27 de abril de…

0
Share

 

1876   A Junta Paroquial qualificadora de votantes termina os trabalhos de sua segunda reunião em Taubaté. (A Imprensa de Taubaté).

 

1886   Nasce em Taubaté a distinta sra. D. Olívia Leonardo, filha do farmacêutico cap. Carlos Adolpho Leonardo e irmã do distinto médico Dr. Adolpho Leonardo. (Dr. Adolphinho). (O Popular).

 

1887   Na rua Marquês do Herval, 126 está a casa de Jóias e Relógios do Sr. Alfredo Meyer. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   No Largo da Princesa Imperial está a Serralharia e Ferraria do Sr. Vicente Carlos Cardoso. (Gazeta de Taubaté).

 

1887   “O Internacional” é jornal de propriedade do major Francisco Fernandes de Oliveira e Silva, impresso na “Gazeta de Taubaté” e redação em sua residência, no Largo do Rosário. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   O ilustre taubateano, Mons. Miguel Martins da Silva é nomeado vigário de Guaratinguetá. O cidadão Francisco Antônio da Silva Pestana obtém provisão para solicitador, no foro do termo de Taubaté, por dois anos. (Diário Paulista).

 

1895   Chega a Taubaté o Rev.do Sr. Miguel Dickie, Presbítero Presidente da Igreja Metodista no Estado de São Paulo para pregar no culto de domingo, amanhã, às 11 horas e às 19 horas. Pela hora haverá também comunhão. (O Popular).

 

1895   O Cônego Benjamim de Toledo Mello celebra na Igreja Matriz, missa por alma de José Joaquim Oliveira Barbosa, esposo de D. Marianna Oliveira Barbosa. (O Popular).

 

1895   Morre, em Taubaté, o Sr. Benedito Cursino dos Santos. A viúva D. Carolina Alves Mon-teiro oferece ao Hospital de Santa Isabel o auxílio de 50$000. (O Popular).

 

1895    Chega a Taubaté o sacerdote taubateano Cônego Antônio Pinheiro. (O Popular).

 

1897   No Teatro São João realiza-se a estréia da Companhia Lyrica Italiana Albino Verdini com a Ópera em quatro atos Lúcia de Lammer-moore, do maestro Donizeth. (Diário de Taubaté).

 

1897   Toma posse mais uma vez do cargo de Delegado de Polícia em Taubaté o cap. Antônio Affonso Vieira. (Diário de Taubaté).

 

1904   No Bairro do Barranco ocorre à noite bárbaro crime sendo assassinadas a golpes de foice a viúva D. Vitalina Moreira da Costa e sua pupila Benedita dos Santos e que por muito tempo permanece em mistério. A 18 de julho de 1905 o delegado de polícia Dr. Fernando de Mattos prende como suspeitos para averiguações os srs. José Ignácio Ribeiro da Costa, José Francisco Moreira da Costa (pai e filho) o 1.º, irmão, e o 2.º, sobrinho da vítima, e para depoimentos D. Maria Leopoldina da Fonseca e Maria Francisca Moreira da Costa em favor de quem é impetrado habeas-corpus. Na ocasião mais de 50 testemunhas foram ouvidas e tomados 30 e tantos depoimentos, sem resultado, na presença do 1.º delegado auxiliar de São Paulo Dr. José Roberto Leite Penteado que veio a Taubaté a pedido do Dr. Fernando de Mattos e por ordem do Dr. Antônio de Godoy, chefe de Polícia. Chegou-se a suspeitar do c.el Luiz Moreira da Silva, cônsul português, parente da vítima e que a visitara na véspera. O móvel do crime foi a herança do marido. Próximo do local do crime pescavam um senhor e seus filhos que esperou que eles crescessem, levou o fato ao conhecimento de um sacerdote que o aconselhou a depor e o crime foi esclarecido.

