Main LogoLight Logo
  • Início
  • Efemérides
  • História Básica
  • Geral
  • Fale com a gente
Artigos Especial Textos
by almanaqueurupes

Maria Conceição Frutuoso Barbosa

março 8, 2020
1
0
Share

Maria Conceição Frutuoso Barbosa foi uma restauradora autodidata. Religiosa fervorosa, empreendeu esforços para a construção da capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e é considerada pioneira da arte figurativa de Taubaté.

Maria da Conceição Frutuoso Barbosa nasceu no Rio Grande do Norte, em 1886. A chegada em Taubaté foi quando ainda era menina, quando a família se instalou no bairro da Itapecirica.

Acervo Marco Antônio Nogueira, em “Universo Figurado: a arte dos figureiros da Imaculada”, de Rodrigo Bustamante da Silva

O pedagogo e figureiro Décio Carvalho Junior revela que por ser “muito religiosa, vestia hábito que também disfarçava a deformidade nas mãos”. A deformidade não foi impedimento para o desenvolvimento de habilidade de produção de peças de argila que eram vendidas aos vizinhos.

Frequentadora do Convento de Clara, em 1906, Frutuoso obteve autorização para restaurar a imagem de terracota quebrada de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.

O restauro da imagem foi realizado utilizando argila e fragmentos de pano umedecidos. Ao final foi transferida para a capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, também erigida pelos esforços de Maria Frutuoso.

Até meados do século XX, a falta de técnicas para o diagnóstico de doenças e deficiências fez de Frutuoso um alvo do preconceito. Tratada como portadora de hanseníase, em 1936 foi enviada para o Leprosário de Cocais, em Minas Gerais, onde ficou até o fim da vida. Ela faleceu em 26 de agosto de 1950, aos 83 anos.

Homenagem

Escultura em homenagem à Maria da Conceição Frutuoso, por Décio Carvalho Junior

Maria da Conceição Frutuoso é considerada a matriarca das figureiras. É o seu nome que batiza a Casa do Figureiro, fundada em 1993.

Related Posts

TAUBATÉ É UMA FESTA

outubro 2, 2015
2
0

Por Teteco dos Anjos

Foi o escritor americano Scott Fitzgerald que disse e escreveu “Paris é Uma Festa”, numa linda alusão ao agito cultural da capital francesa da “belle époque”. Sim. Mas eu digo agora que “Taubaté é Uma Festa”. Sempre foi e sempre será.

Ufanismo Taubatexano ?! Não. Tenho muitos amigos que arredaram o pé daqui em busca de aventuras ou oportunidades maiores ou diferentes. Não os julgo e nem os culpo. Também já bordeei mundo afora e voltei. E, de fato, ninguém está certo ou errado; os destinos são misteriosos e cada qual faz o que bem entender sob o sol e as estrelas.

Gustavo Lessa, na 55ª Festa do Folclore da Rua Imaculada

Mas, enfim, para quem vive na boemia e na poesia aqui, posso dizer que Taubaté é uma festa. Assim como São Luiz do Paraitinga é uma festa. E se no passado colonial a Coroa Portuguesa dizia que essa terra dos bravos Bandeirantes paulistas era um covil de brutos e assassinos, hoje nós podemos dizer que é uma terra industrial-universitária pra-frentex e festiva sem mesura.

Podemos ouvir um bom samba de raiz ou samba enredo na Biroska do Chico nos finais de semana. Ou traçar o torresminho do Barril do Bigode, num papo quase lúdico que envolve amores e futebol. Kaká Rodriguês vai bem na Biroska.

É demais ouvir Gustavo Lessa, com toda sua acuidade musical, no Vila Santa. Ou então curtir Toninho Matos ou a deliciosa Delirious Jam no O Jardim Cultural. Deto França & Cia souberam fazer do Jardim uma referência na cultura pop de ser bar, espaço de artes, lugar de interatividade com o verde, etc e tal.

Toninho Mattos, na 55ª Festa do Folclore da Rua Imaculada

E eu tenho gostado muito da programação que Augusto Freire engendrou no Porca Miséria. Nutro carisma especial para com o Porca, pois, assim como no Jardim, fui um dos primeiros músicos a soar acordes por lá.

E o Gogó do Riba? Lá é bom. Por vezes temos lá o genial Paulo Henrique e seu violão-repertório majestosos. E o que dizer da galera do “Chorando na Feira”, que encanta as manhãs de toda sexta no Mercado Municipal?  O que eles fazem é pra lá de genial.

Ivan Paulo, do Chorando na Feira

Nas noites de sexta geralmente temos uma boa e bela opção no Quintal Gastronômico, com a cozinha transcendental do chef Zé e bons músicos, como por exemplo, Tomáz Moreira ou a super dupla Miguel e Solange.

Pra moçada mais moçada eu sugiro os bares da agitada Avenida Itália, por onde navegam Tiago Aguiar, Rafinha, Gui Lessa, Pedro Freire, Diego Luz e toda galera boa do Confraria Musical. E por onde andam as fabulosas Luana Camarah e Twila Correia ??? Pelo consagrado Mutley e pelo mundo, nos “píncaros da glória”, como diria Vicente Celestino.

E se falamos de Taubaté é certo que nesse papo já abordamos Tremembé também. Óbvio. E a querida Jaqueline Hirakawa tem agitado as coisas com música e teatro no Santa Figueira, onde nas noites de quarta-feira brilham os talentos de Adriana Mussi e do maestro Ditinho. E parece porque aparece que o Via Francisco Atelier , mais o Capitão Mor, vem abrindo espaço para uma turma boa em Tremembé, como o rei do vinil, meu chapa Humberto Tieri.

Diego Luz, na 55ª Festa do Folclore da Rua Imaculada

Uma amiga da TV Vale, diz em Guará que Guará não tem as coisas de Taubaté. Sim. Não há nada de errado com a terra de Frei Galvão, mas entendo que ela diz… que aqui tem Festa do Folclore, tem jongo, moçambique, maracatu, e o Bloco Vai Quem Quer, e o Burro da Central,  teve e tem Anacleto, Pescuma, Tony e Celly Campello, Monteiro Lobato, Mazzaroppi, Geny Marcondes e…Renato Teixeira.

E foi numa recente conversa descontraída com Renato, mais Roberto Oliveira, e demais músicos porretas de Taubatexas que ouvi com tamanha clareza, do autor de Romaria, que nessa terra tem muito o que se cantar. Eu já sabia. E, depois disso, soube muito mais ainda.

Encontro de músicos no Sesc Taubaté
Encontro de músicos no Sesc Taubaté realizado ontem,1º de outubro

E vocês sabiam que Renato trouxe certa vez Gilberto Gil para conhecer a nossa especialíssima Feira da “breganha”?! Podemos falar “barganha”, mas eu prefiro a primeira opção. E Gil gostou. E quando Gil gosta é porque é gostoso mesmo. Pronto, falei.

E se deixei de falar de outros e outros tantos lugares interessantes daqui é porque o vendaval de minha mente é assim mesmo. É também um ‘mistério do planeta’.

 

[colored_box color=”grey”]

teteco-assinatura

Teteco dos Anjos, “músico, proto-poeta e jornalista” e com a cabeça cheia de ideias mirabolantes, escreve semanalmente, ou quando der na telha, no Almanaque Urupês[/colored_box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Vem aí o MEMORIAL GUISARD

abril 10, 2014
0
0

“Publique-se para que não se perca”

Em 1938, Felix Guisard Filho idealizou a Biblioteca Taubateana de Cultura, uma coleção de livros dedicados a reproduzir e estudar documentos dos séculos 17, 18 e 19, que estavam se deteriorando nos cartórios do município. “Publique-se para que não se perca”, foi a frase-lema da coleção. Sete décadas e meia depois, a espírito da Taubateana está de volta e adequada ao século XXI.
A iniciativa é novamente de um Felix Guisard empresário, desta vez o neto do historiador e bisneto do fundador da Companhia Taubaté Industrial (CTI). “Tenho que contribuir de alguma forma. Comecei fazendo um garimpo nos acervos da família e agora vamos reuni-los na internet”, comemora o empresário.
O Memorial Guisard foi planejado para digitalizar, além do acervo da família, uma vasta produção jornalística, acadêmica e historiográfica sob a guarda de instituições taubateanas.
Para realizar este feito, estão sendo firmados convênios com a Universidade de Taubaté e a Prefeitura.
“A Unitau é guardiã da importante memória da CTI e agora, por meio desse convênio, poderá democratizar o conhecimento e socializar o saber”, comenta o reitor da instituição, José Rui de Camargo.
Para Ortiz Junior, prefeito de Taubaté, “essa é uma iniciativa extraordinária porque democratiza a informação ao permitir acesso público à fontes primárias”. O acervo do Divisão de Museus foi formado inicialmente a partir de documentos resgatados por Felix Guisard Filho.
O projeto Memorial Guisard é patrocinado pela Guisard Empreendimentos e desenvolvido pela produtora cultural Almanaque Urupês.
O portal será lançado no segundo semestre de 2014.

1 Comment
    Érica says: Reply
    maio 31st 2020, 6:57 pm

    Sou descendente dela e nunca ouvi falar na família que viemos do Rio grande do Norte, gostaria de saber quem o autor procurou para publicar essas informações gostaria de saber pois nem minha mãe nunca ouviu falar nisso.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do dia

Abril Boletim Efemérides Uncategorized
by almanaqueurupes

15 de abril de…

abril 15, 2021
0
1

1873   Lei municipal obriga os proprietários de prédios  e terrenos e na sua falta os inquilinos a caiar a frente do prédio ou muro e a calçar de pedras ou tijolos a frente de suas casas ou terrenos. (Gazeta de Taubaté de 10 de junho de 1883 pág. 4).

 

1879   Lei provincial n.º 49 confirma as divisas entre os municípios de Jambeiro e Caçapava.

 

1883   A Junta Revisora da Comarca de Taubaté publica  1.ª  relação  de nomes de cidadãos da paróquia de Taubaté obrigados ao serviço de paz e guerra, da cidade, do quarteirão do bairro do Barranco, do bairro do Areão, do bairro do Tremembé e do bairro do Una e Tetequera, ao todo 66 indivíduos. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   O Sr. José Leandro inaugura linha de troles entre Taubaté e Tremembé cobrando 500 réis de ida e volta por pessoa. Sai de Tremembé às 6 h. da manhã e de Taubaté às 9 h. A hora de volta à tarde será combinada com os passageiros. O Sr. Teixeirinha está preparando animais e troles para uma outra linha. (Gazeta de Taubaté).

 

1883   A alfaiataria dos srs. Leonardo & Pinto da Rua Dr.  Falcão Filho contíguo ao Largo da Matriz se chama “Alfaiataria da União”. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Lei provincial n.º 46 transfere para o distrito de Campos Novos de Cunha a fazenda de Daniel Gomes dos Santos Pinho.

 

1888   Telegrama procedente da Corte noticia o falecimento ali da  progenitora do Dr. Mathias Guimarães, engenheiro radicado em Taubaté, onde se encarrega do levantamento cadastral da cidade e iria ocupar o cargo de delegado de polícia. (O Liberal Taubateense).

 

1895   Realizam-se em Taubaté eleições para preenchimento de duas vagas de senadores. As eleições começam às 10 h. e as vagas de senadores decorrem da eleição do Dr. Prudente José de Moraes Barros para a Presidência da República e a da nomeação do Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves para ministro da Fazenda. As eleições se realizam em 10 seções instaladas inclusive nos bairros e no distrito de Tremembé. Há 2.260 eleitores inscritos. Os Drs. Moraes Barros e Dr. Paulo Souza obtém 387 votos cada. (O Popular).

 

1895   Após a entrada da procissão de São Benedito quando grande número de pessoas permaneciam em frente da Igreja Matriz o cocheiro da empresa de carris urbanos puxados a burro tenta atravessar a multidão com um bonde sendo impedido e preso por um popular. Não é a primeira vez que tal fato ocorre. (O Popular).

 

1898   Morre, em Taubaté, seu insigne filho D. José Pereira da Silva Barros, Arcebispo de Darnis, fundador do Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho e do Externato São José. Era filho do Cap. Jacinto Pereira da Silva Barros e de D. Anna Joaquina de Alvarenga, tendo nascido em Taubaté a 24 de novembro de 1835. Fez os seus primeiros estudos no Liceu que então funcionava no Convento de Santa Clara e depois fez seus estudos eclesiásticos em São Paulo. Foi vigário de Taubaté por 19 anos. Reformou a nossa Matriz. Foi de grande abnegação durante a epidemia de varíola de 1873 a 1874 que assolou Taubaté, quando lhe ocorreu a idéia de fundar o Hospital Santa Isabel. Foi bispo de Olinda e do Rio de Janeiro e Deputado Provincial. (A Folha de 17/04/1932).

 

1900   O Grupo Particular Filhos de Talma realiza no Teatro São João um espetáculo em benefício das obras do prédio da sede da Associação Artística e Literária. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Às 8 h. na Igreja Matriz celebram-se missas pelo 3.º ano de falecimento de Dom José Pereira de Barros e pelo 1.º ano do capitão Francisco Lopes Malta. (Jornal de Taubaté).

 

1903   Morre, em Taubaté, o Sr. Francisco Soares Barbosa, casado com  D.  Maria  Soares  de  Oliveira. (Jornal de Taubaté 14 – missa 2.º aniversário).

 

1906   Realizam-se, em Taubaté, solene Te-Deum e manifestação de júbilo em homenagem ao vigário da paróquia Côn. Antônio do Nascimento Castro por ter sido agraciado por S.S. Papa Pio X, a 19 de fevereiro último com o título de Monsenhor Prelado Doméstico. No Te-Deum toca a banda Philarmônica Taubateense, na passeata cívica a banda João do Carmo, ambas de Taubaté e na residência do homenageado a banda Dr. Antônio Maria, de Tremembé, cedida pelo c.el Antônio Monteiro Patto. (O Norte).

 

1909   Lei municipal n.º 126, em virtude de ter sido a água que abastece a cidade declarada impotável e conter grande quantidade de amônia conforme exame feito a pedido do Prefeito Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal pelo Laboratório de Análises Químicas do Estado, é declarado de utilidade pública e decretada a desapropriação do serviço de abastecimento de água de Taubaté que vinha sendo feito pela Companhia Norte Paulista desde… (O Norte).

 

1910   Por motivo da passagem do 12.º aniversário da morte do ilustre taubateano D. José Pereira da Silva Barros, arcebispo de Darnis, 1.º depois da criação da diocese de Taubaté, realizam-se na Catedral solenes exéquias pelo sufrágio de sua alma oficiadas pelo nosso 1.º bispo D. Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva. (O Norte).

 

1914   Noticia-se, em Taubaté, que o Dr. Oswaldo Cruz que durante muito tempo foi diretor da Saúde Pública no Rio de Janeiro acaba de ser agraciado com a Cruz da Legião de Honra. (O Norte).

 

1914   Circula o boato de que surgirá brevemente em Taubaté outro jornal de nome “O Paulista” à frente do qual estará o Prof. Bernardino Querido, colaborando Floriano de Lemos, Dr. Carlos Varella, Coelho Neto, Álvaro Guerra, Antônio Miranda e outros. (O Norte).

 

1914   Nas cerimônias da semana santa serviu a corporação musical João do Carmo, sob a regência do maestro Prof. Francisco Monteiro de Camargo. (O Norte).

 

1914   A firma Ramos & C.ia da Rua Duque de Caxias, 34, em Taubaté, compromete-se a entregar diariariamente garrafões de água de Quiririm mediante assinatura mensal a 3$000 o garrafão ou dois por 5$. Na mesma rua n.º 78 o empório Saraiva vende água de Cambuquira a $600 a garrafa para evitar os males do estômago. (O Norte)

 

1927   O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa e a Ex.ma Sr.a D. Maria Eudóxia de Castilho Costa comemoram as suas bodas de prata matrimoniais mandando celebrar, a 19, missa em ação de graças. (Norte).

 

1932    Instala-se, em Taubaté, solenemente, o Ginásio Estadual, sob a Direção Prof. Major Acácio G. de Paula Ferreira. Constituem o seu 1.º corpo docente os professores: Cesídio Ambrogi, Joaquim Manoel Moreira, Dr. Jayme Pereira Vianna, Dr. Urbano Pereira, Dr. Pedro Barbosa Pereira, Emílio Simonetti, Clóvis Gomes Winther, Zita Conceição Rabello e maestro Fêgo Camargo. A secretaria estava a cargo do Sr. Cícero Azevedo sendo escriturária D. Carmosina Monteiro. Presente o Prefeito Municipal major João Cândido Zanani de Assis, proferiu a aula inaugural o Dr. Pedro Barbosa Pereira. (A Folha).

 

1949   Com a Catedral em reformas, a Semana Santa  é  realizada  no  Santuário de Santa Teresinha. Hoje é sexta-feira santa. (Taubaté Jornal).

____

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Read More

Mais lidos

  • A figura do negro em Monteiro Lobato
    by almanaqueurupes / abril 22, 2021
  • “Meu consolo é saber que vou morrer”
    by almanaqueurupes / abril 22, 2021
  • Monteiro Lobato em notas
    by almanaqueurupes / abril 18, 2021

Caso tenha perdido algo…

    A figura do negro em Monteiro Lobato

    “Meu consolo é saber que vou morrer”

    Monteiro Lobato em notas

Populares

  • A figura do negro em Monteiro Lobato
    by almanaqueurupes / abril 22, 2021
  • “Meu consolo é saber que vou morrer”
    by almanaqueurupes / abril 22, 2021
  • Monteiro Lobato em notas
    by almanaqueurupes / abril 18, 2021

Instagram

Social

© Almanaque Urupês

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies.Leia mais
Configurações de cookiesACEITAR TODOS
Manage consent

Visão Geral

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega pelo site. Destes, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para o funcionamento das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como você usa este site. Esses cookies serão armazenados em seu navegador apenas com o seu consentimento. Você também tem a opção de cancelar esses cookies. Porém, a desativação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.

Necessário
Sempre ativado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o funcionamento adequado do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, de forma anônima.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics".

Ícone "Verificada pela comunidade"
cookielawinfo-checkbox-functional11 months
O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados ​​para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário".
cookielawinfo-checkbox-others11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros.
cookielawinfo-checkbox-performance11 months
Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho".
viewed_cookie_policy11 months
O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a realizar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Performance
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a fornecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Analytics
Cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre as métricas do número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.
Aviso
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo