23 de novembro de…

0
Share

1667   O rei D. Afonso VI de Portugal é deposto. (Rio Branco, Efemérides, p. 550).

1709   Cria-se a capitania de São Paulo e Minas, desligada da do Rio de Janeiro. (Folhas).

 

1720   Toma posse na Bahia o 4.º vice-rei do Brasil, Vasco Fernandes César de Menezes, depois Conde de Sabugosa. (Rio Branco, Efemérides, p. 550).

 

1782   A pedido de 4 moradores do Caminho do Ribeirão das Almas, a Câmara da Vila de São Francisco das Chagas de Taubaté contrata o mestre carpinteiro Inácio Coelho Guimarães, por conta dos requerentes para fazer a ponte do Ribeirão do Una, pois, estavam privados da missa e mais salvamentos. (Atas I, 75).

 

1841   Lei considerada reacionária, combatida pelos liberais, mas exigida pelo governo imperial, cria o Conselho de Estado, abolido pelo Ato Adicional. Foi considerada, como a lei de 3 de dezembro de 1841 que reformou o Código do Processo Criminal, lei despótica e que viria permitir que o Imperador D. Pedro II se cercasse de verdadeira camarilha. Ambas foram das principais causas da Revolução Liberal de 1842 de intensa repercussão inclusive nesta região Norte do Estado por onde passou o pacificador Barão de Caxias. (Pedro Calmon – História do Brasil – volume 5 – p. 1675 e segs).

 

1859   Nasce, em Pindamonhangaba, o engenheiro Dr. Francisco Homem de Mello, filho do ten. c.el Benedito Marcondes Homem de Mello e de D. Maria Pureza Marcondes de Mello. Fez seus primeiros estudos no Colégio Edmundo em Taubaté. Em setembro de 1874 seguiu para o Colégio Caraça em Minas Gerais com seus irmãos onde concluiu os estudos de humanidades em 1879. Em  1880 matriculou-se na Escola Politécnica do Rio de Janeiro onde se formou em 1886. A convite do Barão de Ataliba Nogueira passou a prestar serviços na Estrada de Ferro Mogiana. Prestou serviços relevantes em Minas Gerais, à estrada do Sapucaí, à Central do Brasil de que foi engenheiro chefe no alargamento da bitola de Cachoeira a São Paulo. Em 1892 passou a recuperar a estrada de ferro Itatibense. Depois de concluir a estrada de ferro Douradense, incorporou a São Paulo-Goiás em que deu nome a todas as estações, batizando uma delas com o nome de “Marcondesia”, estrada vendida à Cia. Araraquara. Fez os difíceis estudos da Estrada de Ferro de Monte Alto onde foi dado o seu nome a uma das estações: Estação “Engenheiro Homem de Mello”. Em decorrência de moléstia que adquiriu nesse serviço veio a morrer a 5 de maio de 1916. (Athayde Marcondes – Pinda, 250 anos – pp. 161/162).

 

1884   Cinco escravos de D. Escolástica Maria Nogueira de Castro, viúva do Comendador Antônio Francisco de Gouvea e Castro, dirigem-se ao delegado de polícia local Sr. Manoel Gomes Vieira (c.el) a fim de se queixarem dos maus tratos infringidos pelo administrador que chega a privá-los de alimento e roupa, como se vê de seus andrajos e farrapos. São recolhidos ao corpo da guarda enquanto a autoridade se entende com seu colega de Pinda onde mora a senhora. (Gazeta Taubaté).

 

1884   Lourenço Russomano & Cia. abrem tinturaria na Rua de Sant’Ana (Antiga Rua do Convento Velho). Tingem com perfeição tranças de cabelos, botinas brancas, luvas e chapéus. São antigos proprietários da tinturaria a Vapor de São Paulo. (Gazeta Taubaté).

 

1884   Carneiro de Souza & Cia. proprietários da refinaria de açúcar da Rua Visconde do Rio Branco, 56, publicam boletim diário de preços: açúcar alvo a 360 rs o quilo e açúcar amarelo claro a 280 rs o quilo. (Gazeta Taubaté).

 

1890   O Dr. Benedito Araújo Ramos e Ex.ma família passam a residir em Taubaté à Rua do Sacramento, n.º 15 (em frente onde está hoje a papelaria Toffulli), procedentes de Pindamonhangaba. A imprensa taubateana felicita a sociedade local pela aquisição, pois, se trata de um abnegado clínico, distinto cavalheiro, franco e democrata. Trata-se do progenitor da Ex.ma Sra. prof.a Emília Marcondes de Moura Silva, viúva do prof. Luiz Augusto da Silva. Ver obra “Pinda” do Dr. Athayde que o menciona com foto.

 

1890   O Visconde de Mossoró e Ex.ma família passam a residir temporariamente em Taubaté. (Jornal do Povo).

 

1890   Decreto organiza o serviço da Estrada de Ferro São Paulo-Rio de Janeiro que deverá ter bitola larga em toda sua extensão. (Jornal do Povo).

 

1891   O marechal Manuel Deodoro da Fonseca renuncia ao cargo de Presidente da República. (Folhas).

 

1891   O Presidente da República Mal. Deodoro da Fonseca é obrigado a renunciar. A crise surgiu com seu veto ao projeto de  lei que definia os crimes de responsabilidade do Presidente da República. Por ter sido rejeitado nas duas casas do Congresso, dissolveu-o a 3 de novembro de 1891, golpe que sacudiu o país e provoca o levante iniciado em Porto Alegre. O Presidente do Estado de São Paulo Dr. Américo Brasiliense, apesar de ter apoiado o Mal. Floriano Peixoto, vê-se obrigado a renunciar a 15 de dezembro de 1891. Em toda parte foram comicamente depostos os Conselhos de Intendência Municipal ou tiveram seus membros que aceitar a demissão. Fontes: Pedro Calmon – História do Brasil – Volume VI pp. 1983-1985; Aureliano Leite – História da Civilização Paulista – p. 236; Athayde Marcondes – Pinda 250 anos – p. 178 (2.ª coluna) e 179 (1.ª coluna).

 

1901   O taubateano Dr. Affonso Moreira da Silva é aprovado com distinção em todas as matérias do 4.º ano da Faculdade de Direito de São Paulo. É filho do vice-cônsul português Sr. c.el Luiz Moreira da Silva. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Estréia no Teatro São João a Cia. Ferreira da Silva com a peça de Pinheiro Chagas “A Morgadinha de Val Flor” em benefício do prof. Francisco Leitão e de que participam os artistas Américo Penna (autor do drama em 5 atos “Jorge o enjeitado), Lúcia Fernandes (a Morgadinha), Ferreira da Silva, Prado e Marcolina Gomes. Casa diminuta. (Jornal de Taubaté).

 

1905   No Teatro São João a Companhia Ferreira da Silva dá um espetáculo em benefício do  velho professor Francisco Leitão, a pedidos, levando à cena a peça “A Morgadinha de Val Flor” de Pinheiro Chagas. (A Verdade).

 

1913   Morre em Taubaté o Sr. João Vieira de Toledo Guatura, que há muito tempo exercia o cargo de agente do correio local. Tinha 74 anos, era casado com D. Paula C de Oliveira e pai do Sr. Benedito Euzébio de Toledo e D. Maria dos Anjos de Toledo. Foi fundador da Corporação Musical “Filarmônica Taubateense”que acom-panhou seu enterro. (A Federação).

 

1913   Morre em Taubaté o Sr. João Vieira de Toledo Guatura que aqui exerceu por muitos anos o cargo de agente do correio local de que já era funcionário. Nasceu em Taubaté a 27 de janeiro de 1849 filho de Vicente Ferreira da Silva e de D. Maria das Dores de Abreu. Era progenitor do Sr. Benedito Euzébio de Toledo que passou a residir em São Paulo depois de ter sido funcionário municipal aqui onde era muito estimado e de D. Maria dos Anjos de Toledo Moreira. (certidão de óbito em meu poder).

 

1914   Com a renúncia do Mal. Deodoro da Fonseca, doente, assume a Presidência da República o Mal. Floriano Peixoto considerado o restaurador da Constituição e Consolidador da Repú-blica ou regime. (História do Brasil – Pedro Calmon – p. 1989).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *