11 de março de…

0
Share

1883   Realizam-se as cerimônias de ordenação sacerdotal de P.e José de Camargo Barros que viria a ser bispo da nossa diocese então sediada em São Paulo e que tendo depois perecido tragicamente em naufrágio de volta a Roma seria sucedido pelo insigne taubateano D. Duarte Leopoldo e Silva. (O Norte de 11/03/1906).

 

1883   Morre, em Lorena, o Rev.do P.e Antônio Pereira do Amarante Costa, vigário e professor público. Ordenado em junho de 1872, em Mariana, iniciou-se como coadjutor da paróquia de Caçapava, passando depois a vigário de Jambeiro. Em 1875 acompanhou frei Caetano de Messina desde Caçapava até São José do Paraíso. Os seus colegas de Taubaté, Cônego Antônio Moreira de Souza Almeida e P.e Francisco Cosco mandam celebrar missa de 7.º dia a 19 do corrente às 8 h. no Convento de Santa Clara. É cunhado do Sr. José Alberto da Silva Reis aqui residente. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   Apesar do mau tempo e das chuvas que caíram à tarde toda, realizam-se em Tremembé festejos pela libertação de seus escravos no largo do Bom Jesus iluminado e ornamentado de arcos, bandeirolas, varas de bambus fingindo bicos de gás, coreto onde se lia “Viva a liberdade dos cativos” e uma tribuna para os oradores. Fala o Pe. Mariano de Paula Simões, mestre de cerimônias da paróquia de Taubaté, idem o Sr. Leão Brazil, representante do jornal “Democracia” de Caçapava; Dr. João Malta Jr., pelo povo de Tremembé, José Ramos Ortiz; desembargador (honorário) Aureliano de Souza Coutinho; juiz de direito de Taubaté, Alberto da Silva Reis; F. de Queiroz e c.el Jordão Pereira de Barros. As bandas de música do Club Musical Visconde da Palmeira e a da União dos Artistas de Taubaté que daqui foi levando o estandarte dos libertos fazem passeata pela cidade (A banda de Tremembé também com seu rico estandarte). O desembargador Coutinho em seu discurso concita os libertos a permanecerem com seus senhores, propiciando, pelo bom exemplo a libertação de outros seus irmãos. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Dr. Antônio Augusto Moreira de Toledo, toma posse do cargo de Juiz Municipal e de Órfãos do termo de Taubaté, para o qual foi nomeado por decreto de 29 de fevereiro deste ano. Marca audiências para o dia e hora do costume na sala da Câmara Municipal onde despachará das 10 h. às 15 h. O escrivão é o Sr. Francisco Fernandes de Oliveira e Silva. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Dr. Antônio Maria da Silva é o Juiz Comercial de Taubaté e seu termo. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Realizam-se em Redenção festejos pela libertação total dos seus escravos de que participa o Sr. Ladislau Fernandes de Oliveira, representante do jornal bissemanário de Taubaté “O Liberal Taubateense”. (O Liberal Taubateense).

 

1888    São Bento do Sapucaí festeja a libertação de seus escravos. (O Liberal Taubateense).

 

1891   Removido para 2.ª cadeira daquela vila, segue para Redenção o Prof. Manoel da Rocha Andrade. (Jornal do Povo).

 

1895   Liquida-se o Café Internacional da rua de São José n.º 9 com o leilão de seus pertences feito pelo leiloeiro Francisco Eufrásio de Toledo. Está instalado no antigo prédio da Intendência Municipal e é conhecido também por Restaurante Internacional (café cantante). (O Popular).

 

1895   Falece, na Itália, o historiador César Cantu. Autor da História Universal. (O Popular).

 

1895   Assume o cargo de Delegado de Polícia de Taubaté o capitão Euzébio Affonso Vieira que marca suas audiências para as segundas-feiras no Paço Municipal. Escrivão: José Maximiano de Carvalho. (O Popular).

 

1895   Os Srs. Víctor Fava e Félix Bernasconi transferem sua relojoaria do Largo do Mercado para a Rua Carneiro de Souza n.º 40. O estabelecimento se chama À Pêndula Taubateense. (O Popular).

 

1905   Tendo fixado residência em Taubaté o Sr. Quintino de  Macedo se oferece para lecionar matérias do curso primário e secundário tanto em sua residência à rua Dr. Winther, como na residência dos alunos. O Sr. Ernesto Sampaio também anuncia aulas. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Noticia-se a próxima reabertura do Velódromo Taubateense, arrendado por uma Comissão que pretende iniciar uma série de competições esportivas. (O Norte).

 

1906   Divulga-se o próximo aparecimento em Taubaté de mais um jornal e que se chamará Semana Oficial para publicação do expediente da Câmara Municipal e cujo material tipográfico já foi encomendado.

 

1910   Faz sua estréia no Tribunal do Júri em Taubaté o acadêmico de Direito Paulo Cursino, defendendo o réu Manoel Joaquim acusado de ferimentos leves. Foi absolvido por unanimidade e o promotor foi o Dr. José Rodrigues Alves. (O Norte de).

 

1912   A Empresa de Eletricidade São Paulo e Rio  faz à Companhia Paulista de Eletricidade encomenda de material destinado à instalação em Taubaté da iluminação elétrica gerada por usina a vapor instalada no prédio do gasômetro e que se irá inaugurar a 25 de janeiro de 1913. (O Norte).

 

1912   Inaugura-se solenemente, no Largo do Rosário a placa da nova denominação: “Praça Barão do  Rio Branco” entre outras homenagens que se prestam. (A Federação).

 

1912   Promovidas pelo Dr. Gastão Câmara Leal, Prefeito Municipal e pela Câmara local, realizam-se na Catedral de Taubaté solenes exéquias pelo 30º dia do passamento do ilustre Barão do Rio Branco. Em seguida dá-se a inauguração no Largo do Rosário da placa com a nova denominação Praça Barão do Rio Branco e do retrato do mesmo na Câmara Municipal oferecido pelos grupos escolares. (O Lábaro).

 

1927   Morre, em Taubaté, o Sr. João Batista Guisard proprietário e industrial aqui residente há longos anos. (O Norte).

 

1934   Divulga-se a notícia da assinatura do decreto criando o Ginásio do Estado em Taubaté durante a gestão do Prefeito Municipal (nomeado pela interventoria) José Miliet Filho. (O Lábaro).

 

1945   É sepultado no Convento da Venerável Ordem Terceira do Convento de Santa Clara o capuchinho Frei Domingos, virtuoso e estimado. (Nossa Terra).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *