10 de julho de…

0
Share

1562   Os guaianases, Tupis e Carijós, dirigidos por Araraí, atacam a Vila de São Paulo de Pirati-ninga. Repelidos por Tibiriçá, irmão de Araraí e sogro de João Ramalho, refugiam-se na nossa Tabaetê. (Rio Branco, Ef. p. 319) vide 8 de setembro de 1553.

 

1673   Agostinho de Figueiredo capitão-mor de São Vicente é nomeado pelo Governador-Geral Afonso Furtado para provedor geral das minas do Sul. Era de nacionalidade portuguesa.

 

1705   Carta Régia cria o município de Pindamonhangaba.

 

1705   A povoação de São José de Pindamonhangaba é elevada a categoria de vila, desmembrada de Taubaté. (Folhas).

 

1705   D. Catharina, rainha da Grã-Bretanha e infanta de Portugal por carta régia, com sua real clemência faz mercê de relevar o castigo que mereciam os que haviam em 1703 elevado à vila a freguesia de Pindamonhangaba, termo da vila de Taubaté, e há por bem mandar criar de novo a mesma vila sob a invocação de Nossa Senhora do Bom Sucesso. A decisão alegrou, segundo Athayde Marcondes, duplamente os moradores de Pinda: 1.º porque ficaram livres das penas a que estavam sujeitos por terem cometido o grande crime de elevação à vila da freguesia sem ordem real e 2.º porque viram satisfeitas velhas e justas aspirações. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos, p. 400).

 

1826   O capitão-mor Victoriano Moreira da Costa, na qualidade de Síndico da Ordem vende a Manuel Antunes de Toledo, por 42$000, seis braças de terreno que principia na Rua do Comércio (depois Rua do Patrício e Dr. Silva Barros) além da pedra, indo os fundos até a Rua do Bom Jardim. (Jornal de Taubaté de 23/1/1901 – Estudos Históricos do Dr. Emílio Costa).

 

1832   Decreto n.º 10 eleva a município antiga povoação de Santo Antônio de Paraibuna, nas imediações do rio deste nome, onde foi edificada uma capela sob invocação desse Santo. Dista 10 léguas de Taubaté.

 

1832   Decreto cria o município de Bananal.

 

1884   O Sr. Jeronymo G. Bastos que fora estabele-cido em Taubaté à Rua do Bispo Rodovalho liquida seus negócios e passa a residir no Rio de Janeiro. Liquidou também negócios que tinha em Lorena. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   O capitão Francisco Gomes da Luz Sobrinho, armador, avisa aos interessados que costu-mam montar em Tremembé por ocasião das festas do Bom Jesus, jogos, roletas, bancas de búzios, etc que vai construir um grande barracão de madeira coberto pra esse fim no Largo de São Sebastião, ao lado da Rua da Palha. O barracão comportará 12 barraquinhas de 12 palmos de largura cada uma, 12 de altura e 25 de fundo. Sai do beco da Rua da Glória, em semicírculo e vai à Rua da Palha, tendo ao centro coreto para banda de música. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Realiza-se em Taubaté no Teatro São João uma conferência republicana pronunciada pelo Dr. Silva Jardim. Contratada pelo Jornal do Povo local participou da conferência e passeata a corporação musical Euterpe Taubateense. (Diário Paulista).

 

1888   Vão à praça para arrematação duas casas de propriedade do Sr. Ladislau de Barros Noguei-ra, na Rua Marquês do Herval, dividindo de um lado com o Sr. Luiz Moreira da Silva e de outro com o Sr. José Gomes Nogueira (ponto onde residiu posteriormente a família Mansur Abud) bem como 50 alqueires de terras na Água-Quente por execução por precatória vinda de Jambeiro que lhe movem o c.el Jordão Pereira de Barros, Joaquim Vieira de Moura e outros. (O Liberal Taubateano).

 

1888   Realizam-se em Taubaté eleições para preenchimento da vaga de vereador à Câmara Municipal ocorrida com a renúncia do deputado provincial Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado que se mudou para a capital da Província. Nas duas seções eleitorais da paróquia o Sr. João Affonso Vieira, representante do comércio local, obtém 183 votos contra um, dado ao Sr. Laurindo Ferreira de Oliveira. (Atas da Câmara – Dr. Félix Guisard – Vol. VII – p.p. 183 e 184).

 

1889   À testa da Agência do Correio local encontra-se o senhor cap. João Gomes Nogueira que conservou o Sr. João Vieira de Toledo Guatura com mais de 20 anos de prática como seu ajudante e que se espera seja confirmado no cargo. (Jornal do Povo).

 

1889   Visita Taubaté a poetisa brasileira Narcisa Amália, casada com o Sr. Francisco Cleto da Rocha. (Jornal do Povo).

 

1890   O “Jornal do Povo” fundado a 8 de julho de 1888 por Manuel de Souza Leite passa para propriedade do Dr. Fernando de Mattos e gerência do prof. João Penna que para isso pede exoneração do cargo de professor público em Redenção. Passa a ser publicado três vezes por semana em vez de duas e o Sr. Manoel de Souza Leite fica encarregado de agências e cobranças. (Jornal do Povo).

 

1890   O Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar é removido de juiz de direito da Comarca de Itu para a de Atibaia. (Jornal do Povo).

 

1890   Chegam os primeiros colonos povoadores do núcleo do Quiririm. O Dr. João José Vaz de Oliveira engenheiro chefe da Comissão de Terras do Quiririm consegue mais 30 dias de licença em prorrogação. (Jornal do Povo).

 

1890   O Governo do Estado autoriza a extração ainda este ano de uma loteria em benefício do Instituto de Agricultura, Artes e Ofícios de Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1891   A Imprensa local tece elogiosos comentários ao promissor compositor Arthur Vieira com a sua valsa “Notívaga” dedicada ao Sr. Virgílio Cabral editada por Buschmann & Guimarães, do Rio de Janeiro. (Jornal do Povo).

 

1891   O Dr. Fernando de Mattos resigna o cargo de gerente da Companhia Norte Paulista que passa a ser exercido pelo engenheiro Dr. Joseph Bryan  até a reunião da Assembléia Geral. (Jornal do Povo).

 

1895   Morre em Taubaté o Sr. Gabriel Monteiro Gomes progenitor do Sr. João Monteiro Gomes e Francisco Pires Monteiro. (O Popular)

 

1897   Em companhia de seu genro Dr. Torquato da Silva Leitão visita Taubaté o Barão da Serra Negra, importante fazendeiro em Piracicaba, hospedado em casa do Cap. João Xavier da Silveira. (Diário de Taubaté).

 

1897   São nomeados os seguintes professores provisórios: José Víctor Barnascone para a 2.ª escola do Bairro do Quilombo; José Benedito de Oliveira Patrício para a do Bairro do Ribeirão das Antas; Antônio Marcondes do Amaral para a do Bairro do Bossoroca e D. Zília Monteiro de Paula para a do Quilombo. (Diário de Taubaté).

 

1897   Ofício da Câmara Municipal de S. Luís do Paraitinga, solicitando providências para construção de uma linha telegráfica entre aquela cidade e Taubaté, é transmitido à Secretaria da Fazenda. (Diário de Taubaté).

 

1901   Entram em julgamento em Taubaté os Srs. Lúcio Ribeiro da Silva (Fiscal da cidade) e seu irmão Sr. Francisco Monteiro de Camargo (Chico Flávio) pai do Sr. Segesfredo Monteiro de Camargo (Fego) e ainda Francisco Soares Nogueira de Carvalho acusados de ofensa física e moral em João Marcondes dos Santos na estrada que vai para o Areão. Defendidos pelo Dr. Câmara Leal foram absolvidos. Informa meu sogro que a ofensa (que não foi provada por falta de testemunhas oculares) se prendeu a rivalidades entre o ofendido e os ofensores, estes partidários da Banda dos Paraguaios (“João do Carmo” – João Monteiro do Carmo parente) que fazia seus ensaios na casa de nhá Luzia na Rua Visconde do Rio Branco, esquina da Rua Jacques Félix, onde posteriormente residiu o Sr. Vale. Nhá Luzia era mãe dos dois primeiros ofensores e portanto avó do Fego Camargo. Em agra-decimento público datado de 15 de julho de 1901 aparece o nome da mãe como Lúcia (e não Luzia) Ribeiro da Silva. Viveu mais de 90 anos, lúcida. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Segue para São Paulo o Sr. Millo Rochetto esportista residente em Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Classificados entre os primeiros 46 concorrentes, o taubateano Francisco de Castilho Marcondes, filho do Dr. Francisco Ignácio de Moura Marcondes, é nomeado auxiliar acadêmico da Inspetoria do Serviço de Profilaxia da febre amarela no Rio de Janeiro. (Norte).

 

1912   Em carro reservado passa por Taubaté o senador Ruy Barbosa. Pela Câmara Municipal de Taubaté foi-lhe oferecido um almoço na gare da Central do Brasil ocasião em que foi saudado pelo Dr. Paulo de Oliveira Costa. (O Lábaro).

 

1912   Na papelaria Rabelo realiza-se exposição de trabalhos fotográficos e um quadro a crayon executados pela artista taubateana Remedica Falco. (O Lábaro).

 

1914   Cogita-se da criação da paróquia de Quiririm cujo decreto deverá ser proximamente submetido ao Ex.mo Sr. Bispo. (O Norte).

 

1914   Encontra-se em Taubaté, o c.el Gomes Nogueira de volta de Santos onde fora visitar seu filho enfermo Dr. Antônio Augusto Gomes Nogueira, restabelecido. (O Norte).

 

1914   Os motoristas de praça de Taubaté fazem gratuitamente o transporte de pessoas da Praça da Catedral ao Teatro São João que queiram assistir aos espetáculos da Companhia Dramática Portuguesa do Sr. Romualdo de Figueiredo que ali se exibe. Proverbialmente humanitários os nossos motoristas não há bando precatório na cidade de que não participem. Visam tão somente concorrer para o êxito da empresa. Terminado o espetáculo lá estão da mesma forma à disposição dos habituês. (O Norte).

 

1914   Encontra-se em Taubaté o abade trapista D. João Baptista Chautard que pretende fazer vi-sita pastoral às paróquias da diocese, levando autorização do Ex.mo Sr. Bispo para adminis-trar o sacramento do Crisma. Tem em vista visitar primeiramente São Francisco Xavier, Buquira, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. (O Norte).

 

1914   Às 20h ao lado da Casa Cabral (anexo) à Rua Visconde do Rio Branco a Companhia Paulista de Calçados de Guaratinguetá inaugura depó-sito, casa no rigor da moda (chic) com as marcas “Guará” e “York”. Já tem depósitos no Rio, São Paulo e Cruzeiro. Ao ato esteve presente o gerente Sr. José Dip. que ofereceu cerveja aos presentes. (O Norte).

 

1914   O Sr. Evândalo Monteiro, filho do c.el Augusto C. Monteiro, 2.º juiz de paz do Distrito e o Sr. Ildefonso de Andrade, filho do Sr. Benedito Andrade, partem para Filadelfia nos EUA. (O Norte).

 

1918   Circula em Taubaté o primeiro número do jornalzinho “A Brisa” de Marcondes & Loyola folha crítica, humorística e noticiosa, dedicada à mocidade taubateana. (O Norte).

 

1932   O Dispensário de Emergência, instalado à Rua D. Chiquinha de Matos, esquina da Rua Dr. Souza Alves em amplo armazém cedido pelo Sr. Álvaro de Matos para atender às famílias dos soldados constitucionalistas, faz uma oferta de agasalhos ao 5.º B.C.P.M. tropa amiga de Taubaté que por aqui passa para o front. A presidenta do Dispensário era D. Angelina Audrá. (A Folha).

