E se o escritor taubateano estivesse nas redes sociais?
Monteiro Lobato, o neto do Visconde, após se formar em Direito, voltou a viver em Taubaté. Portando-se como herdeiro de uma fortuna imensa, cumpriu a risca os protocolos sociais em vigência na Taubaté da época. Ocupou cargos públicos por apadrinhamento, tomou parte em disputas políticas paroquianas e se integrou a movimentos culturais provincianos. Tudo o que renegaria anos depois.
Para deixar o assunto mais compreensível e palatável ao leitor do século XXI, vamos abordar as aventuras de Lobato em Taubaté emulando as redes sociais, imaginando como seria o facebook do escritor. Esperemos com este artifício reconstituir com fidelidade como era a rede taubateana de relacionamentos do futuro criador do Sítio do Picapau Amarelo.
Siga o perfil de Monteiro Lobato clicando aqui
Leia a íntegra das notícias relacionadas aos primeiros meses do dr. Monteiro Lobato em Taubaté.
04/01/05: “D. Georgina Andrade
Desde Sábado, acha-se nesta cidade, a nossa talentosa conterrânea senhorita Georgina Andrade, cujas últimas vitórias a Escola Nacional de Belas Artes não há muito noticiamos.
Os trabalhos que tanto louvor merecem da imprensa carioca, estão expostos na residência de sua exma. Família. (Jornal O Norte)
08/01/05: “Posse da primeira Câmara de Tremembé”
“Realizou-se, ontem as 8 horas do dia, a posse da primeira Câmara Municipal, eleita para dirigir o governo municipal do novo município.
Pudemos tomar notas da seguintes pessoas: Dr. Afonso Moreira, intendente municipal deste município, coronel Marcondes de Mattos, dr. Rebouças de Carvalho, Felix Guisard, dr. Urbano Figueira, Alfredo Vieira, Alberico Guimarães, dr. Monteiro Lobato(…)”.(Jornal de Taubaté)
Leia também: E se Monteiro Lobato estivesse nas Redes Sociais?