O ano da cultura pop no Brasil – Por Alexandre Siqueira

0
Share
Veterano militante da cultura pop, Alexandre Siqueira, do Nerdeziger, a mais nova coluna deste Almanaque, mostra que 2014 foi um bom ano para o setor. O universo nerd brasileiro ampliou seu território.

Mais um ano vai chegando ao fim e é hora de recordar tudo o que aconteceu de mais importante, parece que o que mais ecoa na cabeça de todos que viveram estes trezentos e cinquenta e cinco dias são os sete a um que a seleção canarinho levou dos alemães (pula essa parte) e um certo avião que caiu em Santos, matando um presidenciável, mas o que importa aqui são os destaques, pro bem e pro mal, culturalmente falando. Então vamos a eles:

 

Perdas no cinema, literatura e música

suassuna

Este ano foi cruel em se tratando de mortes, perdemos nomes insubstituíveis na tv, cinema, literatura e músicas. José Wilker, Paulo Goulart, Roberto Bolanos, Phillip Seymour Hoffman, Robin Willians, Ariano Suassuna, João Ulbaldo e Jair Rodrigues, a lista é extensa…

 

Inferno – Dan Brown

inferno

Robert Lagdon retorna com fôlego novo, ou perdendo o fôlego, correndo pelas ruas de Florença atrás de um agente biológico que pode dizimar a raça humana, muitos podem achar que é mais do mesmo, mas o final é surpreendente.

 

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

ratimbum

O Castelo Rá-Tim-Bum fez parte da infância de muitas pessoas e essa exposição, realizada pelo MIS de São Paulo, mostra objetos de cena, figurinos dos personagens, trechos do programa e músicas que nos marcaram. Quem não se lembra do hit Lava Mão de Arnaldo Antunes?

 

Rota dos Mega Shows

metallica

O Brasil continuou na rota dos mega shows, mesmo que em uma escala um pouco menor esse ano, nomes como Metallica, Paul McCartney, Guns´n´roses e Myle Cyrus estiveram por aqui levando nossos suados reais.

 

Jennifer Lawrence a queridinha da América e nossa também

lawrence

Jennifer esteve três vezes em cartaz nos nossos cinemas em 2014, primeiro com o ótimo Trapaça (American Hustle), que é de 2013 mas só este ano chegou ao Brasil, depois ela aparece como a mutante Mística de X-Men – Dias de um futuro esquecido impecável para os fãs do gênero super-heróis e por fim Jogos Vorazes – A Esperança Parte 1 dando continuidade a saga de Suzanne Collins nos cinemas.

 

Netflix

netflix

 

2014 comprova que o Netflix chegou pra ficar e marcar posição no Brasil, o lançamento de O Lobo de Wall Street na plataforma, logo após sua exibição nos cinemas, aumentou sua credibilidade e deu mais visibilidade ao seu conteúdo, fechando o ano com a maravilhosa produção de Marco Polo. Espero que 2015 traga ainda mais novidades.

 

Racionais MC´s

racionais

Depois de doze anos os rappers lançam um disco de inéditas que chega às lojas no dia 22 de dezembro e que desde o dia 25 de novembro já está disponível na iTunes Store e Google Play. O grupo continua com a pegada que os consagraram continuam a contar a vida do povo da periferia.

 

Pobreza do Cinema Brasileiro

hoje

Antigamente se dizia que o cinema brasileiro era só mulher pelada e roteiros medíocres feitos só pra mostrarem as mulheres acima citadas, hoje nossos filmes são reféns de séries de televisão que são transportadas pras telonas com péssima qualidade e conteúdo e a repetição dessa formula televisiva prejudica até produções originais, pela saturação de atores e atrizes expostos demais na tv. Parece que não aprendemos nada com Cidade de Deus e Tropa de Elite, mas há esperança para as películas brazucas como o ótimo “Hoje eu quero voltar sozinho”.

 

Fomento da Cultura Municipal

secretarios

Tenho visto uma tentativa de fomentar a cultura na cidade de Taubaté, mas esta ainda engatinha. É preciso criar formas de divulgar espetáculos, exposições e cursos oferecidos pelas escolas da cidade, criar meios de fazer novos artista aparecerem elevando o nome da cidade. Não podemos mais viver só das glórias do passado.

 

Comic Com Experience

ccxp

É inegável que, em se tratando de cultura pop, o ponto alto de 2014 foi a primeira edição da CCXP. Pela primeira vez no Brasil se reuniram, em um único lugar, cinema, quadrinhos, colecionáveis, artistas/escritores, games e cosplayers, foram quatro dias que só comprovaram o óbvio não há mais vergonha em ser nerd.

 

Que 2015 seja muito melhor que o ano que termina, pois este foi estupendo !!
[colored_box color=” yellow”]

alex_small
Alex Siqueira

Alex Siqueira assistiu a estréia de Star Wars, ficou mais chocado com o final de “A Ira de Khan” de que com a eliminação do Brasil na Copa de 82, achou que o Telejogo era ficção científica e desconfia das intenções dos executivos da Marvel.

facebook.com/alesiq

[/colored_box]
Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página do facebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *