Férias em Ubatuba

0
Share


player

A tradição do taubateano passar as féria em Ubatuba teve início há 80 anos, em 1 de maio de 1933. Foi nessa data que o industrial Felix Guisard fez a primeira excursão ao litoral norte. Era uma época sem rodovias ou asfalto. Para chegar lá, só abrindo trilhas, encarando a mata e esbarrando em animais mortos por onças. Uma verdadeira aventura.  O trajeto durou mais de dez horas. Mas valeu a pena! Felix Guisard ficou encantado com aquela maravilha da natureza tão próxima de Taubaté. E resolveu colocar Ubatuba ao alcance de seus empregados da CTI, a Companhia Taubaté Industrial. As primeiras férias dos operários em Ubatuba aconteceu em 1936. De cima de um comboio de caminhões, mais de 200 operários com suas famílias desembarcaram na praia de Perequê Assu, onde havia sido construída a colônia de féria da CTI. Foram 10 dias de praia, dança de salão, cinema ao ar livre passeios marítimos e muita pescaria. E o ubatubense lucrou muito. Ganhou geradores a diesel para o fornecimento de energia elétrica, olarias para os tijolos e telhas das novas construções e crescimento do mercado de pesca. Os turistas adoravam tubarões e toninhas, mas apreciavam mesmo um peixão chamado mero. Portanto foram os operários da CTI que fizeram do turismo em Ubatuba uma tradição. Mas parece que quem pagou a conta foi o peixe mero, considerado hoje em extinção.

[box style=’note’]

Saiba mais

“A empresa contava com diversas atividades voltadas ao lazer, no entanto, o que fez mais sucesso entre os funcionários da CTI foi a Colônia de Férias em Ubatuba. As férias coletivas aconteciam geralmente no mês de junho. Todos os operários e suas famílias eram convidados pela fábrica a passarem os dias de folga à beira, sendo todo o passeio custeado pela empresa. Em 1937, a companhia gastou mais de 142 contos de réis com as férias remuneradas dos funcionários, e providenciou para a viagem a Ubatuba o transporte em carros e caminhões, proporcionando ainda bailes, cinema e diversos passeios. A construção de uma Colônia de Férias apropriada foi concluída em 1941. Cerca de 1500 operários e suas famílias inauguraram o conjunto de edifícios, que contava com instalações sanitárias, refeitórios, salão de bailes, sala de projeções, pequenos apartamentos – resultados do investimento de milhares de contos de réis.Talvez a mordomia não tivesse tanto valor aos operários quanto a presença do presidente da companhia ao passeio. Felix Guisard fazia questão de acompanhar os trabalhos em suas férias. A idéia de levar os operários a Ubatuba veio logo no momento em que o empresário conheceu o litoral norte. Em maio de 1933, Guisard fez uma excursão com seus filhos mais velhos pela Serra do Mar. A viagem durava mais de dez horas, devido às condições da estrada. Poucos se aventuravam pela serra de carro, além de ser um trajeto complicado em meio à mata, havia o perigo do ataque de onças. No entanto, ao chegar a Ubatuba e se maravilhar com aquela natureza intocada, Félix fez seus planos: _ É preciso colocar essa cidade ao alcance dos operários da CTI, disse ao filho Raul. E Guisard perseguiu esse sonho insistentemente até conseguir realizá-lo.”

Trecho retirado do livro Félix Guisard – A trajetória de um pioneiro de Cláudia Martins

Links

Férias, praia e Ubatuba

FÉRIAS, PRAIA E UBATUBA

 

70 anos da morte de Félix Guisard

Há 74 anos morria o pioneiro da indústria taubatena

 

[/box]

 

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *