Por Teteco dos Anjos
Contarei rapidamente aqui a incrível aventura de Teteco dos Anjos e o músico Rafael Vaquelli numa festinha em Marte. Bem, quando éramos solteiros, sequestramos a Apollo 11 de Cabo Canaveral na Flórida. Foi fácil burlar a segurança local; usamos fantasias de um urso panda cibernético e um búfalo transgênero, obviamente, animais típicos da fauna da Flórida. Ou não ?! Já no espaço sideral, seguimos para um carnaval em Marte e lá nos encontramos com as “garotas marcianas”. Sim, elas são verdes. E o mais curioso; possuem órgãos genitais em textura de folhagens, como rúcula, chicória, alface, espinafre. Claro, são garotas que deixam qualquer vegetariano, ou vegano, enlouquecido. Por fim, devolvemos a nave para a Nasa. Barak Obama só nos perdoou após uma negociação em que prometemos botar “nossa” Mangueira para desfilar em Wall Street. Poetas tem dessas !!!
O assunto agora é assombração. Evidente que o poder público no Brasil, num contexto geral, está cheio de funcionários fantasmas. Primeiramente, quero deixar claro que sou a favor de que a pessoa, mesmo depois de morta, tenha o direito de procurar um emprego. Democracia e direitos iguais em todas as dimensões. Minha luta é sempre contra o desemprego. Ocorre que, uma amiga jurista e vidente disse que o ideal seria que os “fantasminhas” trabalhassem justamente em outras dimensões. Solicitei a opinião do camarada Gasparzinho e ele disse; “ela tem razão”.
Agora o trânsito. Voltando recentemente de Pindamonhangaba pela estrada velha, naquele trecho entre o viaduto da Gurilândia/Paineiras e os bairros da Água Quente, Jaraguá e Flor do Vale – trecho aliás que compreende uma tríplice fronteira, pois nunca sabemos onde é Taubaté, Tremembé ou Pinda – passei por cerca de 257 lombadas. Claro que não contabilizei; é só uma estimativa do meu lúcido e realista senso de estimativas. Lombada por lombada, num eterno sobe e desce, me senti num carrossel de parquinho de diversões. Eis a pergunta: se há no local rigorosa fiscalização eletrônica será realmente necessário tantas lombadas??? É só uma pergunta, válida para todos os locais deste “condado” de Taubatexas onde há mais lombadas que ruas e avenidas.
Agora vamos falar de Caetano Veloso. Ele tinha uma super amiga aqui, a talentosa musicista Geny Marcondes (saiba mais), a qual ele muito admirava. E Geny amava Caetano. Infelizmente ela já nos deixou. Mas, não é bem isso que tenho a dizer. Certa vez, através de uma conversa no blog “Obra em Progresso”, que o ilustre baiano manteve no ar, creio que entre 2008 e 2009, junto com o também ilustre Hermano Viana, o bardo de Santo Amaro da Purificação pediu carinhosamente que eu colocasse flores ao pé da antiga “torre de petróleo” da Rua do Petróleo na Chácara do Visconde, em homenagem à luta de Monteiro Lobato pela exploração de petróleo no Brasil. Caetano disse que, quando criança, ouvia seu pai, Zeca Veloso, dizer que admirava a coragem de Lobato ao desmentir técnicos americanos que diziam não haver petróleo no Brasil. Então, lá fui eu com as flores. Mas, a torre tinha sido derrubada. É isso ??? Alguém sabe me dizer se aquela torre era mesmo um protótipo feito por Lobato para dar início ao seu empreendimento audacioso de procurar petróleo em solo nacional ??? Essa pergunta vai para historiadores e autoridades locais, inclusive para o prefeito Ortiz Junior (PSDB). Se a torre da Rua do Petróleo era verdadeira, foi uma perda irreparável tê-la derrubado. Se não era verdadeira, fica valendo então a poesia que envolve todo o assunto. Na próxima coluna conto porque Caetano Veloso crê que Monteiro Lobato tenha profetizado a chegada de Barak Obama à Casa Branca.
Arrivederci !!!
Veja também:
[colored_box color=”grey”]
Teteco dos Anjos, “músico, proto-poeta e jornalista” e com a cabeça cheia de ideias mirabolantes, escreve semanalmente, ou quando der na telha, no Almanaque Urupês[/colored_box]
Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter
1 Comment
http://gazetadetaubate.com.br/lobato-ate-pre-sal/
Comments are closed.