Maria Conceição Frutuoso Barbosa

 Maria Conceição Frutuoso Barbosa

Maria Conceição Frutuoso Barbosa foi uma restauradora autodidata. Religiosa fervorosa, empreendeu esforços para a construção da capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e é considerada pioneira da arte figurativa de Taubaté.

Maria da Conceição Frutuoso Barbosa nasceu no Rio Grande do Norte, em 1886. A chegada em Taubaté foi quando ainda era menina, quando a família se instalou no bairro da Itapecirica.

Acervo Marco Antônio Nogueira, em “Universo Figurado: a arte dos figureiros da Imaculada”, de Rodrigo Bustamante da Silva

O pedagogo e figureiro Décio Carvalho Junior revela que por ser “muito religiosa, vestia hábito que também disfarçava a deformidade nas mãos”. A deformidade não foi impedimento para o desenvolvimento de habilidade de produção de peças de argila que eram vendidas aos vizinhos.

Frequentadora do Convento de Clara, em 1906, Frutuoso obteve autorização para restaurar a imagem de terracota quebrada de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O restauro da imagem foi realizado utilizando argila e fragmentos de pano umedecidos. Ao final foi transferida para a capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, também erigida pelos esforços de Maria Frutuoso.

Até meados do século XX, a falta de técnicas para o diagnóstico de doenças e deficiências fez de Frutuoso um alvo do preconceito. Tratada como portadora de hanseníase, em 1936 foi enviada para o Leprosário de Cocais, em Minas Gerais, onde ficou até o fim da vida. Ela faleceu em 26 de agosto de 1950, aos 83 anos.

Homenagem

Escultura em homenagem à Maria da Conceição Frutuoso, por Décio Carvalho Junior

Maria da Conceição Frutuoso é considerada a matriarca das figureiras. É o seu nome que batiza a Casa do Figureiro, fundada em 1993.

almanaqueurupes

1 Comment

  • Sou descendente dela e nunca ouvi falar na família que viemos do Rio grande do Norte, gostaria de saber quem o autor procurou para publicar essas informações gostaria de saber pois nem minha mãe nunca ouviu falar nisso.

Comments are closed.