5 de fevereiro de…

0
Share

1884   Tramitam na Assembléia Provincial duas petições:  uma da E. F. São Paulo – Rio de Janeiro pedindo privilégio de construção de uma linha de bondes a vapor entre o bairro do Registro e Taubaté e outra do vereador Joaquim Moreira de Souza Almeida entre São Luís do Paraitinga e Taubaté. Retificação: a E. F. São Paulo-Rio pede construção de ramal até o Registro e o Sr. Joaquim Moreira a linha de bondes a vapor. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   O taubateano Dr. Antônio Maria da Silva é nomeado  juiz municipal do termo de Jacareí. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   Está enferma a progenitora dos srs. P.e Joaquim  Pereira  da  Fonseca, Thomaz, J. Therésio, Luiz e Adolpho Pereira da Fonseca. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   O Club dos Bilontras Carnavalescos faz mudança do seu estandarte da casa do seu presidente para a casa dos festejos, para onde os associados dirigem-se incorporados acompanhados de banda de música e compacta multidão. Passam pela sede do Club dos Mandarins onde são recebidos à porta pela diretoria com seu estandarte. Fala o Dr. José Rodolpho Nunes comissionado pelo Club dos Bilontras. Pelos Mandarins fala o cadete Monteiro. Oram ainda o Dr. Malta Jr. e estudante Octaviano Vieira. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Comendador José P. da Rocha Paranhos encontra-se em Taubaté com sua exma. família pretendendo passar alguns meses em sua fazenda do Itaim. (O Liberal Taubateense).

 

1888   O Barão de Taubaté, Antônio Vieira de Oliveira Neves, taubateano radicado em Pinda, visita as fazendas do ten. c.el Manoel Gomes Vieira e Conselheiro Antônio Moreira de Barros a fim de estudar a organização do trabalho livre com vistas à sua, de Pinda. (O Liberal Taubateense).

 

1888   Libertações de escravos em Taubaté, sem condições:  ten  c.el  Manoel Gomes Vieira, 93; cap. Francisco de Paula Moreira Mattos, 49; Victoriano Moreira de Toledo, 36; D. Marianna da Palma, 18; José Alves de Souza Coelho, 16; Francisco Gomes da Araújo Sobrinho, 1 – com condição de prestarem serviço até 31 de dezembro de 1889: Victoriano Moreira de Toledo 18 e Jordão Moreira Toledo 4. (Liberal Taubateense).

 

1890   Francisco Pereira da Fonseca, aferidor nomeado a 24  de  janeiro  e  juramentado do Conselho de Intendência Municipal de Taubaté, coloca-se à disposição do público em sua residência à Rua 15 de Novembro n.º 16 (ex Rua do Príncipe, no Império). (Jornal do Povo).

 

1891   No estabelecimento do Sr. Leopoldo Hummel está em exposição um álbum  encomendado  pelo  professorado público de Taubaté para ser oferecido ao Sr. Barnabé Ferreira de Abreu e Costa, ex-presidente do Conselho Municipal de Instrução do Município. (Jornal do Povo).

 

1891   O governo provisório determina que os 3 dias de carnaval  sejam  considerados  feriados.  O  engenheiro fiscal do governo embarga e manda demolir as obras da cadeia nova por falta de segurança nos alicerces. (Jornal do Povo).

 

1891   O Club Carmosina Carnavalesco anuncia duas passeatas de seu  préstito  para  Domingo,  dia  8, quando os sócios fantasiados deverão se apresentar às 14 horas no barracão (caverna) do alto do Convento. O diretor do Club pede aos subscritores das listas de contribuição para os festejos que façam ao cobrador o pagamento. (Jornal do Povo).

 

1895   Do relatório apresentado pelo major Olympio  Catão,  Inspetor Escolar do 10º distrito ao Conselho Superior de Instrução, vê-se que Taubaté tem 29 cadeiras providas e 8 vagas com 836 alunos matriculados e freqüência de 536; São José dos Campos conta com 14 cadeiras providas e 6 vagas com 363 alunos matriculados e 260 freqüentes; Caçapava com 12 cadeiras, 8 providas com 297 alunos matriculados e 202 freqüentes e 4 cadeiras vagas; Jambeiro: 1 cadeira vaga e 2 providas com 54 alunos matriculados e freqüência de 36; Redenção: 1 escola vaga e 4 providas com 115 alunos matriculados e freqüência de 80; Buquira com 2 escolas vagas, 3 providas com 98 alunos matriculados e freqüência de 59. Escolas providas no 10º distrito 60 e vagas 22. São 28 os professores preliminares, 25 intermédios e 7 provisórios. Não há adjuntos nas escolas, apesar do grande número de alunos. O total de alunos matriculados no distrito é de 1.752 com freqüência média de 1.173 em dezembro último. Matriculados em idade escolar: 1.577, acima da idade escolar 128 e abaixo 68. Quanto ao ensino privado conta o distrito com 12 colégios e externatos dos quais 8 estão em Taubaté, 2 no Quiririm, 1 em São José dos Campos e um em Caçapava; sendo 6 para meninos, 4 para meninas e 2 mistos com 37 professores, 33 professoras e 986 alunos sendo 373 meninos e 613 meninas. (O Imparcial). As duas escolas particulares em Quiririm são escolas mistas italianas, sendo uma subvencionada pelo governo da Itália. Quiririm é mencionado como Núcleo Colonial de Quiririm. A Câmara Municipal de Taubaté ofereceu prédio bem situado e de sólida construção para localizar as Escolas Reunidas da cidade (futuro Grupo Escolar). Há falta de material escolar; em algumas escolas caixões de querosene substituem bancos; raras as que têm quadro-negro e nenhuma ainda obteve mapas geográficos e esferas. Quanto a livros, coube apenas 12 Cartinhas Galhardo para cada escola bem como 8 primeiros e segundos e 4 terceiros livros da coleção Kopke e 4 leituras práticas para cada escola. No Externato de São José de Taubaté estiveram matriculadas em 1894, 280 alunas; no Colégio Bom Conselho 250 pensionistas das quais 50 são órfãs.

Professores: João Pereira de Souza Penna, considerado um dos mais preparados do Estado, José Antônio de Paula Santos, Lindolpho de França Machado, Fidêncio Lopes Trigo, Tolentino de Souza e Castro, José Antônio Lopes Ferreira, Francisco Marcondes Pereira, Adélio de Castro, Bento Vieira de Moura (novo no magistério), Manoel Moreira da Silva, João Galvão de França Rangel, Francisco Augusto da Costa Braga, Arthur da Cunha Glória, Orestes de Oliveira Guimarães (esses são professores preliminares). Professores intermédios: Sebastião Hummel, Antônio José Garcia, João Francisco Monteiro, Antônio Apolinário de Macedo, Evaristo Correa dos Santos, Manoel da Rocha Andrade, Joaquim Xavier de Assis, Gabriel Peçanha Falcão, Francisco Gomes das Chagas, Francisco Pedro da Silva, Onofre Atílio da Silva, Antônio Olympio Leite de Abreu, João Olympio Theodulo da Silva, Marcelino José de Faria, Joaquim Carlos das Chagas, Francisco Vieira da Silva, José Alexandre Vieira de Souza, Januário José Cabral, Filisbino José Chaves. Professores Preliminares: Adelaide de Azevedo Trigo, Maria Angélica de Moraes, Maria Teresa de Moura, Benedita de Campos Bittencourt, Catarina Ceslau de Moura, Maria Esmeralda Ceslau de Moura e Laurinda Vieira Escobar, Luíza Ester de Moura Damasco, Marianna de Jesus e Silva, Hermínia Silva de Mesquita, Francisca Eugênia de Castro Souza e Maria Augusta Seráphica de Moura, Júlia Maria dos Santos. Professoras intermédias: Januária Brasildes de Andrade, Brígida Paula Lopes Ferreira, Maria Bárbara de Andrade Abreu, Adélia Eliza Rubin, Maria Teresa Marcondes de Jesus, Faustina Maria da Silva Abreu e Joaquina Augusta Lopes das Chagas. Professores Provisórios: José Fortunato Ribas, Gregório de Souza Rego, Antônio Bruno do Vale, João Loureiro de Lima, D. Maria José Tocaio, Ana Alexandrina de Andrade e Amélia de Souza Faria. (Dos 6 municípios do 10º distrito). Relatório de 31 de janeiro de 1895 sobre 1894. (O Imparcial de 13 de fevereiro de 1895 – relatório do Inspetor).

 

1895   Noticia-se em Taubaté que a cidade mineira de Barbacena está em vias de ser iluminada a eletricidade. (O Imparcial).

 

1895   Em visita a sua família encontra-se em Taubaté o Sr. José China que grandes serviços prestou durante a revolta da armada em setembro passado (1893), em prol da legalidade. (O Imparcial).

 

1895   O Juiz de Direito em Taubaté, Martins Bastos, torna pública a lista dos juízes de fato (jurados) escolhidos pela Junta Revisora do Alistamento instalada nos termos dos arts. 44, 45 e 46 do decreto 123 de 10 de novembro de 1892. (O Imparcial).

 

1900   Secretariada pelo Sr. Ignácio Marcondes do Amaral Melo Sobrinho realiza-se, na  Chácara do Reservatório ou Caixa D’água, Assembléia Ordinária da Companhia Norte Paulista, exploradora do abastecimento de água de Taubaté, em que se elege para Presidente o Sr. Jorge Nelson Smith em substituição ao Sr. Dr. José Francisco Monteiro que a dirigia desde o início e ia se retirar para o estrangeiro. Capital: 1.000:000$000. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Realizam-se no Velódromo da Rua 4 de Março corridas  cuja  renda  a  diretoria  da sociedade esportiva fez reverter em benefício das obras da capela do Hospital Santa Isabel. (Verdade).

 

1905   No Consistório da Igreja Matriz de Taubaté realiza-se reunião para fundação, nesta cidade, da Liga da Boa Imprensa com o intuito de auxiliar a manutenção do jornal “São Paulo” diário da capital paulista tendo como redator chefe o Conselheiro Duarte de Azevedo, jurisconsultor e literato, que deverá sair a 5 de maio e eleição do conselho diretor paroquial.

O Dr. Gastão Câmara Leal e c.el Augusto Monteiro foram indicados para secretário e tesoureiro do conselho diretor paroquial da Liga da Boa Imprensa. (A Verdade).

 

1905   Inaugura-se, à Rua Marquês do Herval, a farmácia Pereira do Sr. Antônio de Paula Pereira. (A Verdade).

 

1905   O Centro dos Operários Católicos de Taubaté recebe do seu congênere de Montevideo  álbum de fotos de sua sede e passam a manter intercâmbio. (A Verdade).

 

1905   O Sr. Brasilino Vieira é nomeado para o cargo de escrevente juramentado do 2.º cartório de notas e anexos de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Encontra-se em Taubaté, hospedado no Convento de Santa Clara de onde seguirá  para  Caxambu, o ilustre advogado do foro da Capital Dr. João Mendes de Almeida Júnior. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Velódromo Taubateense à Rua 4 de Março povoa-se de famílias e cavalheiros da cidade para assistirem a 5 corridas de bicicletas (o 5.º páreo de 10.000m = 30 voltas em disputa de medalha de ouro para o 1.º colocado e de prata para o 2.º); encontro de esgrima a floretes entre Honório Jovino e A. Pelegrini (o 1.º recebeu 6 estocadas e o 2.º, 4); luta romana entre Brasil e Fabretti, valentes amadores, vencedor Brasil ao cabo de 10 minutos combinados. O Prof. Antônio José Garcia faz entrega ao Sr. José Brunini do dobrado com seu nome composto por Arthur Camargo. O Sr. José B. dos Santos agradece em nome dele. A Corporação Musical “João do Carmo” tocou o novo dobrado. (Jornal de Taubaté).

 

1910   Na Sé Catedral de Taubaté celebra-se missa de 7.º dia pelo sufrágio da alma da Baronesa de Tatuí, falecida em São Paulo. Celebrante: Rev.do P.e José Coelho. (O Norte).

 

1914   O Sr. Joaquim Dias Cabral ou Joaquim Alves Cabral pede a revogação da Resolução n.º  33  da Câmara Municipal de Taubaté que autorizou a reabertura do caminho ligando à estrada velha do Tremembé ao Hipódromo para estudo do que a pedido do Dr. Pedro Costa são nomeados mais os vereadores Moura Guimarães e Victor Vieira. (O Norte).

 

1914      A Empresa Cinematográfica Taubaté pede redução de impostos à Câmara Municipal de Taubaté. (O Norte).

 

1914   O Sr. Victorino Coelho de Carvalho propõe à Câmara Municipal de Taubaté a cessão gratuita de terreno necessário à abertura de rua ligando a Rua 4 de Março à Rua América. (O Norte).

 

1914   Por indicação do vereador Antônio Valente da Silva, a Câmara Municipal de Taubaté aprova  por unanimidade o auxílio de 1:000$000 para ser empregado na construção do novo Hospital de Santa Isabel. (O Norte).

 

1914   Realiza-se em Taubaté à Rua Duque de Caxias, 45 as cerimônias de benção pelo coadjutor da paróquia P.e Antônio Gomes Vieira da nova casa recentemente construída pelo ten. Eduardo José Pereira um dos mais belos prédios da rua, onde passa a residir e oferece aos presentes um licor. Foram paraninfos os Srs. Dr. Pedro Costa e Antônio de Paula Pereira. (O Norte).

 

1914   Do relatório preparado pela diretoria da C.ia Taubaté Industrial para a assembléia ordinária  a se reunir a 26, consta: aquisição de mais uma parte de terra na estrada nova do Quiririm; fábrica de cretones: está pronta para trabalhar esperando energia elétrica; fábrica de riscados: estão sendo montados os maquinismos do aumento desta seção; fábrica de morins: está em funcionamento a caldeira de 200 H.p. adquirida para aumento de força dessa seção; seção de meias e camisas: parou a fabricação desses artigos.

Usina hidroelétrica – foi comprada a Cachoeira Grande de Natividade no rio Paraibuna, capaz de produzir 2800 h.p nas fábricas de Taubaté. Já estão construídos 15km de estrada para automóvel, ligando Natividade à Cachoeira, 6 casas de moradas e muitos ranchos para material. A CTI contratou com a Câmara Municipal de Natividade a iluminação pública e particular, com direito de desapropriar os terrenos marginais do rio Paraibuna para instalação da hidroelétrica com o que serão alagados. Aguarda o empréstimo já autorizado para atacar as obras. Para facilitar o empréstimo em Londres a Companhia contratou em março de 1913 os serviços dos peritos contadores de Londres e Rio de Janeiro M.C. Auliffe, Davis, Bell & C.ia que fizeram revisão de 1910 a 1913. (O Norte).

 

1914   Na sede à Rua Visconde do Rio Branco, n.º 72 realiza-se assembléia geral ordinária da C.ia Norte Paulista, concessionária do privilégio de serviço de abastecimento de água em Taubaté, em que a diretoria a cuidar da venda, reorganização ou liquidação da empresa. Comparecem: Major Virgílio Cabral, Presidente; Luiz Itálico Bocco, Antônio Xavier de Almeida, José Borges da Fonseca, José Augusto Ribeiro, Raphael José da Cunha, Clementino Ribeiro, Adolpho de Mattos, Adolpho Pereira da Silva, Ottoni Francisco de Mattos, Fernando de Mattos, 1.º secretário designado. (O Norte).

 

1939   Aparece em Taubaté o 3.º volume da Biblioteca Taubateana de Cultura intitulado Nomes, Limites e Brasões – Itacurussá das Achegas à História de Taubaté de autoria do ilustre médico e historiador Dr. Félix Guisard Filho. (O Lábaro).

 

1949   Está assim constituída a nova diretoria da Associação Comercial: Presidente: Juventino Tavares; 1.º vice: Astolfo Tibúrcio Filho; 2.º vice: Daniel Danelli; 1.º sec.: João dos Santos Pinto; 2.º sec.: José Miller Sene; 1.º tes.: Roque Amoroso; 2.º tes.: Antenor Penna. Conselho Consultivo: Francisco de Barros, Francisco de Almeida e Silva, Cia. Usinas Nacionais, Irmãos Mariotto, Oswaldo S. Andrade, Miranda & Sobrinho Ltda., Antônio Magalhães Bastos, Cia. Predial de Taubaté, Sebastião de Abreu e Amaro Negrini. (Taubaté Jornal).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *