1 de agosto de…

0
Share

1822   Decreto de D. Pedro, Príncipe-Regente do Reino do Brasil, declarando inimiga qualquer força armada que viesse de Portugal e não obedecesse à intimação de regressar imediatamente. (RBr. 356).

 

1868   Sob a presidência do Sr. José Francisco Monteiro, barão do Tremembé, realiza-se em sua residência reunião da diretoria do Partido Liberal de Taubaté com a presença de cerca de 120 pessoas. (O Paulista).

 

1876   Das 9 horas da manhã às 3 da tarde, por 3 dias consecutivos a partir de hoje, sob a presidência do juiz de paz mais votado Dr. Joaquim Lopes Chaves, reúne-se no Consistório da Matriz local a Junta da Paróquia para proceder o alistamento para o serviço do exército e da armada nos termos do art. 9.º , § 1.º do Decreto 5881 de 27 de fevereiro de 1876, perante a qual devem comparecer os interessados. Escrivão da Junta: Francisco Antônio Pestana Júnior. (A Imprensa de Taubaté).

 

1884   Interrompido por algum tempo volta a percorrer as ruas da cidade, três dias por semana, a carroça da limpeza pública, serviço agora contratado pela Câmara Municipal por ano em lugar de ser feito por seu empregado como antes. (Gazeta de Taubaté).

 

1884   A reunião da Junta Paroquial que devia se realizar hoje foi transferida para dia 1.º de setembro, marcada pelo Presidente da Província, de acordo com o edital do Dr. Rodrigo Lobato Marcondes Machado, 2.º juiz de paz suplente em exercício. Reunião para o alistamento dos cidadãos da paróquia para os serviços do Exército e da Armada. (Gazeta de Taubaté).

 

1886   Realizam-se em Taubaté eleições em 2.º escrutínio para escolha de um vereador para completar o número de componentes da Câmara Municipal e cujo resultado será apurado a 14. (vide 1.º de julho) 2 sessões: Câmara e Teatro São João. (Gazeta de Taubaté).

 

1888   O Comendador David Lopes da Silva Ramos, juiz municipal suplente de Taubaté, na qualida-de de vereador à Câmara Municipal, marca os dias de audiência e o Sr. Joaquim Moreira de Souza e Almeida, Coletor das Rendas Gerais de Taubaté convida para o recolhimento até 31 do corrente do imposto de Indústria e Profissão. (Diário Paulista).

 

1889   Os bilhares de propriedade dos Srs. Francisco Pestana Júnior e Polycarpo Gonçalves de Lima mudam-se da Rua Cel Jordão n.º 3 para a Rua Marquês do Herval n.º 145 com a adição de um café funcionando dia e noite. (Jornal do Povo).

 

1895   O Banco Norte de São Paulo, sediado em Taubaté, com o capital de 800 contos de réis, sob a gerência do Sr. Antônio Gomes de Souza Penna institui nova tabela de juros: 7% para depósitos a prazo fixo de 1 ano, 5% para os de 6 meses e 3% ao ano para as contas correntes de movimento. (O Popular).

 

1895   Francisco Augusto da Fonseca anuncia para alugar à Rua da Palha em Tremembé, trole e carroça durante as festas do Bom Jesus. (O Popular).

 

1895   O Jornal Diário local “O Popular” ao completar o  1.º  semestre de publicação se propõe a continuar a árdua tarefa e pede a colaboração do público lastimando que haja muita gente que recebeu durante meses o órgão republicano e se recusasse a efetuar o pagamento da assinatura. É de propriedade de Toledo & Cia sob gerência do Sr. José Cândido Antunes de Toledo com tipografia à Rua Duque de Caxias, 49 custando a assinatura anual 15$000. (O Popular).

 

1895   “O Comércio de São Paulo” jornal da capital em sua sessão “Pelo nosso Estado” noticia a demissão do capitão Euzébio Affonso Vieira do cargo de delegado de polícia de Taubaté em virtude de responsabilidade na tentativa de assassinato e decepamento da orelha do negociante português aqui radicado Sr. Sebastião José de Carvalho, notícia que é incontinente desmentida pelo diário local “O Popular” pois a autoridade nada mais fez que se desincompatibilizar para se candidatar ao cargo de vereador para o qual foi eleito a 30 de julho último. (O Popular).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté aprova indicação do vereador vigário Antônio Nasci-mento Castro de se oficiar ao Sr. Hermann Begriow no Rio de Janeiro, agradecendo o ato heróico do salvamento da esposa do Presidente Sr. c.el Francisco Gomes Vieira e de seu sobrinho por afinidade (o Dr. Granadeiro é seu cunhado, irmão de sua esposa), o Dr. José Alfredo Granadeiro Guimarães Júnior, acadêmico, numa praia, tragados que foram pelas ondas (como já registramos). (Jornal de Taubaté).

 

1901   Na superintendência de Obras Públicas em São Paulo são abertas as propostas para a construção do IX prédio do 1.º Grupo Escolar de Taubaté (futuro Dr. “Lopes Chaves”) no local onde existia a cadeia velha na Rua da Cadeia (atual Dr. Pedro Costa), esquina da Rua São José. O prédio foi orçado em 88:418$355, e a planta, orçamento e condições gerais estiveram à disposição dos interessados na Câmara Municipal de Taubaté. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sua 50º sessão ordinária sob a presidência do c.el Francisco Gomes Vieira e com a presença dos vereadores Nascimento Castro, Augusto Monteiro, Ramos Ortiz, J. A. Marc. de Mattos, Dr. Rebouças de Carvalho e Dr. João Urbano Figueira que se despede de partida para a Europa em busca de melhoras para sua esposa. É lançado em ata um voto de pesar pelo recente falecimento do Dr. João Francisco Malta Jr. deputado federal taubateano. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A C.M.T. aprova indicação do vigário Nascimento Castro no sentido de se aceitar a proposta do Superior do Convento de Santa Clara no sentido de se permutar o triângulo do Largo das Palmeiras (Praça c.el Victoriano) junto ao Convento até a Rua da Consolação (Av. Mal. Deodoro) onde está hoje o Instituto Adolfo Lutz, etc. com o terreno do Convento para os despejos da rede de esgotos que vai ser executada sob fiscalização do Dr. Fernando de Mattos. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Tem início no Convento de Santa Clara a solenidade de distribuição da grande e extraordinária indulgência do Perdão de Assis que se prolongará até amanhã ao por do sol. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Passam a colaborar com a Corporação Musical “João do Carmo” os Srs. prof. Antônio José Garcia e Antônio José de Oliveira César que já foram diretores da “Filarmônica Tauba-teense” regida pelo maestro Antônio Penzo. Os mesmos negam essa colaboração, dês-mentem a notícia. A banda João do Carmo é conhecida como “Paraguaios”. (Jornal de Taubaté).

 

1912   O diretor da repartição de Obras Públicas do Estado e o engenheiro do distrito comunicam à Câmara Municipal de Taubaté a resolução do governo do Estado de não construir o prédio do 2.º Grupo Escolar no terreno doado pela Câmara (à Praça Mons. Silva Barros onde foi construído depois o campo do E. C. Taubaté por ser baixo e alagadiço) e pedindo doação de outro terreno. O 2.º Grupo depois foi denominado “Cons. Moreira de Barros”.

 

1914   A Prefeitura Municipal de Taubaté assina contrato com o Sr. Joaquim de Paula Lino para condução de rezes abatidas no matadouro em veículo apropriado. O contratante já vem fazendo o transporte de suínos a contento e foi indicado pelos marchantes e açougueiros. (O Norte).

 

1914   Na gerência da loja da Singer Sewing Machine Co. em Taubaté o Sr. Mauro Malatesta é substituído por Felipe Burza. (Aviso assinado por Eli Hopkns, superintendente). (O Norte).

 

1917   Morreem São Paulo D. Etelvina Rebouças de Carvalho, viúva em segundas núpcias do Dr. José Rebouças de Carvalho que foi deputado federal e políticoem Taubaté. Contava 58 anos e era filha dos Barões de Jambeiro. Do primeiro casamento deixou os filhos Dr. Antônio Pereira da Silva Barros e D. Antonieta de Barros Bernardes; do 2.º consórcio: Dr. Eucário Rebouças de Carvalho, D. Eurydice e Dr. Euvaldo Rebouças de Carvalho. Foi sepultada em Taubaté. (O Lábaro).

 

1932   A reportagem de “A Folha” de Taubaté visita a Casa do Soldado instalada na gare da estação da E. F. Central do Brasil nesta cidade sob a direção de D. Isabel Bueno de Matos destinada a ponto de reunião e suprimento de lanche a soldados que por aqui transitam. (A Folha).

 

1934   Morre em São Paulo o ilustre taubateano Dr. Antônio Pereira da Silva Barros que lá exercia o cargo de Juiz da 4.ª Vara Cível e comercial. Era sobrinho de D. José Pereira da Silva Barros, militou na política taubateana, foi deputado estadual. Juiz de Direito de Xiririca, Paraibuna, Pinda e Taubaté, nasceu aqui a 1.º de agosto de 18…. (O Momento de 28/9/1941).

 

1945   Em magníficas instalações especialmente construídas com a presença  dos  diretores da Companhia Fabril de Juta Srs. Dr. Mário Audrá e Arthur Audrá, realizam-se as solenidades presididas pelo Dr. Antônio de Oliveira Costa, Prefeito Municipal, de inauguração da Cooperativa de Consumo daquele estabele-cimento que tem como presidente o Sr. Júlio Gomes de Carvalho. (Nossa Terra).

 

1948   Noticia-se o falecimento no Rio de Janeiro do financista e ex-diretor do Banco do Brasil Sr. Carlos Inglês de Souza, pai do Sr. Carlos Herculano Inglês de Souza, diretor da Produtos Alimentícios Embaré Ltda. (Taubaté Jornal).

 

1948   O cap. Nabor Nogueira Santos jornalista e oficial do 5.º B.C que serviu até há pouco no gabinete do Secretário da Fazenda (Gov. Ademar de Barros), vem publicando em jornais de São Paulo uma série de trabalhos sobre vultos que tem pugnado pelo regime republica-no (republicanos históricos) em funções destacadas na vida política administrativa. Ultimamente no jornal de notícias tratou do Sr. Odilon de Araújo (proprietário de livraria em Taubaté) salientando sua atuação na revolu-ção constitucionalista de 32 e no glorioso P. R. de que tem sido elemento fiel e dedicado. (Taubaté Jornal).

 

1948   Na Rua Dr. Emílio Winther, 260 sob orientação do Dr. Jorge Ferreira da Mota instala-se um Posto Médico aparelhado para curativos, injeções, aplicações de penicilina, socorros de emergência, atendendo dia e noite, com serviço médico imediato a domicílio. Conta com um quadro de sócios contribuintes com a mensalidade de Cr$ 10,00 com todos os serviços gratuitos apenas com taxa módica para aplicação de penicilina. (Taubaté Jornal).

 

1948   TEATRO DE ANTANHO – A reportagem do Taubaté Jornal entrevista o Sr. Afonso Vieira da Fonseca, tesoureiro da Prefeitura Municipal de Taubaté sobre o teatro antigo em Taubaté. O Teatro São João foi inaugurado com a Companhia Dramática Moreira de Vasconcelos. Tivemos ali também a Companhia Nina Sanzi, que veio de Juiz de Fora em trem especial diretamente a Taubaté onde representou “Dama das Camélias” em francês. O prof. Herman e Witric, notáveis mágicos fizeram temporada brilhante. Outros elencos notáveis: Companhias Francisco Santos, Alexandre Pogio, Ana Chaves, Companhia de Revistas, Companhia de Anões, Salvador Lázaro, Souza Bastos, Assis Pacheco, e outras. O Grupo de Operários do Bem tinha uma banda de música só de moças. A Cia de Comédias de Mário Arozo e João Pinho fez também magnífica temporada. Isso quanto a profissionais no Teatro São João. Agora, amadores: O Grupo Dramático João Caetano, filiado à Associação dos Empregados no Comércio. Diretor ensaiador: Afonso Vieira. Amadores: Antônio Camilher Filho, Antenor Leite, João de Morais, Evandro Matos, Euzébio de Toledo, Lucília Vaz, Zica de Matos, Francisca Gomes e outros. Grupo Dramático Infantil com ensaiador o Sr. Caetano Salgado filiado à mesma associação Grupo Dramático 7 de setembro, dirigido por Francisco Manzo e amadores Afonso Vieira, Mário Pereira, Cidro Genovez, Euzébio Toledo, Francisca Gomes, Mário Peixoto, Zeca Mattos, Luiz de Moura, Isolina Moura, Aurora Moura, Nicolau Machado. Grupo Dramático da Philarmônica com Afonso Vieira, Mário Pereira, Eduardo Tinoco, Francisca Gomes, Maria Peixoto e Adelmio Pelegrini. Sucesso fez o Grupo Lírico Taubateano com o prof. Antônio José Garcia, Nhanhã Monteiro, Carlos Pinto, Benedita de Morais, Afonso Vieira e outros, tendo como prima-dona Rosinha Coimbra, que certa vez impressionou o maestro Assis Pacheco cantando uma partitura do “Schiavo” melhor do que o fazia a prima-dona da companhia. O Grupo Lírico tinha como regente o maestro Arthur Vieira e a orquestra se compunha de elementos da Corporação Musical “João do Carmo”. Grupo Dramático Filhas de Maria, orientado a princípio por Mons. Nascimento Castro e depois pelos padres José Alves Coelho Guimarães e Florêncio Rodrigues. Eram encarregadas D. Maria José de Mattos e Dorotéia Vicente. O ensaiador Afonso Vieira. Amadoras: Mariquinha Mattos, Mariquinha Barros, Isabelita Mattos, Marieta Pereira, Rosinha Mattos, Cotinha Mattos, Almerinda de Almeida e Anita Veita.

Grupo Dramático Filhos de Talma, tendo diretor ensaiador João Baptista Góes e como amadores: Hermínio Coimbra, Mário Pereira, Afonso Vieira, Cidro Genovez, Cornélio Aguiar, Macedinho, M. Siani, Luiz de Moura, Maria da Piedade, Alice Gomes, Marcolina Gomes e outros.

Grupo Dramático Baptista Góes, tendo como diretor o Dr. Gastão Câmara Leal e amadores: Afonso Vieira, Mário Pereira, João Santos, Clodomiro Amazonas, Cornélio Aguiar, Cidro Genovez, Luiz de Moura, Luiz Genésio, Francisca Gomes, Maria Peixoto, Zica Mesquita e Fernando Félix Ferreira.

Grupo Dramático Ferreira da Silva, em homenagem ao nosso conterrâneo Quinzinho, grande barítono brasileiro. Ensaiador e fundador do grupo: Afonso Vieira da Fonseca. Amadores: Mário Pereira, João Santos, Moreirinha, José Marques, Manoel Santos, Iracema de Lima, Cezária, Francisca Siqueira e Afonso Vigo.

Grupo Dramático Ferreira de Souza, dirigido por Mário Pereira e amadores Afonso Vieira, João Santos, José Marques, Luiz de Moura, Manoel dos Santos, Iracema de Lima e Cezária.

Grupo Dramático 17 de março, dirigido por José Ferreira Júnior e ensaiador Luiz de Moura. Amadores: Afonso Vieira, Mário Pereira, Cidro Genovez, Franco Manzo, Vicente Zicardi, Adolfo Prata, Francisca Gomes, Maria Teixeira, Virgilina Prata e João Santos.

O Grupo de Estudantes levou à cena no Teatro São João a peça “Arthur, o Jogador” e uma comédia em um ato de autoria de Paulo Cursino e Alexandre Machado Filho. Tomaram parte Dr. Félix Guisard Filho, Dr. Paulo Cursino, Dr. Alexandre Machado Filho, Virgílio de Barros, então estudantes, ensaiados por Afonso Vieira da Fonseca.

Sucesso foi a revista local “Taubaté de Balão” com 5 representações, peça de autoria de Bernardino Querido e Victorino Coelho de Carvalho.

Peças levadas no Teatro São João: “O Dote” de Arthur de Azevedo; “Capital Federal” do mesmo; “Tim Tim por Tim Tim” de Souza Bastos e Pepa Ruiz; “Tentação de Santo Antônio”, “Pena de Satanás”, “O homem do Guarda-Chuva”, “Comboio n.º6”, “Fé, Espe-rança e Caridade”, “Tim Tim Mirim”, “Estran-guladores de Paris”, “Schiavo” de Carlos Gomes; “Ava-rento”, “Cavalaria Rusticana”, “Bico de Papagaio”, “Milagres de Santo Antô-nio”, “Milagres de São Vicente de Paulo”, de Ana Chaves; “Conde de São Germano” em que tomou parte o provecto ator Bernardo Joaquim Dias, o velho artista que hoje vive tranqüiloem São Luísdo Paraitinga; “Guara-ni”, “Traviata”, “O Burro do Sr. Alcaide”, “Paralítico”, “A Filha do Estalajadeiro”, “Filha do Mar”, “Condessa Diana de Rione”, “Ceia dos Cardeais”, “Cabana do Pai Tomaz”, “Mor-gadinha de Val Flor”, “Remorso Vivo”, “Fan-tasma Branco”, “Poder do Ouro”, “Joanico”, “Nana/Sarilho”, “Guia da Montanha” e outros. (Taubaté Jornal).

_______

Extraído das Efemérides Taubateanas, de José Cláudio Alves da Silva. Acervo Maria Morgado de Abreu

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *