Mudou o regime?
Enquanto D. Pedro II, imperador do Brasil mandava em tudo, o Vale do Paraíba era repleto de homens e mulheres que ostentavam títulos de nobreza. Barões, baronezas, Viscondes e Viscondessas formavam a elite da sociedade regional.
Eis que em 15 de novembro de 1889, um golpe de estado derrubou D. Pedro do trono e colocou em seu lugar o nosso primeiro presidente da república, o marechal Deodoro da Fonseca.
No dia seguinte, 16 de novembro, os trens que paravam na estação de Taubaté, confundiam seus freqüentadores.
Uma ora saudavam o novo regime, outra diziam que era tudo engano, que o imperador estava firme e forte no trono.
No dia 17 de novembro, um jornal de Taubaté informou a seus leitores ter recebido notícias sobre a possível proclamação da república no Brasil. Para não se comprometer, não garantia que a informação era verdadeira.
Só no dia 18 de novembro é que enfim, a imprensa taubateana acreditou que o Brasil passou a ser governado por um presidente. E que a partir dalí, os barões e viscondes perderiam a nobreza, mas nunca a majestade.
[colored_box color=”grey”]
Saiba mais:
Vida e Morte da Ditadura Affonsina:
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=3412
[/colored_box]
[highlight color=”grey”]Veja aqui outras Histórias que a História Conta[/highlight]
[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]
Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página dofacebook e twitter