 

1939   Morre em Cachoeira seu Vigário encomendado e ecônomo de Embaú desde 1918, Mons. José Soares Machado. Veio de Portugal para Taubaté onde exerceu os cargos de professor e reitor do Seminário Diocesano, coadjutor da Paróquia de Pindamonhangaba, visitador diocesano na gestão de D. Epaminondas. Durante sua reitoria inaugurou-se a Capela do Seminário Diocesano bem como fundou-se o Grêmio Literário P.e Antônio Vieira em 1914. Em Cachoeira e Embaú sua presença se fez sentir na defesa dos bens da igreja, organização do seu patrimônio, na construção e restauração de igrejas e capelas, na construção da Santa Casa, do modelar Asilo, da ótima casa paroquial, da organização do modelar arquivo paroquial. Decreto Lei n.º 2 de 11/7/1939 do Sr. Agostinho Vicente de Freitas Ramos, Prefeito Municipal, deu à Praça da Matriz em Cachoeira o nome de Praça Mons. Machado. (O Lábaro).

 

1948   O SESC e o SENAC iniciam suas atividades sociais e educacionais na região promovendo grande concentração em Taubaté e competições esportivas com a presença do Dr. Brasílio Machado Neto, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e dos Conselhos Regionais do SESC e SENAC, e do Dr. Décio Ferraz Novais, presidente da Associação Comercial de São Paulo. A comitiva chega às 17h, é festivamente recebi-da na Rua Cons. Moreira de Barros inclusive com a banda do 5.º B.C. e é saudada, em nome do Prefeito Dr. José Luiz de Almeida Soares, pelo Sr. Evandro Campos. Na Rua das Palmeiras dá-se a inauguração do Centro Social “Orval Cunha” em homenagem ao presidente da A.E.C. de São Paulo, onde se instala completo serviço de assistência médica, odontológica, etc para comerciários. Fala o Sr. Bastos Filho, do Conselho Social do SESC, o Sr. Juventino Tavares pela Associação Comercial de Taubaté e o Sr. Orval Cunha, cuja esposa corta a fita auri-verde, inaugurando o Centro. A seguir foi inaugurada a Escola SENAC “Marcelino de Carvalho” falando seu diretor Sr. Nélson Freire Campello; o Sr. Francisco Garcia Bastos, pelo SENAC; o Sr. Evândalo de Barros, pelos alunos e o Sr. Olímpio Alves da Silva, pelos comerciários. O Sr. Antônio Marcelino de Carvalho agradeceu pela família a homenagem ao patrono da Escola e o Dr. João M. Tavares homenageia a memória do grande mestre de direito Dr. Brasílio Machado, na pessoa de seu neto presente. À noite no Taubaté Country Club realiza-se a Convenção das Associações Comerciais da zona sob a presidência do Sr. João dos Santos Pinto em que se debatem teses como o problema dos telefones, retificação do rio Paraíba, estrada Taubaté-Ubatuba, liberdade de comércio etc. (Taubaté Jornal).

 

1949   No Taubaté Country Club às 9h tem início a última Convenção Regional preparatória da II Conferência Nacional das Classes Produtoras a se realizar em Araxá (MG) com delegações das cidades vizinhas. (Taubaté Jornal).

 

1949   Entrou até agora, no corrente exercício, nos cofres municipais a importância de Cr$ 4.247.652,10. (Taubaté Jornal).

 

1949   O Dr. Lauro Augusto de Almeida transfere sua residência escritório da Rua Visconde do Rio Branco para a Praça Mons. Silva Barros, 19. (Taubaté Jornal).

 

1949   Noticia-se a passagem por Taubaté, de numerosos indígenas da tribo Guarani do sertão baiano, com destino a São Paulo, à procura de colocação, aos quais a Prefeitura fornece alimentação e pouso e os conduz até Caçapava no dia seguinte. (Taubaté Jornal).

 

1949   Em cumprimento à lei municipal n.º 3, decorrente de projeto do vereador Sr. Omar de Abreu Rangel, a diretoria de obras da Prefeitura Municipal de Taubaté executa planta da futura Estação Rodoviária. (Taubaté Jornal).

 

1949   Balanço de realizações do Departamento de Assistência Social da Companhia Fabril de Juta acusa: em 1948 o atendimento de 21876 casos no gabinete médico, 77.944 intervenções nos ambulatórios da fábrica e vilas, 10314 atendimentos no gabinete dentário. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *