Primeiro jornal na rede

 Primeiro jornal na rede

No ano em que se comemora o centenário de nascimento do escritor e museólogo Paulo Camilher Florençano, jornais taubateanos do século 19 vão ganhar versão digital. O Taubateense(1861) e O Paulista(1862), pertencentes a hemeroteca do arquivo Felix Guisard Filho, estão sendo digitalizados pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo. A digitalização dos jornais faz parte de um acordo, firmado em dezembro, entre a Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico de Taubaté e o Arquivo Publico do Estado de São Paulo.

Os Jornais:

O TAUBATÈENSE. — O primeiro jornal de Taubaté lançado em 29 de agosto de 1861, uma  5ª feira.  O periódico circulou até 1863.

Baixe a primeira edição de O Taubateense aqui

O Paulista: Surgido em 5 de outubro de 1862, o jornal circulou até 1876.

Saiba mais sobre o assunto baixando “A Imprensa Taubateana, de Antonio Mello Jr.” aqui

 

[box style=’note’] Paulo Camilher Florençano nasceu em 1913 em Taubaté. Formado em desenho e história foi ilustrador dos jornais “O Correio Paulistano” e do jornal Estado de São Paulo. Idealizou 7 museus entre eles, “Casa do Bandeirante” e “Casa do Grito”  em São Paulo, Museu dos Ciclos Sócio Econômicos do Vale do Paraíba  em Aparecida e da Divisão dos Museus, Patrimônio e Arquivos Históricos do Município de Taubaté. Foi presidente da  Comissão de Cultura  e diretor da Divisão de Museus e Arquivo Histórico de Taubaté. Publicou 5 livros, como A Bandeira e Brasão de Taubaté e Roteiros das velhas sedes de fazendas cafeeiras. Faleceu em 27 de setembro de 1988.[/box]

[box style=’info’] Em comemoração ao centenário do escritor, a Câmara de Taubaté realiza no dia 22 de abril as 20h, solenidade Comemorativa á data. O evento é aberto ao público.

Saiba mais:http://historiavaledoparaiba.blogspot.com.br/2013/02/100-anos-de-paulo-camilher-florencano.html [/box]


 

 

 

almanaqueurupes

1 Comment

Comments are closed.