19 de setembro de…

0
Share

 

1740   Morre em Goiás, na maior pobreza, o cap. Bartolomeu Bueno da Silva, também chamado, como seu pai, “O Anhangüera”. (Rio Branco, Ef. p. 440).

 

1854   A vila de Petrópolis, fundada 9 anos antes (colônia de alemães) recebe o predicamento de cidade. (Rio Branco, Ef. p. 441).

 

1884   Morre em Taubaté D. Maria Luíza de Bessa, mãe do Sr. João Baptista Lopes Figueira. (Gazeta de Taubaté).

 

1901   A.C.M.T. recebe resposta do Sec. de Agricul-tura, Comércio e Obras Públicas autorizando o dispêndio de 6:000$ (seis contos de réis) em reparos na estrada que vai ao Quiririm, da ponte da lagoa ao pontilhão. (Jornal de Taubaté).

 

1901   O Dr. Euzébio Inocêncio Vaz Lobo Câmara Leal, diretor do Teatro São João (que pertence a uma sociedade) reclama contra lançamento de imposto (predial, sobre aluguel) e taxa de gás de 2 anos em mais de 600$ (seiscentos mil réis) e pede que a base seja feita só em 2 frentes onde tem ruas iluminadas e não pelo perímetro total de 90 metros. O vigário e Dr. Rebouças vão estudar. (Jornal de Taubaté).

 

1901   Possuidores de bicicletas de Taubaté recla-mam contra o imposto a que estão sujeitos quando em outras cidades nada se paga. Vai ser suprimido no próximo orçamento por indicação do vigário Antônio Nascimento Castro. (Jornal de Taubaté).

 

1901   A Câmara Municipal de Taubaté (C M T) autoriza o pagamento de 4:000$000 (quatro contos de réis por verba especial aos engenheiros Drs. Álvaro de Menezes e Fernando de Mattos por serviços de elaboração da planta e orçamento da rede de esgotos da cidade. (Jornal de Taubaté).

 

1903   Pelo trem noturno passa por Taubaté o Dr. Alberto de Santos Dumont, vencedor do prêmio Deutesch e “navegante de ares nunca dantes navegados”. (Athayde Marcondes – Pinda – Ef. p. 89).

 

1905   A pedido da Irmandade de Misericórdia mantenedora  do Hospital de Santa Isabel o governo do Estado autoriza a entrega a essa instituição local da rouparia e cobertores existentes no hospital do isolamento da capital. Pela tesouraria federal em São Paulo lhe é paga também a importância de 3:815$421 das quotas de loterias do 1.º semestre do ano em curso. (Jornal de Taubaté).

 

1905   O Sr. Quintino de Macedo, colaborador do Jornal de Taubaté passa a residir em São Paulo. (Jornal de Taubaté).

 

1905   Nasce em Taubaté uma filha do artista Francisco dos Santos, empresário da Compa-nhia Dramática que vem se exibindo no Teatro São João com grande sucesso. (Jornal de Taubaté).

 

1906   Decreto nomeia o Sr. Washington Luiz Secretário da Justiça e Segurança Pública do Estado, extinguindo-se o cargo de chefe de polícia que vinha sendo exercido interinamente pelo Dr. Pinheiro Prado, 1.º delegado auxiliar. (O Norte).

 

1906   A Câmara Municipal de Taubaté realiza sessão solene para inauguração em sua sala do retrato a crayon executado pelo Sr. Gaspar Falco, do Dr. José Rebouças de Carvalho, recentemente falecido e que por duas vezes exerceu o cargo de vereador, era seu presidente e deputado federal por este 4.º distrito. (O Norte).

 

1910   Visita Taubaté o Ex.mo Sr. Bispo de Goiás que à tarde segue para São Paulo, tendo compa-recido ao seu embarque D. Epaminondas. (Norte).

 

1912   O ilustre taubateano Dr. Bento Enéas de Souza e Castro, juiz de direito em Ubatuba, é premiado, pela Congregação da Faculdade de Direito de São Paulo por onde se formou com louvor, com viagem à Europa ou América, com direito à colocação de seu retrato no Pantheon da Faculdade e ao título de “Laureado”. (A Federação).

 

1912   Elabora-se a planta de um novo cinema para, Taubaté na Praça do Convênio, esquina da Rua Visconde do Rio Branco, trabalho a cargo do Sr. José de Carvalho Viana. O novo pavilhão pertence aos Srs. Joaquim Carvalho de Freitas e cap. Benedito Pato. (A Federação).

 

1912   Funciona em Taubaté um curso prático de inglês dirigido pelo prof. E. Juvenal Alves, formado pela “Pitman’s Metropolitan School” de Londres. (A Federação).

 

1913   “A Federação”, jornal local, inicia a divulgação das regras da nova Ortografia Portuguesa em artigo assinado por INIZZIR (Rizzini invertido) deve ser Carlos Rizzini (que já vem colaborando).

 

1913   A revista semanal carioca “O Malho” (em seu último número) publica três “charges” de seu hábil correspondente em Taubaté sob os títulos: “Vultos Taubateanos”, “A liga pró Ruy-Ellias em Taubaté” e “O 7 de setembro em Taubaté”. Nesta última se vêem duas grandes pedras (a carestia da vida e os impostos municipais) esmagando o Zé-Povo e no auto, pousado, um grande urubu, ave de agouro. (A Federação).

 

1913   Noticia-se o fato de se ter já demarcado na Praça Comendador Costa Guimarães, para onde estão sendo transportados materiais, o lugar para construção do prédio do 2.º Grupo Escolar de Taubaté que vem funcionando em prédio inadequado (Rua Visconde do Rio Branco). (A Federação).

 

1914   Realizam-se em Taubaté eleições para senador estadual; dos 3711 eleitores inscritos comparecem somente 319 e das 18 seções eleitorais organizadas funcionam apenas 4. (O Norte).

 

1914   Realizam-se eleições para preenchimento da vaga de senador estadual ocorrida com a morte do Dr. José Luiz de Almeida Nogueira, sendo candidato o Dr. Oscar de Almeida. Estão inscritos 3711 eleitores para 18 seções eleitorais. (O Norte).

 

1933   Uma comissão de alunas da Escola Normal de Taubaté faz celebrar na Catedral solenes exé-quias pelo 30º dia do passamento do ilustre educador prof. Oscar Amaral. (O Lábaro).

 

1945   O Esporte Club Taubaté vence no campo neutro de Lorena a Associação Esportiva S. José dos Campos, sagrando-se tetracampeão da 24.ª região, devendo enfrentar o Frigorífico F. C.  de Cruzeiro em disputa do campeonato do Vale do Paraíba. O jogo se deu no Estádio General Afonseca de Lorena. Tião nos instantes finais marca o único tento da partida. (Taubaté Jornal).

 

1948   No Grupo Escolar Rural “Dr. Quirino” realizam-se as solenidades de inauguração da Biblio-teca “Dr. José Luiz de Almeida Soares”, atual Prefeito Municipal, e da Sopa Escolar “Ondina Ortiz Beringhs”. Fala a prof.ª Adali Coelho Passos. O Rev.do P.e Oswaldo Chester (é secretário do Colégio Diocesano) benze as instalações da sopa no galpão e discursa. Fala a prof.ª Julieta M. Rocha, idem o Dr. José Luiz, Prefeito, e finalmente o prof. Elyseu das Chagas Pereira, delegado do ensino substituto. O Grupo é dirigido pela prof.ª D. Deocacina Freire de Paula. Os convidados, imprensa, autoridades e professores para lá se dirigirem de ônibus. Bairro da Estiva. (Taubaté Jornal).

 

1948   O casal Sr. João Rodrigues Toledo e Sr.ª Ema Coli Toledo, festeja suas bodas de prata matrimoniais. (Taubaté Jornal).

 

1959   Lei n.º 408 cria a Faculdade de Ciências Contábeis de Taubaté constituída em Autar-quia Municipal pela Lei n.º 656 de 10 de outubro de 1962 e que viria a se transformar na Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas atual. (Manual).

 

1959   Lei n.º 409 cria o Ginásio Municipal de Aplicação junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Taubaté. (Manual).

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *