Guisard agricultor

0
Share

player

 

Um fato pouco lembrado sobre o industrial Felix Guisard é que ele também foi agricultor. Para quem não sabe, na região onde hoje é o bairro Jardim das Nações, havia uma grande área dedicada ao plantio de laranja. Nessas terras encontrava-se a chácara de Felix Guisard. A propriedade tinha início na parte de traz do Hospital Regional e se estendia por 28 alqueires e era considerada uma das maiores plantações de laranja do Brasil.

Guisard havia desenvolvido um tipo de laranja para exportação, que não era muito doce, nem muito azeda, com pouca semente, bem ao gosto dos ingleses e batizou a fruta de laranja diva.

Na avenida 9 de julho havia um packing house, uma usina de preparo e embalagem de laranjas que, encaixotadas seguiam ao porto de São Sebastião, onde navios, levavam o produto diretamente para a Inglaterra.

Quando a segunda Guerra Mundial, começou em 1939, e os submarinos alemães afundaram navios, a exportação de laranjas foi prejudicada. Mesmo abandonando a produção da fruta, Felix Guisard deixou também sua inconfundível marca no desenvolvimento da agricultura brasileira.

 

[colored_box color=”blue”]

Mais sobre Felix Guisard:

70 anos da morte de Felix Guisard, por Cláudia Martins:
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=1052

 

Companhia Taubaté Industrial: a ação social, por Rosimeire Santos Figueira
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?p=86

 

C.T.I. 120 anos, especial de aniversário
http://www.almanaqueurupes.com.br/testedomau/wordpress//?page_id=211

[/colored_box]

 

 

 

[highlight color=”grey”]Veja aqui outras Histórias que a História Conta[/highlight]

[box style=’info’] Histórias que a História Conta é uma produção do Almanaque Urupês em parceria com a Rádio Metropolitana Taubaté e é transmitido de segunda a sexta-feira no programa matinal Radar Noticioso.[/box]

 

Acompanhe o Almanaque Urupês também na nossa página dofacebook e twitter

Related Posts
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *