Gastão Câmara Leal

0
Share


player

Gastão AldanoVaz Lobo da Câmara Leal, esse é o nome do primeiro prefeito de Taubaté. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1869.

A mãe dele era dama de serviços da Imperatriz do Brasil. D. Pedro II e a imperatriz eram também padrinhos do casamento dela. E a filha de D. Pedro, a princesa Isabel era madrinha de Gastão.

Com a família apadrinhada pela monarquia, em 1883Gastão desembarcou em Taubaté. Formou-se advogado, foi jornalista, exerceu diversos cargos vinculadas à igreja e em 15 de janeiro de 1908 estreou o cargo de Prefeito Municipal.

Para marcar sua administração, investiu em melhorias urbanas e obras de grande porte. Construiu o novo mercado municipal, a primeira obra de cimento armado que se fez em Taubaté. Canalizou o córrego do convento velho e também o córrego do Sagüiru, na parte que atravessava a praça Monsenhor Silva Barros.

Até o brasão usado pela prefeitura em todos os papeis oficiais da daquela época, foi elaborado em cima de uma idéia dele, pelo pintor taubateano Clodomiro Amazonas.

Gastão Câmara Leal faleceu em 1940.

[box style=’note’] Saiba mais
Como surgiu a prefeitura de Taubaté (parte
1):
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=4614

 

Como surgiu a prefeitura de Taubaté (parte 2):
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=4933

 

Um pouco sobre a história da imprensa Taubateana 
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=2675

[/box]

 

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *