27 de outubro…

0
Share

1883   Na Igreja Matriz de Taubaté celebra-se missa por alma de José Pereira, falecido em Portu-gal, pai do Sr. Manoel José Pereira casado com D. Maria da Glória Vaz Pereira, residente nesta cidade. É sábado e a missa será às 8h. (Gazeta de Taubaté, 25).

 

1901   O Sr. Francisco Jacintho Pereira mantém bem aparelhado restaurante na Estação da Central, inclusive com câmaras frigoríferas (sic), servindo deliciosa cerveja “Aliança”. (Jornal de Taubaté de 27).

 

1901   A diretoria da Sociedade Literária e Recreativa de Taubaté nomeia comissão constituída dos Srs. José Cyrillo Lobato, Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, Octaviano de Andrade, Antônio Correa Gomes e Víctor Winther para promover os festejos de sua inauguração oficial a 3 de novembro próximo. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Corporação Musical “João do Carmo”, hoje do Sr. João Monteiro do Carmo, foi fundada há muitos anos pelo Sr. Flávio Elias de Camargo e passou por duros reveses, perseguições, como o fato de ver, certa vez, serem recrutados para São Paulo (serviço militar) vários de seus componentes. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Fixa residência entre nós, devendo ser procurado na Farmácia Alemã, o Dr. Rodrigo dos Santos, novo médico, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O c.el Francisco Gomes Vieira, presidente da Câmara Municipal de Taubaté, tendo em vista as eleições do próximo dia 16 para preenchimento da vaga ocorrida com a morte do taubateano Dr. João Francisco Malta Jr. na Câmara Federal e para a qual foi lançada a candidatura do vereador Dr. José Rebouças de Carvalho, divide o município (inclusive Tremembé) em 14 seções eleitorais, na cidade e zona rural, onde também funcionam mesas receptoras de votos em fazendas e escolas. (Jornal de Taubaté de 13 de novembro).

 

1905   O deputado federal paulista Sr. Moreira da Silva apresenta ao projeto de lei orçamentaria da República emenda, concedendo ao tauba-teano Dr. Francisco Eugênio de Toledo o prê-mio de 20 contos de réis pela sua obra “Leis e fórmulas processuais”. (Jornal de Taubaté).

 

1913   Lei Municipal n.º 153 estabelece as primeiras taxas de esgotos na cidade: prédios de valor locativo até 30$000 pagam 1$000 por mês; de 30$000 a 70$000: 1$500 e de 70$000 em diante: 2$000. Dá como sendo a Lei de 1914 mas é evidentemente engano quando o jornal é de abril a lei não pode ser de outubro. As leis 156 e 157 são de 8/5/1914. Essa 153 deve ser de 1913. (O Norte de 10 de abril e de 10 de maio de 1914).

 

1914   No sobrado onde funcionava a Associação dos Empregados no Comércio de Taubaté inaugura-se solenemente a sucursal da Companhia Seguradora “A Glória”, de que é delegado o Sr. Ismael Gomes Martins às 17h. (O Norte de 25).

 

1914   O Dr. Francisco Carlos Ribeiro, juiz de direito da Comarca reassume e o seu substituto legal Dr. João Dias Cardoso Sobrinho volta a ser o 1.º juiz de paz do distrito. O Dr. Cardoso Ribeiro acaba de chegar hoje mesmo de volta da Europa de sua viagem de núpcias. (O Norte de 28).

 

1914   Lei Municipal n.º 159 reorganiza o serviço de administração do mercado municipal (novo). Seu pessoal será: 1 Administrador com 2:000$000 por ano; 2 Ajudantes (1.º e 2.º) com 960$000 e 840$000 por ano respectivamente e 6 guardas com 540$000 por ano cada um. As funções de cada um serão feitas em regulamento a expedir. (O Norte de 30).

 

1945   Noticia-se o falecimento em Taubaté da Ex.ma Sr.a D. Maria Edwirges Moreira, de concei-tuada família taubateana e mãe do médico Dr. José Octacílio Moreira. (Taubaté Jornal).

 

1945   Todos os contadores de Taubaté, auxiliares e alunos do 4º  ano básico, 1.º, 2.º e 3.º anos técnicos da Escola de Comércio são convidados para se reunirem amanhã, dia 28, às 15h na Escola Técnica de Comércio de Taubaté, a fim de discutirem a fundação de uma associação de classe. (Taubaté Jornal).

 

1946   Integram o Diretório Estudantino da União Democrática Nacional em Taubaté: presidente, Hélio Claudemiro Costa; 1.º vice-presidente, Ciro Lemos de Oliveira; 2.º vice-presidente, Rui de Mello; secretário-geral, Rodolpho Maybon Moreira; 1.º secretário, Sebastião de Abreu Filho; 2.º secretário, Benedito Roberto V. dos Santos. Diretores de propaganda: Jupir Mantovani e Fábio Bueno Patrício. (Folha Democrática).

 

1946   O jornal local “Folha Democrática” órgão da União Democrática Nacional anuncia a compra de moderno linotipo para composição do mesmo. (Folha Democrática).

 

1946   Organiza-se em Taubaté comissão constituída de jornalistas e elementos das classes produ-toras incumbida de dotar a cidade de um diário matutino de feição inteiramente independente, noticiosa e moderna: Correio do Vale do Paraíba. (Folha Democrática).

 

1946   A Folha Democrática, jornal local, órgão da União Democrática Nacional, da oposição, bate-se contra o abandono em que se acha o Bairro da Vila das Graças. Ali, há uns dez anos, por iniciativa particular se construiu uma Caixa d’Água que vinha fornecendo aos moradores o líquido ao preço de Cr$ 6,00 mensais. Desde que a Prefeitura Municipal  resolveu encampar o serviço vem sendo feito com irregularidade e por maior preço. Agora estão sem água por defeito na bomba propulsora. (Folha Democrática de 27).

 

1946   A União Democrática Nacional instala Posto de Alistamento à Rua Dr. Pedro Costa, 112. (Folha Democrática de 27).

 

1948   Em sessão conjunta da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo o Dr. Félix Guisard Filho, industrial e historiador em Taubaté, profere conferência em que aborda o problema do petróleo nacional e do xisto betu-minoso em Taubaté. (Taubaté Jornal de 31).

 

1948   Visita Taubaté e especialmente o Prefeito Municipal Dr. José Luiz de Almeida Soares o deputado estadual Alfredo Farhat. (Taubaté Jornal de 31).

 

1959   Lei n.º 417 cria a Biblioteca Municipal junto à Universidade Municipal de Taubaté. (Manual).

 

1964    Lei n.º 821 cria o Instituto de Previdência do Município de Taubaté.

 

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *