22 de setembro de…

0
Share

1774   Morre o culto e piedoso papa Clemente XIV. (Folhas).

 

1787   Alguns capitães do mato nomeados em sessão de 15 do corrente prestam juramento e tomam posse do cargo perante a Câmara de Taubaté cuja ata da sessão respectiva assinam “com sua cruz” por não saberem escrever. (Atas I, 180).

 

1787   José Faustino de Alvarenga, procurador do Conselho da Câmara de Taubaté, devendo partir para o Rio de Janeiro a negócios, indica o seu cunhado guarda-mor José Ferreira de Castilho para substituí-lo em sua ausência. (Atas I, 181).

 

1862   O insigne taubateano Pe José Pereira da Silva Barros, futuro arcebispo de Darnis, toma posse do cargo de vigário encomendado de Taubaté em substituição ao falecido vigário colado P.e Joaquim Pereira. (Diário de Taubaté de 23/4/1898).

 

1881   Sagrado bispo a 28 de agosto, deixa sua terra natal o insigne taubateano D. José Pereira da Silva Barros para tomar posse da diocese de Olinda para que fora nomeado pelo governo imperial a 8 de janeiro e confirmado por Leão XIII em Consistório de 13 de maio do mesmo ano. (Diário de Taubaté de 23/4/1988).

 

1890   Às 9 h da manhã no Largo da Estação reali-zam-se as solenidades de inauguração dos trabalhos de construção da Estrada de Ferro Taubaté a Ubatuba. Ao ato comparecem o Conselheiro João Alfredo e mais de 2000 pessoas que o aclamam ao som de banda de música. O Côn. Benjamim de Toledo Mello faz eloqüente discurso. Há esperanças da estrada funcionar brevemente. (Jornal do Povo).

 

1890   O Conselho de Intendência Municipal de Taubaté baixa a Resolução n.º 14 proibindo a abertura das casas comerciais depois de meio-dia nos dias de festa nacional, salvo quando caírem em domingo com exceção de farmácias, padarias, hotéis e similares: multa de 20$000. (Jornal do Povo).

 

1897   Morre em Taubaté o Sr. José Monteiro Gomes, bondoso e caritativo fazendeiro no município. (Diário de Taubaté).

 

1901   Logradouros públicos de Taubaté recordados num artigo: Rua do Fogo, Rua do Gado, Rua da Bica, Rua do Rosário, Largo da Força, Largo da Estação, Largo do Mercado. ( Jornal de Taubaté).

 

1901   Organiza-se em Taubaté uma nova banda de música, cujos instrumentos já foram adquiridos a “Lira Operária” do Centro dos Operários Livres, presidido pelo Sr. Eugênio Guisard. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Noticia-se a rejeição pela Câmara dos Deputa-dos de projeto criando um 3º tabelionato de notas em Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O taubateano Luiz Malta passa a residir em Itapetininga. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Os fiscais da Câmara Municipal de Taubaté avisam que de acordo com o § 11, do art. 1.º do capítulo IV do código de posturas municipais é expressamente proibido transitar carros de condução pessoal pelas ruas e praças da cidade à noite sem lanterna acesa, sob pena de multa de 5$000. Os fiscais são os senhores major David Lopes Nogueira de Mattos e Francisco Pereira da Costa. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Tomam posse os membros da diretoria da Sociedade Democracia Dançante recém-fundada em Taubaté e presidida pelo Sr. Felício de Lima e que tem como vice-presidente o Sr. Vicente F. Fonseca. (O Norte).

 

1906   Com 81 anos completos de idade morre em Taubaté o venerando Sr. João Vicente da Costa, oriundo de uma das mais antigas e respeitáveis famílias taubateanas, último filho que era do sargento-mor Ignácio Vieira de Almeida Cabral. Nasceu a 21 de março de 1825 e era considerado o pai da pobreza de tão caridoso. Era tio do Côn. Antônio Moreira de Souza Almeida. (O Norte).

 

1910   O Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa, deputado estadual, apresenta emenda a projeto de lei criando mais três escolas em Taubaté: duas, masculina e feminina, no Bairro do Cristóvão e uma mista no Bairro do Corrêa. (O Norte).

 

1910   Faz sua estréia em Taubaté na Praça Dr. Pau-la de Toledo o Circo François. (O Norte).

 

1914   Pelo 2.º dia consecutivo prosseguem os trabalhos do Tribunal do Júri da Comarca (3.ª sessão do ano), entrando em julgamento Joaquim Ignácio Ribeiro acusado de ter ferido gravemente Cezário Monteiro em setembro do ano passado no Bairro do Registro. Defendido pelo Dr. Antônio Pereira da Silva Barros, que alegou a não criminalidade de quem age para evitar mal maior (art. 32, § 1.º). Promotor, Dr. Euclides de Campos; Juiz Presidente, Dr. Campos Maia; Jurados, José Bonifácio Moreira, Antônio Júlio Pereira, José Benedito Malhado, José Félix Paulino Bernasconi, Dr. José Aristides Monteiro, Joaquim Bonifácio de Moura, José Félix Morgado, José Mathias de Toledo Guatura, Dr. José Martins Fontes, José Pereira de Souza, Amaro Carlos Schmidit e José Vicente de Barros. Foi absolvido por 11 votos.

 

1914   Morre em Taubaté o Sr. José Cursino Barbo-sa, fiscal de obras públicas da Prefeitura Muni-cipal. Era casado com D. Mariana Cursino de Moura. Deixa os filhos: D. Silvina Ribas, Carolina Barbosa, José Bento e José Luiz. Contava 63 anos e era filho de João Francisco Barbosa e de Carolina Maria de Glória. Irmãos: João Francisco Barbosa e Joaquim Barbosa, e cunhado do Dr. José Felipe Cursino de Moura, Inspetor Sanitário Municipal. Foi serventuário (antes) do serviço sanitário municipal. (O Norte).

 

1927   O ilustre deputado estadual taubateano Dr. José César de Oliveira Costa apresenta ao projeto de n.º 4 de 1926 sobre ampliação dos serviços da Comissão Geográfica e Geológica emenda autorizando o governo a conceder auxílio às empresas já empenhadas na exploração de petróleo no Estado de São Paulo. (O Norte).

 

1940   Realiza-se em Taubaté no Country Club a 1.ª Convenção dos Agentes do Diário de São Paulo no Vale do Paraíba com a presença, dentre outros, do Sr. Assis Chateaubriand e do taubateano Carlos Rizzini, diretor do Diário de São Paulo ausente há mais de 20 anos.(O Momento).

 

1941   Morre no Rio de Janeiro onde residia o Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães Júnior, ilustre médico e escritor, pertencente à prestigiosa família taubateana, primo do Sr. Luiz Guimarães Vieira. (O Momento).

 

1941   Promovido pelo Departamento de Cultura, realiza-se no Taubaté Country Club uma con-ferência do Dr. Raul Ribeiro Flórido, tisiólogo e médico-chefe do Centro de Saúde de São José dos Campos sobre o tema: “O Problema da Tuberculose”. (O Momento).

 

1945   Taubaté Jornal retrata ligeiramente Hílton Aguiar: é taubateano, irmão de Renato Aguiar, o locutor de classe da Rádio Cultura de São Paulo. Enfrentou o microfone pela primeira vez na Rádio Rex, antigo serviço de alto-falantes da Praça da Catedral, sucedida pelo Serviço de Alto-Falantes do Vale do Paraíba. Foi para São Paulo, esteve na Rádio Cultura onde trabalhou como auxiliar da programação. Voltou para Taubaté e trabalhou com o Sr. Zolmo Barreto Borba no Serviço de Alto-Falantes. Até 1941 não tinha sido locutor de emissora, seu maior sonho. Estreou em Taubaté com a inauguração da Rádio Difusora ZYA – 8 em 1941. Vai depois para o Rio de Janeiro onde rejeita proposta da Rádio Mauá por não se dar com o clima carioca. Está novamente agora na Rádio Difusora Taubaté ZYA – 8. (Taubaté Jornal).

 

1945   Taubaté Jornal entrevista o árbitro Lino Rodrigues: começou sua carreira de juiz em 1940, atuando em jogos do campeonato municipal. Em 1942 atua no campeonato municipal e há domingo em que arbitra duas vezes, às 14 e 16 horas. Em 1943 novamente é promovido a juiz da Comissão de Esportes da 24ª região. No campeonato do interior atua pela primeira vezem São José dos Campos na partida entre o Elvira e a Associação Esportiva São José quando Jacareí venceu por2 a 1, sendo ao fim abraçado por jogadores e diretores e sente-se então mais contente na sua vida de juiz de futebol. Vai sempre à matriz de cada cidade pedir a Deus que o ajude, católico que é. Atuou em 5 partidas. Em 1944 toma parte no campeonato da cidade de Tremembé promovido pelo C. A. Tremembé, em que atua durante 3 meses sem perder uma partida e feliz na atuação. Arbitrou também no Campeonato Municipal de Taubaté em 1944. No campeonato do interior em 1944 arbitrou 4 partidas. Dirigiu um jogo do C.T.I. Club com Itajubá (2×1). Em 1945 atua no Campeonato do Interior 7 vezes: 3 em Tremembé, 1em São José, 2 em Caçapava e 1em Taubaté. Uma Revista do Rio publicou seu retrato em 1942. Já atuou em quase 200 partidas.

 

1947   O Dr. Zacarias Magalhães Gomes, médico sanitarista, encarregado da seção do Centro de Saúde local, às 14 h faz conferência sobre sua especialidade. (Taubaté Jornal).

 

1947   O Serviço de Proteção à Criança de Taubaté, presidido pela Sr.a D. Ondina Ortiz Beringhs, através da Bandeira Taubateana, constituída de senhoras e senhoritas de nossa sociedade, promove o concurso da Rainha de Taubaté cuja renda reverterá (venda de cédulas) em prol da construção da Casa da Criança. (Taubaté Jornal).

 

1947   O Pintor decorador (arte sacra) Sr. Álvaro Pereira reside à Rua Boa Vista, 385 em Taubaté. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *