas de São Paulo, Minas e Rio de Janeiro que durará 15 dias. (O Norte).

 

1914   Noticia-se a conclusão pelo Ministério da Agricultura do censo agrícola do Brasil como parte de seu programa de “Estatísticas Econômicas”. (O Norte).

 

1914   Pelo 3º dia prossegue a terceira sessão do Tribunal do Júri deste ano presidida pelo Dr. Eduardo de Campos Maia, juiz de direito de Pinda; Promotor, Dr. Euclides de Campos e escrivão Mário Pereira. Comparece o réu José Benedito, vulgo “Buzuga” de 16 anos acusado de em maio, perto da Estação, ter ferido com uma pedrada outro menor José Rodrigues Braga (art. 303 do Código Penal). Por declarar não ter advogado foi lhe nomeado defensor o Dr. José Martins Fontes que conseguiu absolvição unânime invocando o art. 27 § 6º e alegando ausência de criminalidade na ação casual de ato lícito com atenção ordinária. Em seguida é julgado à revelia Celestino Macedo por ter no ano passado ferido à foice Placedina Maria da Conceição. Defendido pelo Dr. José Aristides Monteiro é absolvido unanimemente por falta de provas. Entraem julgamento Roque Francisco por ter ferido com um pedaço de tijolo na Rua do Corrêa a José Albino Moreira. É julgado à revelia (não compareceu). Foi nomeado defensor Benedito Euzébio de Toledo que alega legítima defesa. Absolvido por unanimidade. (O Norte).

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. Antônio L. Moreira, proprietário aqui residente à Rua Duque de Caxias, 68. (O Norte).

 

1914   Para a vaga de fiscal de Obras Públicas ocorrida com a morte do Sr. José Cursino Barbosa é nomeado o Sr. José Bonifácio Moreira. Para contínuo da Recebedoria Municipal é nomeado o Sr. Francisco Soares Nogueira. (O Norte).

 

1927   Parte para Santos para chefiar o Posto de Higiene de Cubatão o Dr. J. Severiano de Mi-randa que por muitos anos foi médico do Instituto Correcional de Taubaté. (O Norte).

 

1927   Morre em Taubaté D. Ana Rosa Nogueira de Toledo com 74 anos, mãe do Sr. José Vicente de Siqueira e sogra dos Srs. José do Nasci-mento Machado e João Carlos Nogueira. (O Norte).

 

1932   Realiza-se no Politeama, festival organizado pelo ten. Martines Grau, maestro da Rádio Record, com elementos do Teatro do Soldado daquela difusora, em benefício da Casa do Soldado instalada na gare da Central do Brasil sob a direção de D. Isabel Bueno de Matos. (A Folha).

 

1940   Morreem Pelotas D. Joaquim Ferreira de Melo, 2.º bispo da diocese, desmembrada da de Porto Alegre a 15 de agosto de 1910 por Pio X que a 12 de maio de 1911 elegeu para seu 1.º bispo D. Francisco de Campos Barreto, depois bispo de Campinas e Conde Romano para onde foi removido por Bento XV a 30 de julho de 1920 com a  morte de D. João Batista Corrêa Nery a 1.º de fevereiro, 1.º bispo de Pouso Alegre. D. Joaquim era natural do Crato no Ceará onde nasceu a 31 de agosto de 1873, ordenando-se a 6 de fevereiro de 1898 e sendo sagrado bispo a 18 de setembro de 1920. Tomou posse da diocese de Pelotas a 14 de novembro de 1921. (O Lábaro).

 

1945   A Companhia Telefônica Brasileira realiza, no Taubaté Country Club, reunião para entrega de emblemas a seus funcionários mais antigos. O Sr. Wálter Taumaturgo abre a sessão e dá a palavra ao Sr. Josias Cleto, superintendente que saúda os veteranos Francisco Antônio de Castro, de Taubaté, com 20 anos; Wanda Edlinger e Antonieta Marcondes Godoy, de Taubaté, com 10 anos; Doroty de Assis de Caçapava, com 10 anos; Lázaro José da Silva e Hilda F. C. Maia, de Guaratinguetá, com 10 anos e Josefino F. Lima, de Mogi das Cruzes, com 10 anos. O Sr. Fernando Lanzoni, gerente do distrito, saúda seus auxiliares. Estão também presentes o Sr. José Portugal Gouvea, Tarcísio Grelet e Celestino Romeu, chefes de sessão na Divisão do Estado. (Taubaté Jornal).

 

1946   O Sr. José de Azevedo Lima, é promovido da Coletoria das Rendas Federais em Atibaia 4.ª para a 2.ª Coletoria da Rendas Federais em Taubaté (3.ª classe) cargo vago com a demis-são do Sr. José Moreira da Cunha. (Folha Democrática e Diário Oficial).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *