6 de julho de…

5 de julho de…

4 de julho de…

30 de junho de…

Siga o Almanaque Urupês

  • @almanaqueurupes

    @almanaqueurupes

    /almanaqueurupes

Sua pesquisa

Era o mais frequentado na Taubaté do século 19 O chafariz mais freqüentado de Taubaté, na década de 1860, era o Chafariz dos Bugres. Não confunda com a famosa bica do bugre. As águas do Chafariz dos Bugres vinham da Chácara da Figueira, região que ficava onde hoje é o Bosque da Saúde”, em frente […]

Era o mais frequentado na Taubaté do século 19

O chafariz mais freqüentado de Taubaté, na década de 1860, era o Chafariz dos Bugres. Não confunda com a famosa bica do bugre.

As águas do Chafariz dos Bugres vinham da Chácara da Figueira, região que ficava onde hoje é o Bosque da Saúde”, em frente ao colégio Estadão, do lado oposto a Rodovia Dutra. A canalização atravessava terras, onde foram descobertas, na época, dois vasos contendo ossadas humanas, de indígenas que habitavam Taubaté.

O repórter que testemunhou a descoberta escreveu o seguinte:

“Será justo que a autoridade competente cuide destas relíquias preciosas, que atravessando séculos chegaram aos nossos dias, para atestar o respeito, mesmo dos selvagens, para com os mortos.”

Essa área ficou conhecida por muito tempo como  “cemitério dos bugres”.

Este local é a área situada entre a atual rua Juca Esteves e a praça Rui Barbosa, na altura da praça Rui Barbosa, mais conhecida como Largo do Chafariz.

É bem provável que o Chafariz dos Bugres ficasse lá mesmo no Largo do Chafariz,  bem perto do antigo cemitério indígena.

Veja também:

– O lago sob o mercado

– O primeiro chafariz

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

1 comentário

  1. Água encanada - Almanaque Urupês

    15 de dezembro de 2015

    […] – O Chafariz dos Bugres; […]

Os comentários estão encerrados.

Almanaque Urupês  @2025. Todos os direitos reservados