A 19 de julho de 1905 o Dr. Fernando de Mattos respondeu pedido de informações do juiz Dr. José Martins Bastos referindo-se também a outros por esclarecer: o espanca-mento do súdito italiano Antônio Girri, o corte da orelha do português Sebastião José de Carvalho às 9 h. da manhã nas imediações da Estação da E. F. Ubatuba. (Jornal de Taubaté de 19 de julho de 1905 e informações pessoais que obtive por tradição).

 

1909   Morre, em Taubaté, o ilustre poeta e jornalista Honório Giovine (Jovino) natural da Itália, filho de Caetano Giovine. (O Norte de 24/04/1910).

 

1912   O Dr. Pádua Salles, Secretário da Agricultura, bate a 1.ª estaca da futura Estrada de Ferro Campos do Jordão, junto à estação da Estrada de Ferro Central do Brasil em Pindamo-nhangaba. Foi projetada em 1892 mas não se tornou então realidade. É devido aos esforços dos Drs. Emílio Marcondes Ribas (que pensou na construção de um sanatório para tuberculosos em Campos do Jordão mas percebeu a dificuldade para transporte de doentes até lá) e do Dr. Victor Godinho. As obras foram iniciadas a 1.º de outubro de 1912 pelo empreiteiro Sebastião Damas. As obras foram dirigidas pelo eng. Dr. Antônio Prudente de Moraes, diretor técnico da Companhia e fiscalizadas pelos engenheiros Drs. José Antônio Salgado e Guilherme Winther. (Athayde Marcondes – Pinda – pág. 141/142).

 

1912   Com destino a Pindamonhangaba onde vai inaugurar o Haras Paulista passa por Taubaté o Presidente do Estado Dr. Albuquerque Lins acompanhado de seus Secretários, Dr. Pádua Salles, Dr. Washington Luiz, Dr. Altino Arantes, respectivamente das pastas da Agricultura, da Justiça e Interior. Lançam também a pedra fundamental da cadeia e do fórum e o Dr. Pádua Salles bate a 1.ª estaca da Estrada de Ferro de Campos do Jordão como acima ficou registrado. (Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – Efemérides no fim do volume – pág. 44).

 

1927   Morre, quase repentinamente em São Paulo, o Dr. Campos Salles, Presidente do Estado. Nasceu em São Paulo a 06/08/1866, filho do Dr. Bernardino de Campos e de D. Francisca Duarte de Campos. Foi deputado estadual, secretário de governo, presidente da Câmara de Deputados, líder na Câmara Federal. Achando-se enfermo o c.el Fernando Prestes, vice-presidente, assume o governo o Dr. Antô-nio Dino da Costa Bueno, presidente do sena-do estadual, filho do Norte do Estado, conhe-cedor dos problemas da região e particular-mente de Taubaté. (O Norte).

 

1932   O expediente da Prefeitura Municipal, aos sábados, de ordem do Diretor do Departamento da Administração Municipal, passa a ser somente das 9 às 12 horas. (A Folha).

 

1941   Encerra-se, em São Paulo, o 1.º Congresso Brasileiro de Saúde Escolar em que se fez representar o Centro de Saúde de Taubaté pela educadora Prof.ª Nair Nogueira Teixeira com a tese: Assistência Médica Escolar no Interior, aprovada. (O Momento).

 

1945   Patrocinado pela Legião Brasileira de Assistência e pela Prefeitura Municipal de Taubaté  realiza-se no Taubaté Country Club um recital de piano e violino das Sr.as Dinorah de Carvalho Muricy e Cecília de Falco Sansigolo em benefício dos pobres das Damas de Caridade de Taubaté. (Nossa Terra).

 

1949   Realizam-se em Pindamonhangaba as soleni-dades comemorativas da passagem das bodas de prata do paroquiato de seu vigário Mons. João José de Azevedo. (Taubaté Jornal).

 

1949   A Juventude Feminina Católica manda cele-brar na capela do Pensionato N. Sra. Apare-cida missa de 30.º dia pelo passamento da virtuosa sra. D. Maria Benedita R. Chagas. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *